Concepções de alunos da educação de jovens e adultos (EJA) sobre a dengue
Desafios e potencialidades para intervenções educativas
DOI:
https://doi.org/10.24979/ambiente.vi.1693Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos, Educação Ambiental, Dengue, MatemáticaResumo
Este estudo investiga as concepções de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) sobre a Dengue, buscando identificar como estes estudantes entendem a doença, seus agentes causadores, modos de transmissão e medidas preventivas. A pesquisa foi conduzida com uma turma de Matemática (Ensino Fundamental) da EJA, adotando uma abordagem qualitativa, com a coleta de dados baseada em questionários e entrevistas com os alunos. Os resultados revelaram que, embora os alunos associem a Dengue ao mosquito e às medidas preventivas como evitar água parada, há ainda uma compreensão limitada sobre o ciclo de transmissão do vírus e a gravidade da doença em contextos epidêmicos. Observou-se, também, uma visão simplificada sobre epidemias, demonstrando a necessidade de abordagens educativas que aprofundem tais temas. Concluiu-se que intervenções educacionais contextualizadas, integradas à realidade dos estudantes da EJA, podem potencializar o entendimento e a adoção de práticas de prevenção da Dengue.
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