A quântica pelo olhar de licenciandos em Física
Uma contribuição da teoria das representações sociais
DOI:
https://doi.org/10.24979/ambiente.vi.1675Palavras-chave:
Ensino de Ciências, Pseudociência, Análise de Similitude, Física QuânticaResumo
A Física Quântica tem sido frequentemente atrelada à venda de produtos que se utilizam de uma roupagem científica com o intuito de obter lucros. Para evitar que as pessoas se deixem enganar por pseudociências, faz-se necessária uma discussão em torno dos aspectos relacionados a esta área da Física com base em um olhar científico. Este trabalho teve como objetivo identificar as Representações Sociais de alunos de um curso de Licenciatura em Física a respeito do termo quântica e investigar se este processo de formação promoveu alterações nestas representações. A metodologia utilizada é de natureza mista, fundamentada na teoria do núcleo central, proposta pela abordagem estruturalista. A coleta dos dados foi feita a partir da aplicação de um questionário utilizando a Evocação Livre de Palavras. A Análise de Similitude foi empregada na análise dos dados a fim de identificar o possível núcleo das Representações Sociais e sua região periférica. Os resultados mostram que os alunos ingressantes associam o termo quântica à Física de uma maneira superficial e os alunos concluintes possuem representações mais influenciadas pelo conhecimento científico. A partir disso é possível concluir que houve uma pequena mudança nas representações dos sujeitos, relacionada com as influências do processo formativo.
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