Concepções de alunos da educação de jovens e adultos (EJA) sobre a dengue

Desafios e potencialidades para intervenções educativas

Autores

  • Dr.ª Cíntia Cristiane de Andrade Universidade Estadual do Paraná image/svg+xml
  • Dr.ª Salete da Silva Secretaria de Educação do Estado do Paraná
  • Dr.ª Ana Tiyomi Obara Universidade Estadual de Maringá image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.24979/ambiente.vi.1693

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Educação Ambiental, Dengue, Matemática

Resumo

Este estudo investiga as concepções de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) sobre a Dengue, buscando identificar como estes estudantes entendem a doença, seus agentes causadores, modos de transmissão e medidas preventivas. A pesquisa foi conduzida com uma turma de Matemática (Ensino Fundamental) da EJA, adotando uma abordagem qualitativa, com a coleta de dados baseada em questionários e entrevistas com os alunos. Os resultados revelaram que, embora os alunos associem a Dengue ao mosquito e às medidas preventivas como evitar água parada, há ainda uma compreensão limitada sobre o ciclo de transmissão do vírus e a gravidade da doença em contextos epidêmicos. Observou-se, também, uma visão simplificada sobre epidemias, demonstrando a necessidade de abordagens educativas que aprofundem tais temas. Concluiu-se que intervenções educacionais contextualizadas, integradas à realidade dos estudantes da EJA, podem potencializar o entendimento e a adoção de práticas de prevenção da Dengue.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Dr.ª Cíntia Cristiane de Andrade, Universidade Estadual do Paraná

    Doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática (PCM/UEM). Docente da Universidade Estadual do Paraná - Campus de Paranavaí.

  • Dr.ª Salete da Silva, Secretaria de Educação do Estado do Paraná

    Doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática (PCM/UEM). Docente da SEED/PR.

  • Dr.ª Ana Tiyomi Obara, Universidade Estadual de Maringá

    Doutorado em Ecologia e Recursos Naturais (UFSCAR/PPG-ERN). Docente da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Coordenadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Ensino de Ciências e Educação Ambiental (SEMINARE).

Referências

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. 3. ed. Lisboa: Edições 70, 2016.

CAPRA, F. A Teia da Vida: Uma Nova Compreensão Científica dos Sistemas Vivos. São Paulo: Editora Cultrix, 2006.

FONSECA, M. da C. F. R. Educação matemática de jovens e adultos: especificidades, desafios e contribuições. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia – saberes necessários à prática educativa. 66. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz & Terra, 2020.

LOUREIRO, C. F. B. EA crítica: contribuições e desafios. In: MELLO, S.S. de.; TRAJBER, R. (Coord.). Vamos cuidar do Brasil: conceitos e práticas em Educação Ambiental na escola. Brasília: MEC/MMA, 2007, p. 65-71.

PARENTE, E. A. de M. Caminhar e transformar – matemática: anos finais do ensino fundamental: EJA. 1. ed. São Paulo: FTD, 2013.

SCHWARTZ, S. Alfabetização de jovens e adultos – teoria e prática. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

Downloads

Publicado

29/08/2025

Edição

Seção

Dossiês

Categorias

Como Citar

Concepções de alunos da educação de jovens e adultos (EJA) sobre a dengue: Desafios e potencialidades para intervenções educativas. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], 2025. DOI: 10.24979/ambiente.vi.1693. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/1693. Acesso em: 25 out. 2025.