Utilização de História em Quadrinhos como ferramenta de avaliação no processo de ensino- aprendizagem de Botânica no Clube de Ciência

Autores

  • Irismar Paz Universidade Estadual de Roraima - UERR
  • Juliane Souza Universidade Estadual de Roraima - UERR

DOI:

https://doi.org/10.24979/bolmirr.v9i02.782

Palavras-chave:

História em quadrinho, Ferramenta avaliativa, Aprendizagem significativa

Resumo

Utilização de História em Quadrinhos como ferramenta de avaliação no processo de ensino- aprendizagem de Botânica no Clube de Ciências. O presente artigo teve como objetivo geral avaliar a elaboração de histórias em quadrinhos (HQs) como ferramenta de avaliação do ensino aprendizagem do conteúdo de botânica no Clube de Ciências, realizada com seis estudantes do 2o ano do Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática do período matutino do Ensino Médio Integrado profissionalizante (EMIP) de uma escola da rede pública de ensino do município Mucajaí, Roraima. Neste sentido, para embasa- mento da pesquisa foi utilizada a teoria da aprendizagem significativa. Para a coleta de dados foram elaboradas histórias em quadri- nho pelos alunos participantes do Clube de Ciências focando conceitos botânicos estudados durante os encontros do Clube. A análi- se de desempenho da ferramenta avaliativa foi realizada por meio de parâmetros previamente elaborados. Os resultados obtidos revelam que a HQ, além de fazer parte do cotidiano dos alunos, apresenta-se como uma ferramenta eficaz, podendo ser utilizada para avaliar os discentes de forma qualitativa, contribuindo para que o professor consiga detectar se a aprendizagem ocorreu de maneira significativa. As HQs permitem a manifestação da aprendizagem por meio de diferentes linguagens além de abrirem espa- ço para a criatividade. Os resultados apontados concordam com a ideia de que a avaliação vai além do que a realização de provas e atribuições de notas e visa sempre à melhoria da qualidade da aprendizagem.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Arquivos adicionais

Publicado

27/04/2020

Edição

Seção

Ensino: seção especial do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências

Como Citar

Utilização de História em Quadrinhos como ferramenta de avaliação no processo de ensino- aprendizagem de Botânica no Clube de Ciência. Boletim do Museu Integrado de Roraima (Online), Brasil, v. 9, n. 02, p. 10–19, 2020. DOI: 10.24979/bolmirr.v9i02.782. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/bolmirr/article/view/782.. Acesso em: 25 abr. 2024.