Utilização de História em Quadrinhos como ferramenta de avaliação no processo de ensino- aprendizagem de Botânica no Clube de Ciências
DOI:
https://doi.org/10.24979/bolmirr.v10i01.785Palavras-chave:
História em quadrinho, Ferramenta avaliativa, Aprendizagem significativa.Resumo
Utilização de História em Quadrinhos como ferramenta de avaliação no processo de ensino- aprendizagem de Botânica no Clube de Ciências. O presente artigo teve como objetivo geral avaliar a elaboração de histórias em quadrinhos (HQs) como ferramenta de avaliação do ensino aprendizagem do conteúdo de botânica no Clube de Ciências, realizada com seis estudantes do 2o ano do Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática do período matutino do Ensino Médio Integrado profissionalizante (EMIP) de uma escola da rede pública de ensino do município Mucajaí, Roraima. Neste sentido, para embasa- mento da pesquisa foi utilizada a teoria da aprendizagem significativa. Para a coleta de dados foram elaboradas histórias em quadri- nho pelos alunos participantes do Clube de Ciências focando conceitos botânicos estudados durante os encontros do Clube. A análi- se de desempenho da ferramenta avaliativa foi realizada por meio de parâmetros previamente elaborados. Os resultados obtidos revelam que a HQ, além de fazer parte do cotidiano dos alunos, apresenta-se como uma ferramenta eficaz, podendo ser utilizada para avaliar os discentes de forma qualitativa, contribuindo para que o professor consiga detectar se a aprendizagem ocorreu de maneira significativa. As HQs permitem a manifestação da aprendizagem por meio de diferentes linguagens além de abrirem espa- ço para a criatividade. Os resultados apontados concordam com a ideia de que a avaliação vai além do que a realização de provas e atribuições de notas e visa sempre à melhoria da qualidade da aprendizagem.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam no Boletim do Museu Integrado de Roraima concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem ao Boletim do Museu Integrado de Roraima o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação no Boletim do Museu Integrado de Roraima.