Histórias em quadrinhos e abordagens CTS no ensino de química

Uma revisão de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24979/ambiente.vi.1676

Palavras-chave:

Histórias em quadrinhos, CTS, Ensino de Química

Resumo

A presente pesquisa origina-se da seguinte questão: em que medida os artigos publicados sobre o uso de Histórias em Quadrinhos (HQs) no ensino de química, no Brasil, apresentam práticas com elementos de abordagens CTS? Para isso, realizou-se uma revisão de literatura, em artigos publicados em revistas científicas, entre 2019 e 2024, encontrados nas bases de dados SciELO, DOAJ, DIALNET e Periódicos da Capes; com quatro conjuntos de palavras/descritores: i) histórias em quadrinhos E química; ii) comics E química; iii) comics E chemistry; iv) histórias em quadrinhos E chemistry. O conteúdo dos artigos selecionados foi analisado à luz da matriz de Strieder e Kawamura (2017), que permitiu a análise sistemática do conteúdo dos trabalhos de duas dimensões: i) Parâmetros da educação CTS; ii) Propósitos da educação CTS. Observou-se que, dos 18 artigos identificados na pesquisa inicial, 9 contemplaram o uso da HQ em abordagens contextualizadas, parcela que compôs o corpus de análise. Destes, identificou-se que o uso de HQs proporcionou, em alguma medida, abordagens com enfoque CTS, visualizado a partir do desenvolvimento de percepções sobre a presença da ciência no dia a dia, e a compreensão da ciência como construção humana e influenciada por fatores políticos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

AMARAL, L. C. Z.; LOCATELLI, A. Produção de HQ’s como instrumento de avaliação de uma intervenção didática para ensino de reações químicas. Revista ENCITEC, v. 9, n. 1, p. 47-62, 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.31512/encitec.v9i1.2060. Acesso em 15 nov. 2024.

BARI, V.A; História em quadrinhos e leitura: desafios colocados aos educadores. In SANTOS NETO, E; SILVA, M.R.P. História em quadrinhos e práticas educativas, volume II: os gibis estão na escola, e agora? São Paulo: Criativo, 2015

BENEDETTI FILHO, E; CAVAGIS, A.D.M; BENEDETTI, L.P. Divulgando a ciência em histórias em quadrinhos: investigações parciais e suas relações com a química. Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, v. 3, n. 2, p. 47-64, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5965/259464123247 Acesso em:15 nov, 2024

DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. C. A. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. Cortez, 2007.

ECO, U. Apocalípticos e integrados. São Paulo: Perspectiva, 2011.

GARCIA, T. A.; SALGADO, T. D. Termoquímica em Quadrinhos: Uma Ferramenta Didática para o Ensino de Conceitos Químicos no Ensino Médio. Revista Virtual de Química, v. 13, p. 788-798, 2021. Disponível em: https://dx.doi.org/10.21577/1984-6835.20210046. Acesso em: 15 nov. 2024.

LEITE, M. R. V.; CORTELA, B. S. C.; GATTI, S. R. T. As histórias em quadrinhos como opção para abordar a história e filosofia da ciência no ensino dos elementos químicos: o caso do lítio. Investigações em Ensino de Ciências, v. 26, n. 2, p. 313-332, 2021.

LUYTEN, S. M. B. Histórias em quadrinhos: leitura crítica. Edições Paulinas, 1989.

PESSOA, A. Pedagogia de projetos com histórias em quadrinhos e propagação de conteúdo pela internet 2.0. In SANTOS NETO, E; SILVA, M.R.P. História em quadrinhos e práticas educativas, volume II: os gibis estão na escola, e agora? São Paulo: Criativo, 2015

RAMIRES, J. R. Heróis em Quadrinhos: radioatividade a partir de uma perspectiva interdisciplinar em um subprojeto PIBID. Kiri-Kerê-Pesquisa em Ensino, p. ??, 2022. Disponível em: https: https://doi.org/10.47456/krkr.v1i14.34926. Acesso em: 15 nov. 2024.

ROSO, C. C; AULER, D. A participação na construção do currículo: práticas educativas vinculadas ao movimento CTS. Ciência & Educação (Bauru), v. 22, p. 371-389, 2016. Disponível em https://doi.org/10.1590/1516-731320160020007. Acesso em: 15 nov. 2024.

SANTOS, J. S.; OLIVEIRA, F. S. de; SILVA, A. C. T. e. Uma história em quadrinhos para mobilizar as interações discursivas em uma sequência de ensino e aprendizagem de química. ACTIO: Docência em Ciências, p. 1-24, 2020. Disponível em: 10.3895/actio.v5n3.11391. Acesso em: 15 nov. 2024.

SILVA, G. B. D.; SOTÉRIO, C.; QUEIROZ, S. L. Aplicação de uma história em quadrinhos, Trinity, na educação em Química. Química Nova, n.44, p. 890-898, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.21577/0100-4042.20170734. Acesso em 15 nov. 2024.

SILVA, G. B.; QUEIROZ, S. L. História em quadrinhos como fio condutor na promoção da argumentação de Licenciandos em Química. Química Nova na Escola, n 43, p. 4-15, 2021. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc43_1/03-AEQ-72-20.pdf. Acesso em 15 nov. 2024.

STRIEDER, R. B; KAWAMURA, M. R. D. Educação CTS: parâmetros e propósitos brasileiros. Alexandria: revista de educação em ciência e tecnologia, v. 10, n. 1, p. 27-56, 2017. Disponível em https://doi.org/10.5007/1982-5153.2017v10n1p27. Acesso em: 15 nov. 2024.

TESTONI, L. A.; LOCATELLI, S. W.; MARTORANO, S. A. de A.;SANTOS, M. A. dos. Histórias em quadrinhos e o ensino de química: percepção docente de uma proposta investigativa. Comunicações, p. 261-277, 2021. Disponível em https://doi.org/10.15603/2176-0985/co.v28n1p261-277. Acesso em 15 nov. 2024.

VERGUEIRO, W. O uso das HQs no ensino. In: VERGUEIRO, W. C. S.; RAMA, Â. Como usar as histórias em quadrinhos em sala de aula. São Paulo: Contexto, 2004.

Downloads

Publicado

29/08/2025

Edição

Seção

Dossiês

Categorias

Como Citar

Histórias em quadrinhos e abordagens CTS no ensino de química: Uma revisão de literatura. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], 2025. DOI: 10.24979/ambiente.vi.1676. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/1676. Acesso em: 7 set. 2025.