A importância da educação ambiental na educação escolar indígena
Uma prática educativa relacionada aos cuidados com a natureza em uma aldeia no oeste do Paraná, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.24979/ambiente.vi.1656Palavras-chave:
Educação Ambiental, povos originários, Educação Escolar Indígena, Tekoha OcoyResumo
Este artigo aborda a importância da Educação Ambiental na educação escolar indígena, com foco na comunidade Avá-Guarani Tekohá Ocoy, no Paraná. Diante da relação histórica e cultural dos povos originários com a natureza, que enfatiza uma visão de proteção, observamos um contraste com o impacto ambiental contemporâneo. Frente a isso, o objetivo deste trabalho foi aplicar e analisar uma oficina de sensibilização sobre o descarte correto de resíduos sólidos, integrando o respeito aos costumes da comunidade e promovendo a autonomia cultural e ambiental. A metodologia adotada foi qualitativa e baseada na observação participante, com o pesquisador atuando como professor na escola indígena, o que facilita a aceitação da pesquisa pela comunidade. A coleta de dados foi realizada por meio de observações e atividades práticas com os alunos. Os resultados destacam que a oficina fomentou a reflexão sobre a gestão de resíduos, promovendo uma ação coletiva de limpeza e conscientização ambiental. A prática fortaleceu a compreensão do cuidado com o meio ambiente como parte do modo de vida indígena, reforçando o vínculo dos alunos com o território e estimulando a valorização cultural e a responsabilidade socioambiental da comunidade.
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