O Ensino de Física Moderna e Contemporânea utilizando o Hardware Arduino

Uma revisão das produções dos programas de pós-graduação nacionais na Plataforma Sucupira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24979/ambiente.vi.1569

Palavras-chave:

Física moderna, Revisão de literatura, análise de conteúdo

Resumo

Esse artigo apresenta uma Revisão Sistemática da Literatura através da técnica de Análise de Conteúdo de Bardin, sobre o ensino de Física Moderna e Contemporânea (FMC) através da plataforma Arduino. Para isso, foram levantados os trabalhos publicados no Banco de Teses e Dissertações da Capes. Partindo da pré-análise, fez-se a seleção dos trabalhos, e foram propostas categorias para análise dos mesmos, sendo elas: Assunto abordado, base epistemológica, público alvo, produto educacional,dinâmica do trabalho, instrumentos de coletas de dados, análise dos dados e materiais utilizados no experimento. Após as análises, foi possível concluir que existem maneiras simples e de baixo custo de ministrar conteúdos de FMC em todos os níveis de ensino.

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Biografia do Autor

  • Yuri Expósito Nicoti, Universidade Federal do Amazonas

    Possui pós doutoramento na área de Ensino de Física pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, Portugal, no Departamento de Física e Astronomia, ano 2017. Doutorado em Educação (Ciências Pedagógicas) pela Universidade de Oriente, Santiago de Cuba, Cuba (ano 2001), Diploma de doutorado revalidado no Brasil pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), ano 2011. Mestrado em Ciências da Educação Superior pela Universidade de Oriente, Cuba (ano 1995). Graduação em Licenciatura, especialidade Física e Astronomia pela Universidade de Oriente, Faculdade de Estudos Pedagógicos Frank País Garcia, Santiago de Cuba, Cuba (ano 1984), AAtuação no Ensino Superior a través dos seguintes temas: Componentes didáticos e curriculares do Processo de Ensino e Aprendizagem da Educação Superior, Didática Geral e Especial do Processo de Ensino e Aprendizagem da Física, Aplicações da Física na resolução de problemas e experimentos didáticos no Laboratório de Ensino Básico. Processos Cognitivos através dos conhecimentos teóricos e práticos em Ciências, Metodologia da Pesquisa Científica, Práticas de Ensino de Física Geral para a formação de professores. Física Aplicada: Física Geral, Mecânica Clássica, Mecânica Teórica e Resistência de materiais, Física Molecular, Termodinâmica e Calor, Electromagnetismo e Ondas, Óptica, Física Quântica, Física do Estado Sólido e Física Moderna. Tópicos de Física no Ensino de Ciências. Professor da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Departamento de Física (DF), Instituto de Ciências Exatas (ICE), Professor credenciado no programa de Pós - Graduação, Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Professor credenciado do Programa Pós - Graduação Rede Amazônica de Ensino de Ciências (REAMEC) para a formação de Doutores em Ciências e Matemática na Amazônia (Polo Manaus/UEA), UFAM, UFMG, UFPA. Membro da Comissão Nacional Assessora de Área (CAA) do ENADE 2024.

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Publicado

03/07/2025

Como Citar

O Ensino de Física Moderna e Contemporânea utilizando o Hardware Arduino: Uma revisão das produções dos programas de pós-graduação nacionais na Plataforma Sucupira. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], 2025. DOI: 10.24979/ambiente.vi.1569. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/1569. Acesso em: 24 jul. 2025.