A sustentabilidade no documento base nacional comum curricular do ensino médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24979/ambiente.vi.1687

Palavras-chave:

Meio Ambiente, Sustentabilidade, Formação Integral, BNCCEM

Resumo

O baixo desempenho dos alunos do Ensino Médio do Brasil em exames comparativos com outras nações expôs a fragilidade do currículo da Educação Básica e acendeu um alerta de toda comunidade e dos cientistas da educação. As áreas de Matemática e Ciências contribuem para a estagnação desse despenho, alargando a distância entre a proposição curricular e a formação integral, humanística e ambientalmente sustentável desses alunos. O objetivo desta pesquisa foi realizar reflexões a partir da análise da Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio e o resultado do Brasil no PISA 2018, articulado com a literatura a partir de pesquisa de revisão bibliográfica realizada sobre o tema. Foi possível evidenciar que a redução da carga horária das disciplinas básicas, a flexibilização do currículo com itinerários formativos, o rebaixamento de disciplinas para status de estudos e o esvaziamento de conteúdos, torna-se pouco competente e hábil desenvolver a consciência crítica e emancipadora capaz de conduzir o aluno a compreender o mundo, a preservação ambiental e seu papel para a sustentabilidade. O trabalho lança luz para novas pesquisas e proposições educacionais, sendo um caminho para atingir uma formação crítica e emancipadora, desenvolvendo habilidades para formar cidadãos conscientes e comprometidos com o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Dr. Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior, Universidade Estadual de Maringá

    Licenciado em Ciências pela Universidade Estadual de Maringá (2002) e em Biologia pelo Claretiano Centro Universitário (2020), Especialista em Educação pela Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR/Campo Mourão (2004), Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo - USP (2007); Doutor em Ciências pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2011); Pós-doutor em Educação em Ciências pela Universidade do Minho - UMinho/Portugal (2016) e Pós-doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2018). É professor Associado do Departamento de Biologia - DBI; do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática - PCM e do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais - PROFCIAMB, da UEM. Coordena o Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências, Formação de Professores e Representações Sociais - CIENCIAR, membro do Grupo de Pesquisa GETEPEC, da UEL, e parceira em pesquisa com o Centro de Investigação em Estudos da Criança - CIEC, do Instituto de Educação da UMinho de Portugal, com o Instituto Politécnico da Guarda de Portugal e com o Laboratoire HESPER EA 7425, Université Claude Bernard Lyon 1 - França. Atuou como Coordenador do Pibid Física-CRG (2012 - 2014) e Coordenador de Gestão do Pibid UEM (2014 - 2016). Coordenou o curso de graduação em Licenciatura Plena em Ciências por duas gestões (2012-2014 e 2014-2016). Coordenou o Programa de Pós-Graduação PCM (Gestão 2019-2021 e 2021- 2022) e o Programa de Pós-Graduação PROFCIAMB (Gestão 2022 - 2023). Foi Vice-Diretor da Regional 3 da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (gestão 2019-2021). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, representações sociais e educação ambiental. Atualmente é Bolsista de Produtividade em Pesquisa (PQ-2) em Educação do CNPq.

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1979

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996.

BRASIL. Exame Nacional do Ensino Médio: Portaria nº 438, de 28 de maio de 1998.

BRASIL. Sistemática para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio no exercício de 2009. Portaria INEP nº 109, de 27 de maio de 2009.

BRASIL. Ministério da Educação. Institui o Sistema de Seleção Unificada: SiSU. Portaria Normativa nº 2, de 26 de janeiro de 2010.

BRASIL. Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Caderno de Educação em Direitos Humanos. Brasília: 2013. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=32131-educacao-dh-diretrizesnacionais-pdf&Itemid=30192 Acesso em 11 jun. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Portaria nº 1570, de 21 de dezembro de 2017. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=85121-bncc-ensino-medio&category_slug=abril-2018-pdf&Ite mid=30192 Acesso em 15 jul. 2020.

BRASIL. Programa Internacional de Avaliação de Estudantes: PISA 2018. Brasília: 2019. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/images/03.12.2019_Pisa-apresentacao-coletiva.pdf Acesso em 4 ago. 2020.

