Histórias em quadrinhos e abordagens CTS no ensino de química
Uma revisão de literatura
DOI:
https://doi.org/10.24979/ambiente.vi.1676Palavras-chave:
Histórias em quadrinhos, CTS, Ensino de QuímicaResumo
A presente pesquisa origina-se da seguinte questão: em que medida os artigos publicados sobre o uso de Histórias em Quadrinhos (HQs) no ensino de química, no Brasil, apresentam práticas com elementos de abordagens CTS? Para isso, realizou-se uma revisão de literatura, em artigos publicados em revistas científicas, entre 2019 e 2024, encontrados nas bases de dados SciELO, DOAJ, DIALNET e Periódicos da Capes; com quatro conjuntos de palavras/descritores: i) histórias em quadrinhos E química; ii) comics E química; iii) comics E chemistry; iv) histórias em quadrinhos E chemistry. O conteúdo dos artigos selecionados foi analisado à luz da matriz de Strieder e Kawamura (2017), que permitiu a análise sistemática do conteúdo dos trabalhos de duas dimensões: i) Parâmetros da educação CTS; ii) Propósitos da educação CTS. Observou-se que, dos 18 artigos identificados na pesquisa inicial, 9 contemplaram o uso da HQ em abordagens contextualizadas, parcela que compôs o corpus de análise. Destes, identificou-se que o uso de HQs proporcionou, em alguma medida, abordagens com enfoque CTS, visualizado a partir do desenvolvimento de percepções sobre a presença da ciência no dia a dia, e a compreensão da ciência como construção humana e influenciada por fatores políticos.
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