Trans(in)visibilidade no ensino de ciências
Reflexões sobre a formação e prática docente no ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.24979/ambiente.vi.1686Palavras-chave:
Ensino de ciências, Formação docente, Prática educativa, TransexualidadeResumo
A natureza da formação e da prática docente em ciências é determinante para refletir sobre a inclusão, respeito e valorização de sujeitos transexuais na prática educativa. Desse modo, este estudo pretendeu investigar o percurso formativo e a trajetória profissional de uma professora de ciências dos anos finais do Ensino Fundamental e como esses elementos estão (des)articulados com a temática da transexualidade nas aulas e atividades da docente. Para tanto, realizou-se uma investigação de abordagem qualitativa, dentro da tipologia do estudo de caso, com o uso de um questionário como instrumento de coleta de dados, com quatro questões abertas sobre concepções, formação e prática docente e a temática da transexualidade. Assim, os dados revelam que a professora assume uma dimensão mais humana e social ao abordar gênero e sexualidade, mas ainda mantém um viés biologizante ao definir a transexualidade. Em sua prática, busca ter um olhar para a heterogeneidade dos alunos, mas carece de uma formação mais reflexiva e sensível à inclusão e à democratização de alunos e alunas transexuais.
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