BRASIL. Base Nacional Comum. c2020. Histórico da BNCC. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/historico Acesso em 20 jul. 2020.

BRASIL. Notas Sobre o Brasil no PISA 2022. Brasília: INEP, 2023. Disponível em: https://download.inep.gov.br/acoes_internacionais/pisa/resultados/2022/pisa_2022_brazil_prt.pdf Acesso em: 22 mar. 2024.

DOURADO, S.; RIBEIRO, E. Metodologia qualitativa e quantitativa. In: MAGALHÃES JÚNIOR, C. A. O.; BATISTA, M. C. (org.). Metodologia da pesquisa em educação e ensino de ciências. 2. ed. Ponta Grossa: Atena, 2023. Disponível em: https://atenaeditora.com.br/catalogo/download-file/6097 Acesso em 01 nov. 2024.

FONTANA, F.; PEREIRA, A. C. T. Pesquisa documental. In: MAGALHÃES JÚNIOR, C. A. O.; BATISTA, M. C. (org.). Metodologia da pesquisa em educação e ensino de ciências. 2. ed. Ponta Grossa: Atena, 2023. Disponível em: https://atenaeditora.com.br/catalogo/download-file/6097 Acesso em 03 nov. 2024.

HYPOLITO, A. M.; JORGE, T. OCDE, PISA e avaliação em larga escala no Brasil: algumas implicações. Journal of Education., Lisboa, v. 8, n. 1, p. 10-27, jun. 2020. DOI: https://doi.org/10.25749/sis.18980. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/sisyphus/article/view/18980 Acesso em 4 ago. 2020.

KRIPKA, R. M.; SCHELLER, M.; BONOTTO, D. L. Pesquisa Documental: considerações sobre conceitos e características na Pesquisa Qualitativa. Revista Investigação Qualitativa em Educação, Vol. 02, p. 243-247, 2015. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/280924900_Pesquisa_Documental_consideracoes_sobre_conceitos_e_caracteristicas_na_Pesquisa_Qualitativa_Documentary_Research_consideration_of_concepts_and_features_on_Qualitative_Research Acesso em: 13 nov. 2024.

LOPES, A. C. & LÓPEZ, S. A. Performatividade nas políticas de currículo: o caso do ENEM. Educação em Revista. Belo Horizonte, v. 26, n. 1, p. 89-110, abr. 2010. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982010000100005. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-46982010000100005&script=sci_abstract&tlng=pt Acesso em 28 jul. 2020.

ONU. Nações Unidas Brasil. Agenda 2030. Brasília, 2015. Disponível em: https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/ Acesso em 12 de ago. 2020.

PINTO, S. N. S. Novo ENEM e currículo do ensino médio: esvaziamento da formação das classes populares. 2018. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-graduação em Educação / Orientadora: Prof. Dra. Savana Diniz Gomes Melo. Belo Horizonte: UFMG, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/35557/5/DISSERTA%C3%87%C3%83O_SAMILLA%20NAYARA.pdf Acesso em: 10 ago. 2020.

ROSENDO, D.; LAPA, F. B. Educação e(m) direitos humanos e BNCC: competências socioemocionais e ética ambiental. Revista Espaço do Currículo. João Pessoa, v. 11, n. 3, p. 470-483, set./dez. 2018. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2018v3n11.40385. Disponível em: http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php Acesso em 8 ago. 2020.

SPINELLI, L. S. F. Representações sociais de educação ambiental de alunos do curso de pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso. 2002. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-graduação em Educação / Orientadora: Prof. Dra. Angela Arruda. Cuiabá: UFMT, 2002.

UNESCO. Educação para os objetivos de desenvolvimento sustentável: objetivos de aprendizagem. Paris: UNESCO, 2017.

Downloads

Publicado

29/08/2025

Edição

Seção

Dossiês

Categorias

Como Citar

A sustentabilidade no documento base nacional comum curricular do ensino médio. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], 2025. DOI: 10.24979/ambiente.vi.1687. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/1687. Acesso em: 3 out. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)