Reserva de Desenvolvimento Sustentável UATUMÃ
Possibilidades Sustentáveis para o Ensino de Ciências
DOI:
https://doi.org/10.24979/ambiente.vi.1472Palavras-chave:
Uatumã. São Sebastião do Uatumã. Sustentabilidade. EnsinoResumo
As unidades de conservação (UC) existentes têm representado e garantido os biomas, os ecossistemas por sua forma de cercir as ações antrópicas e dentre estas áreas, temos as Reservas de Desenvolvimento Sustentável ( RDS) que permitem, em sua forma legal, a presença, habitação e exploração antrópica desde que seja de forma sustentável, garantindo da manutenção das tradições, dos conhecimentos e as sabedorias do povos locais. Neste cenáriotemos a com suas dimensões, importância e representações, possui belezas naturais além de rica fauna e flora. Foi possível perceber que há muitaspossibilidades de se ler as formas de produção social que se desenvolvem nas relações contidas entre moradores e o ambiente, passíveis de uma significativa gama de estudos. Neste, nos limitamos ao observar do campo, no intuito de verificar os ambientes existentes da RDS, sua geografia, sua biologia e de que forma estão as orgamizadas as pessoas que vivem na área, suas atividades e interelações com o ambiente, com seuspares e com a governança local. Observou-se o modo de vida cotidiano dos moradores e o quanto o ambiente interfere neste, seja para os deslocamentos, captura dos alimentos, extração de recursos florestais e demais atividades desenvolvidas na RDS. Afirmar-se que o ambiente onde estão inseridos impacta as vidas destes moradores de forma que, o conhecimento tradicional é a maior da riquezas destes povos e por isso não deve ser esquecido, perdido ou desvalorizado entre os seus representantes, ao contrário, deve ser conhecido, reconhecido e valorado junto ao conhecimento científico.
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