Feira das minas

Ciência, tecnologia e processos educativos em espaço não formal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24979/ambiente.vi.1688

Palavras-chave:

Economia solidária, Tecnociência, Educação Científica e Tecnológica, Emancipação feminina

Resumo

Este trabalho apresenta um recorte da pesquisa de mestrado realizada junto ao programa de Educação em Ciências na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, campus Porto Alegre, que investiga a relação entre a Feira das Minas e educação científica e tecnológica, mediante a perspectiva da Tecnociência Solidária. A Feira das Minas ocorre na cidade de Canoas/RS e reúne mulheres artistas e autônomas, promovendo a economia local. Os instrumentos de pesquisa são observações realizadas pelas participantes da feira, registros em caderno de anotações da organizadora e imagens. A pesquisa destaca a importância de reconhecer os processos educativos que ocorrem na feira, muitas vezes invisibilizados, e que contribuem para a formação de sujeitos críticos e engajados. A Feira das Minas é um espaço de produção e circulação de saberes e práticas em consonância com os princípios da Tecnociência e da Economia Solidária, priorizando o coletivo e a construção de uma sociedade mais justa. A feira explicita esse diálogo ao consolidar-se como um movimento tecnocientífico social que promove a acessibilidade cultural, impulsionando a autonomia financeira, o desenvolvimento local e a construção coletiva, com organização voluntária e princípios reaplicáveis a tornam um modelo inspirador de transformação social que ocorre mediante processos coletivos e educadores que, muitas vezes, passam despercebidos na própria organização da feira. Essa pesquisa construiu tais marcos ao materializar e dimensionar essas concepções.

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Publicado

29/08/2025

Edição

Seção

Dossiês

Categorias

Como Citar

Feira das minas: Ciência, tecnologia e processos educativos em espaço não formal. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], 2025. DOI: 10.24979/ambiente.vi.1688. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/1688. Acesso em: 7 set. 2025.