A sustentabilidade no documento base nacional comum curricular do ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.24979/ambiente.vi.1687Palavras-chave:
Meio Ambiente, Sustentabilidade, Formação Integral, BNCCEMResumo
O baixo desempenho dos alunos do Ensino Médio do Brasil em exames comparativos com outras nações expôs a fragilidade do currículo da Educação Básica e acendeu um alerta de toda comunidade e dos cientistas da educação. As áreas de Matemática e Ciências contribuem para a estagnação desse despenho, alargando a distância entre a proposição curricular e a formação integral, humanística e ambientalmente sustentável desses alunos. O objetivo desta pesquisa foi realizar reflexões a partir da análise da Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio e o resultado do Brasil no PISA 2018, articulado com a literatura a partir de pesquisa de revisão bibliográfica realizada sobre o tema. Foi possível evidenciar que a redução da carga horária das disciplinas básicas, a flexibilização do currículo com itinerários formativos, o rebaixamento de disciplinas para status de estudos e o esvaziamento de conteúdos, torna-se pouco competente e hábil desenvolver a consciência crítica e emancipadora capaz de conduzir o aluno a compreender o mundo, a preservação ambiental e seu papel para a sustentabilidade. O trabalho lança luz para novas pesquisas e proposições educacionais, sendo um caminho para atingir uma formação crítica e emancipadora, desenvolvendo habilidades para formar cidadãos conscientes e comprometidos com o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável.
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