Riqueza e abundância de abelhas Euglossina (Hymenoptera, Apidae) em fragmento de floresta, no município de Caracaraí, Roraima, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.24979/bolmirr.v9i01.777Keywords:
Biodiversidade; Conservação; Floresta AmazônicaAbstract
Riqueza e abundância de abelhas Euglossina (Hymenoptera, Apidae) em fragmento de floresta, no município de Caracaraí, Roraima, Brasil. As abelhas estão representadas por quase 30.000 espécies. Dentre os diversos grupos de abelhas, as Euglossina, têm despertado grande interesse dos pesquisadores devido a facilidade de captura e pelo seu uso como bioindicadoras de alteração ambiental. Este estudo teve por objetivos determinar a riqueza e abundância de abelhas Euglossina atraídas por substâncias aromáti- cas em um fragmento de floresta na região do Bem-Querer, município de Caracaraí, Roraima, Brasil. As coletas foram realizadas no período de março a setembro de 2012. As abelhas foram capturadas por meio de armadilhas construídas com garrafas PET, con- tendo iscas impregnadas com eugenol, salicilato de metila e óleo de eucalipto. Foram escolhidas três estações de coletas distantes 500 metros entre si, ao longo da estrada de acesso as corredeiras. Nos três pontos foram capturados 510 espécimes, sendo: 504 ma- chos identificados, duas fêmeas e quatro indivíduos machos que não foram identificados. Foram coletados espécimes dos gêneros: Euglossa (20 spp.), Eulaema (04 spp.), Exaerete (03 spp.) e Eufriesea (01 sp.), em um total de 28 espécies de abelhas Euglossina identificadas. O gênero Euglossa foi o mais abundante com 338 espécimes identificados (67,06%), seguido de Eulaema com 132 espécimes (26,19%), Exaerete com 32 (6,35%) e Eufriesea com dois espécimes (0,40%). A substância mais atrativa foi o óleo de eucalipto com 356 espécimes atraídos (70,63%), seguida do salicilato de metila com 121 espécimes (24,00%) e o eugenol com 27 (5,35%). Estes resultados indicam a região das corredeiras do Bem-Querer como uma das localidades com alta diversidade de Eu- glossina no estado de Roraima.
Downloads
Additional Files
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam no Boletim do Museu Integrado de Roraima concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem ao Boletim do Museu Integrado de Roraima o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação no Boletim do Museu Integrado de Roraima.