Trans(in)visibilidade no ensino de ciências

Reflexões sobre a formação e prática docente no ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24979/ambiente.vi.1686

Palavras-chave:

Ensino de ciências, Formação docente, Prática educativa, Transexualidade

Resumo

A natureza da formação e da prática docente em ciências é determinante para refletir sobre a inclusão, respeito e valorização de sujeitos transexuais na prática educativa. Desse modo, este estudo pretendeu investigar o percurso formativo e a trajetória profissional de uma professora de ciências dos anos finais do Ensino Fundamental e como esses elementos estão (des)articulados com a temática da transexualidade nas aulas e atividades da docente. Para tanto, realizou-se uma investigação de abordagem qualitativa, dentro da tipologia do estudo de caso, com o uso de um questionário como instrumento de coleta de dados, com quatro questões abertas sobre concepções, formação e prática docente e a temática da transexualidade. Assim, os dados revelam que a professora assume uma dimensão mais humana e social ao abordar gênero e sexualidade, mas ainda mantém um viés biologizante ao definir a transexualidade. Em sua prática, busca ter um olhar para a heterogeneidade dos alunos, mas carece de uma formação mais reflexiva e sensível à inclusão e à democratização de alunos e alunas transexuais.

 

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Biografia do Autor

  • Luísa Vilas Boas Simirio, Universidade Estadual de Londrina

    Doutoranda pelo Programa de Ensino de Ciências e Educação Matemática (PECEM) da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Possui licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (2013), graduação em Pedagogia pelo Centro de Ensino Superior de Maringá (2021) e mestrado em Educação (2020). Atualmente é professora efetiva de Ciências Físicas e Biológicas na Secretaria Municipal de Educação de Ourinhos-SP. Participa do Grupo de Pesquisa sobre Tendências e Perspectivas do Ensino de Ciências (GETEPEC). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências, Educação de Jovens e Adultos, Formação e Ação Docente e Pedagogia das Sexualidades. 

  • Álavaro Lorencini Júnior

    Licenciado e Bacharel em Ciências Biológicas pela Faculdade de Educação e Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP - São Paulo). Mestrado e Doutorado em Educação, área de Didática pela Faculdade de Educação da USP (FEUSP). Professor do Depto. de Biologia Geral do Centro de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Londrina (UEL/PR) da disciplina: Didática das Ciências Naturais. Professor e Orientador do Programa de Pós-Graduação: Mestrado e Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática da UEL e do Programa de Pós-Graduação: Mestrado e Doutorado em Educação para a Ciência e Matemática da Universidade Estadual de Maringá (UEM/PR). Coordenador do GETEPEC (cadastrado e certificado no CNPq) - Grupo de Estudos e Pesquisa: Tendências e Perspectivas do Ensino das Ciências - que tem como propósito investigar os referenciais teóricos e metodológicos que atendem os objetivos e as questões de pesquisa na perspectiva da prática reflexiva, investigativa e crítica da formação inicial e continuada de professores das Ciências; pesquisar as tendências dos processos interativos e suas implicações para a elaboração de significados em sala de aula; investigar as perspectivas dos processos de ensino para a aprendizagem de conceitos científicos e as tendências dos processos educativos para a construção de valores no âmbito da educação ambiental e da educação para a sexualidade. Projetos de Pesquisa e Extensão nas áreas de Formação Inicial e Continuada de Professores das Ciências, Ensino-Aprendizagem das Ciências, Processos Interativos em Sala de Aula, Educação Ambiental e Educação para a Sexualidade.

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Publicado

29/08/2025

Como Citar

Trans(in)visibilidade no ensino de ciências: Reflexões sobre a formação e prática docente no ensino fundamental. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], 2025. DOI: 10.24979/ambiente.vi.1686. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/1686. Acesso em: 24 out. 2025.