A importância da educação ambiental na educação escolar indígena

Uma prática educativa relacionada aos cuidados com a natureza em uma aldeia no oeste do Paraná, Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24979/ambiente.vi.1656

Palavras-chave:

Educação Ambiental, povos originários, Educação Escolar Indígena, Tekoha Ocoy

Resumo

Este artigo aborda a importância da Educação Ambiental na educação escolar indígena, com foco na comunidade Avá-Guarani Tekohá Ocoy, no Paraná. Diante da relação histórica e cultural dos povos originários com a natureza, que enfatiza uma visão de proteção, observamos um contraste com o impacto ambiental contemporâneo. Frente a isso, o objetivo deste trabalho foi aplicar e analisar uma oficina de sensibilização sobre o descarte correto de resíduos sólidos, integrando o respeito aos costumes da comunidade e promovendo a autonomia cultural e ambiental. A metodologia adotada foi qualitativa e baseada na observação participante, com o pesquisador atuando como professor na escola indígena, o que facilita a aceitação da pesquisa pela comunidade. A coleta de dados foi realizada por meio de observações e atividades práticas com os alunos. Os resultados destacam que a oficina fomentou a reflexão sobre a gestão de resíduos, promovendo uma ação coletiva de limpeza e conscientização ambiental. A prática fortaleceu a compreensão do cuidado com o meio ambiente como parte do modo de vida indígena, reforçando o vínculo dos alunos com o território e estimulando a valorização cultural e a responsabilidade socioambiental da comunidade.

 

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Biografia do Autor

  • Renato Souza Da Cruz, Universidade Estadual de Maringá

    Este artigo aborda a importância da Educação Ambiental na educação escolar indígena, com foco na comunidade Avá-Guarani Tekohá Ocoy, no Paraná. Diante da relação histórica e cultural dos povos originários com a natureza, que enfatiza uma visão de proteção, observamos um contraste com o impacto ambiental contemporâneo. Frente a isso, o objetivo deste trabalho foi aplicar e analisar uma oficina de sensibilização sobre o descarte correto de resíduos sólidos, integrando o respeito aos costumes da comunidade e promovendo a autonomia cultural e ambiental. A metodologia adotada foi qualitativa e baseada na observação participante, com o pesquisador atuando como professor na escola indígena, o que facilita a aceitação da pesquisa pela comunidade. A coleta de dados foi realizada por meio de observações e atividades práticas com os alunos. Os resultados destacam que a oficina fomentou a reflexão sobre a gestão de resíduos, promovendo uma ação coletiva de limpeza e conscientização ambiental. A prática fortaleceu a compreensão do cuidado com o meio ambiente como parte do modo de vida indígena, reforçando o vínculo dos alunos com o território e estimulando a valorização cultural e a responsabilidade socioambiental da comunidade.

  • Bruna Duarte Marques, Universidade Federal da Grande Dourados

    Este artigo aborda a importância da Educação Ambiental na educação escolar indígena, com foco na comunidade Avá-Guarani Tekohá Ocoy, no Paraná. Diante da relação histórica e cultural dos povos originários com a natureza, que enfatiza uma visão de proteção, observamos um contraste com o impacto ambiental contemporâneo. Frente a isso, o objetivo deste trabalho foi aplicar e analisar uma oficina de sensibilização sobre o descarte correto de resíduos sólidos, integrando o respeito aos costumes da comunidade e promovendo a autonomia cultural e ambiental. A metodologia adotada foi qualitativa e baseada na observação participante, com o pesquisador atuando como professor na escola indígena, o que facilita a aceitação da pesquisa pela comunidade. A coleta de dados foi realizada por meio de observações e atividades práticas com os alunos. Os resultados destacam que a oficina fomentou a reflexão sobre a gestão de resíduos, promovendo uma ação coletiva de limpeza e conscientização ambiental. A prática fortaleceu a compreensão do cuidado com o meio ambiente como parte do modo de vida indígena, reforçando o vínculo dos alunos com o território e estimulando a valorização cultural e a responsabilidade socioambiental da comunidade.

  • Rhuan Guilherme Trado Ribeiro, Universidade Federal da Grande Dourados

    Este artigo aborda a importância da Educação Ambiental na educação escolar indígena, com foco na comunidade Avá-Guarani Tekohá Ocoy, no Paraná. Diante da relação histórica e cultural dos povos originários com a natureza, que enfatiza uma visão de proteção, observamos um contraste com o impacto ambiental contemporâneo. Frente a isso, o objetivo deste trabalho foi aplicar e analisar uma oficina de sensibilização sobre o descarte correto de resíduos sólidos, integrando o respeito aos costumes da comunidade e promovendo a autonomia cultural e ambiental. A metodologia adotada foi qualitativa e baseada na observação participante, com o pesquisador atuando como professor na escola indígena, o que facilita a aceitação da pesquisa pela comunidade. A coleta de dados foi realizada por meio de observações e atividades práticas com os alunos. Os resultados destacam que a oficina fomentou a reflexão sobre a gestão de resíduos, promovendo uma ação coletiva de limpeza e conscientização ambiental. A prática fortaleceu a compreensão do cuidado com o meio ambiente como parte do modo de vida indígena, reforçando o vínculo dos alunos com o território e estimulando a valorização cultural e a responsabilidade socioambiental da comunidade.

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Publicado

29/08/2025

Edição

Seção

Dossiês

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Como Citar

A importância da educação ambiental na educação escolar indígena: Uma prática educativa relacionada aos cuidados com a natureza em uma aldeia no oeste do Paraná, Brasil. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], 2025. DOI: 10.24979/ambiente.vi.1656. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/1656. Acesso em: 24 out. 2025.

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