JOGO INTERATIVO DO TIPO ESCAPE ROOM COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM COLABORATIVA DE GEOGRAFIA

Autores

  • Luiza Naiana da Silva Universidade Federal de Roraima/UFRR https://orcid.org/0000-0002-8892-2362
  • Gladis de Fátima Nunes da Silva Universidade Estadual de Roraima/UERR

DOI:

https://doi.org/10.24979/v5i2.1327

Palavras-chave:

Jogos Digitais, Escape Room, Ensino de Geografia

Resumo

O uso dos jogos digitais com ferramenta didática na educação vem tornando-se cada vez mais comum, graças a facilidade de acesso e as diversas possibilidades que eles apresentam. Nessa perspectiva o   Escape Room é um jogo versátil, de fácil aplicação e adaptação ao ambiente proposto, os professores podem fazer o uso dessas tecnologias para trabalharem a Geografia em sala de aula. Apresente pesquisa tem como o objetivo principal a confecção do jogo didático.  A pesquisa faz uso do método de abordagem (dedutivo e indutivo) e o desenvolvimento metodológico deste trabalho considerou as seguintes etapas: a) levantamento bibliográfico; b) análise e contextualização dos principais jogos digitais para o ensino de geografia; c) confecção do jogo interativo do tipo Escape Room como ferramenta didática no processo de ensino e aprendizagem colaborativa de geografia didático.  Resultados obtidos com a criação do jogo foram: criação de questões motivadoras e desafiadoras, seções com gifs como forma de incentivo e perguntas valorizando o estado de Roraima. Portanto, a pesquisa abre a possibilidade para realização de outros trabalhos que tenha como objetivos aprofundar e corroborar ou até mesmo ampliar os resultados e discussões aqui expostos.  

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luiza Naiana da Silva, Universidade Federal de Roraima/UFRR

    Possui Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual de Roraima (2021). Especialista em Geografia. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Ensino de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: ferramenta didático-tecnológica; geotecnologias e análise de solos. Atuou durante os anos de 2018 e 2020 no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/UERR) Subprojeto Geografia. Foi participante do Programa Residência Pedagógica - Subprojeto Interdisciplinar História e Geografia 2020-2021. Atualmente é aluna do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO) da Universidade Federal de Roraima

  • Gladis de Fátima Nunes da Silva, Universidade Estadual de Roraima/UERR

    Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (2016); mestre em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Roraima (2006) e graduada em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (1997). Exerce o cargo de Geógrafa na Secretaria de Estado do Planejamento e Desenvolvimento do Governo do Estado de Roraima desde 2005. Exerce o cargo de Professora Assistente do Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual de Roraima desde 2006, onde atua na pesquisa e no ensino de graduação e pós-graduação em disciplinas e temas relacionados à biodiversidade, geoprocessamento, biogeografia, dinâmicas atmosféricas e população

Referências

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ensino Médio. Brasília: MEC/Secretária Básica, 2018.

GAROFALO, D. Dicas e exemplos para levara gamificação para a sala de aula. Nova Escola, 28 de abril. 2022. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/1542/dicas-e-exemplos-para-levar-a-gamificacao-para-sala-de-aula. A cesso em: 28 de abril. 2022.

GIL, A. C. Como elaborar projetos. 4ª ed. – São Paulo: Atlas, 2007.

GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6. ed. São Paulo, SP: Atlas, 2008.

LEAJANSKI et al. A aplicabilidade de Jogos Didáticos no Ensino de Geografia. Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 3, n. especial ensino e educação, p. 629-640, dez. 2017.

LEMOS, R, F, F. O uso dos Jogos Digitais como Atividades Didáticas no 2º ano do Ensino Fundamental, 2016, 26f (Especialização) – Pós-graduação, Universidade Federal de Santa Catarina- UFSC, Biguaçu, 2016.

OLIVEIRA, T, P, de. A Utilização de Jogos por Professores de Geografia na Educação Básica, 2018, f 152 (Mestrado)- Programa de Pós-graduação em Geografia, Universidade Estadual de Maringá-PR, Maringá, 2018.

RAMOS, D, K; CRUZ, D, M. Aprendizagem com Jogos Digitais em Tempos de Pandemia. In: PIMENTEL, F, S,C; FRANCISCO, D, J; Adilson Rocha FERREIRA, A, R (org). Jogos digitais, Tecnologias e Educação [Recurso Eletrônico]: Reflexões e Propostas no Contexto da Covid-19. Maceió, AL: EDUFAL, 2021. 15-24 p.

REZENDE, F. A. M.; MARTINS, L. P.; OLIVEIRA, M. F. O SUSPEITO - ESCAPE ROOM PARA DISCUTIR QUESTÕES SOCIAIS E AVALIAR A APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista eletrônica Ludus Scientiae - (RELuS) | v. 4, n. 2, ago./dez. 2020.

RORAIMA. Ministério da Educação e do Desporto. Documento Curricular de Roraima. Roraima: Conselho Nacional de Secretária da Educação, 2018.

SANCHES, M, H, B. Jogos digitais, gamificação e autoria de jogos na educação. - São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2021.

SANTANA et al. JOGOS DIGITAIS: A utilização no processo Ensino Aprendizagem. Revista Científica da Fasete 2016. Disponível emhttps://www.unirios.edu.br/revistarios/media/revistas/2016/10/jogos_digitais_a_utilizacao_no_processo_ensino_aprendizagem.pdf> Acesso em: 31.03.2022. Horas: 1hrs04min.

SILVA, G. F. N.et al. Atlas Escolar Geográfico de Roraima. Boa Vista – RR : UERR Edições, 2020.

SILA. L, N.; SILVA, G. F. N. PROPOSTA: O USO DAS GEOTECNOLOGIAS COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA. In: Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia, 2021, Campina Grande. ANAIS do Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia - ENANPEGE. Campina Grande: Editora Realize, 2021. v. 14. p. 1-51.

SOUSA, Z, R de. Jogos no Ensino em Geografia: Ferramentas que Contribuem no Ensino-aprendizagem, 2012, 43 f (Monografia) – Departamento de Geografia, Universidade Aberta do Brasil – UAB, Goiás, 2012.

PRODANOV, Cleber Cristiano. Metodologia do trabalho científico [recurso eletrônico] : métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico / Cleber Cristiano Prodanov, Ernani Cesar de Freitas. – 2. ed. – Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

Downloads

Publicado

21/02/2024

Como Citar

JOGO INTERATIVO DO TIPO ESCAPE ROOM COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM COLABORATIVA DE GEOGRAFIA. (2024). Revista Eletrônica Casa De Makunaima, 5(2), 88-105. https://doi.org/10.24979/v5i2.1327

Artigos Semelhantes

51-60 de 88

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.