Redes sociais e a COVID-19
Uma análise das publicações de quatro museus universitários
DOI:
https://doi.org/10.24979/bmirr.v15i1.1125Palavras-chave:
Comunicação em Museus, Comunicação Externa, Museu Universitário, Redes SociaisResumo
Este trabalho tem como objetivo analisar o uso das redes sociais por museus universitários, como ferramentas de comunicação externa, durante o período de agosto de 2019 a julho de 2022. A pesquisa emprega técnicas de etnografia para a coleta e análise de dados. Analisando as redes sociais dos museus selecionados, percebeu-se que foram desenvolvidas variadas estratégias para cumprir com o papel social nesse período, e intensificando as ações no período que estiveram temporariamente fechados. O estudo realizado mostrou que a pandemia aproximou os Museus Universitários ao ambiente virtual através do uso das redes sociais, Facebook, Instagram e Youtube, apresentando ao público um novo viés das instituições, além de preservar, salvaguardar, eles podem se adaptar no processo de diálogo com a comunidade. Tal adaptação trouxe aos museus uma nova forma de relacionar-se com seu público, e, que se sugere, permanecer mesmo após a reabertura.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Cristiane Helena Tomaz de Oliveira, Géssica Ribeiro Bueno, Kênia Rodrigues Andrade, Tânia Cristina Costa Calarge, Gustavo Henrique Petean
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam no Boletim do Museu Integrado de Roraima concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem ao Boletim do Museu Integrado de Roraima o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação no Boletim do Museu Integrado de Roraima.