Reserva de Desenvolvimento Sustentável UATUMÃ

Possibilidades Sustentáveis para o Ensino de Ciências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24979/ambiente.vi.1472

Palavras-chave:

Uatumã. São Sebastião do Uatumã. Sustentabilidade. Ensino

Resumo

As unidades de conservação (UC) existentes têm representado e garantido os biomas, os ecossistemas por sua forma de cercir as ações antrópicas e dentre estas áreas, temos as Reservas de Desenvolvimento Sustentável ( RDS) que permitem, em sua forma legal, a presença, habitação e exploração antrópica desde que seja de forma sustentável, garantindo da manutenção das tradições, dos conhecimentos e as sabedorias do povos locais. Neste cenáriotemos a com suas dimensões, importância e representações, possui belezas naturais além de rica fauna e flora. Foi possível perceber que há muitaspossibilidades de se ler as formas de produção social que se desenvolvem nas relações contidas entre moradores e o ambiente, passíveis de uma significativa gama de estudos. Neste, nos limitamos ao observar do campo, no intuito de verificar os ambientes existentes da RDS, sua geografia, sua biologia e de que forma estão as orgamizadas as pessoas que vivem na área, suas atividades e interelações com o ambiente, com seuspares e com a governança local. Observou-se o modo de vida cotidiano dos moradores e o quanto o ambiente interfere neste, seja para os deslocamentos, captura dos alimentos, extração de recursos florestais e demais atividades desenvolvidas na RDS. Afirmar-se que o ambiente onde estão inseridos impacta as vidas destes moradores de forma que, o conhecimento tradicional é a maior da riquezas destes povos e por isso não deve ser esquecido, perdido ou desvalorizado entre os seus representantes, ao contrário, deve ser conhecido, reconhecido e valorado junto ao conhecimento científico.

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Biografia do Autor

  • CIRLANDE CABRAL DA SILVA, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM)

    É professor titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM); Tem pós doutorado em Educação em Ciências pela Universidade Federal de Santa Maria (RS). Doutorado em Ensino de Ciências pela Universidade Federal do Mato Grosso. Mestrado em Genética e Evolução pela Universidade Federal de São Carlos e Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Amazonas. Foi coordenador do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFAM (2010). Foi Chefe de Departamento Acadêmico de Educação Básica e Formação de Professores (DAEF) do IFAM (2015-2016). Foi Coordenador Institucional do Programa Residência Pedagógica (2018). Foi Coordenador Institucional do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR-2022). Foi coordenador do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (profEPT) - Rede Nacional (2020-2021). É professor colaborador do doutorado da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática - REAMEC (UFMT/UFPA/UEA) Foi professor colaborador do Mestrado Acadêmico em Educação em Ensino de Ciências da Amazônia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Ja orientou 18 Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs). Orientou e acompanhou18 alunos em Estágios Supervisionados em escolas da rede pública do Estado do Amazonas. Já publicou 39 artigos em Revistas Científicas. Desenvolve trabalhos nas seguintes linhas de pesquisa: Ensino de Genética, Processo Ensino Aprendizagem; Instrumentação para o ensino de Ciências e Biologia; Espaços Não Formais Amazônicos; Produtos e Processos em Educação Profissional e Tecnológica (EPT), Teoria Fundamentada dos Dados (Grounded Theory) e suas aplicações no Ensino/Educação.

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Publicado

03/07/2025

Edição

Seção

Dossiês

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Como Citar

Reserva de Desenvolvimento Sustentável UATUMÃ: Possibilidades Sustentáveis para o Ensino de Ciências. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], 2025. DOI: 10.24979/ambiente.vi.1472. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/1472. Acesso em: 4 jul. 2025.

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