O ensino de biologia no referencial curricular de alagoas
Diálogos com o território local
DOI:
https://doi.org/10.24979/ambiente.vi.1701Palavras-chave:
Currículo escolar, Ensino de Biologia, Contexto regionalResumo
O ensino de Biologia está ligado aos diversos desafios do mundo contemporâneo e possui vasto campo a ser explorado. Desempenha um papel fundamental para que o indivíduo consiga entender sua própria organização biológica e do ambiente, sobretudo, como acontecem determinados processos vitais e de que modo decorreu seu estabelecimento científico no percurso histórico-filosófico, desenvolvendo o pensamento crítico nos estudantes, para a compreensão dos paradigmas científicos. Trazendo isso à baila, este trabalho teve o objetivo de analisar como o Referencial Curricular de Alagoas do Ensino Médio estabelece um diálogo entre a Biologia e o território alagoano, identificando as principais congruências com o contexto socioambiental. O estudo trouxe uma abordagem qualitativa com uma pesquisa documental, seguida de uma análise de conteúdo com inspiração nos pressupostos de Bardin (2016), que discutiu a categoria “Entrelaçamentos entre a Biologia e o território alagoano” que emergiu. A partir dessa investigação foi possível perceber o respeito às especificidades locais que o documento propõe, com as competências e habilidades elencadas no conteúdo da Biologia. Por fim, percebeu-se que esse diálogo se aprofunda ainda mais, ao explorar os arranjos produtivos locais, promovendo mais possibilidades para um Ensino de Biologia mais conectado à realidade dos/as estudantes alagoanos/as.
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