A quântica pelo olhar de licenciandos em Física

Uma contribuição da teoria das representações sociais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24979/ambiente.vi.1675

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Pseudociência, Análise de Similitude, Física Quântica

Resumo

A Física Quântica tem sido frequentemente atrelada à venda de produtos que se utilizam de uma roupagem científica com o intuito de obter lucros. Para evitar que as pessoas se deixem enganar por pseudociências, faz-se necessária uma discussão em torno dos aspectos relacionados a esta área da Física com base em um olhar científico. Este trabalho teve como objetivo identificar as Representações Sociais de alunos de um curso de Licenciatura em Física a respeito do termo quântica e investigar se este processo de formação promoveu alterações nestas representações. A metodologia utilizada é de natureza mista, fundamentada na teoria do núcleo central, proposta pela abordagem estruturalista. A coleta dos dados foi feita a partir da aplicação de um questionário utilizando a Evocação Livre de Palavras. A Análise de Similitude foi empregada na análise dos dados a fim de identificar o possível núcleo das Representações Sociais e sua região periférica. Os resultados mostram que os alunos ingressantes associam o termo quântica à Física de uma maneira superficial e os alunos concluintes possuem representações mais influenciadas pelo conhecimento científico. A partir disso é possível concluir que houve uma pequena mudança nas representações dos sujeitos, relacionada com as influências do processo formativo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior, Universidade Estadual de Maringá

    icenciado em Ciências pela Universidade Estadual de Maringá (2002) e em Biologia pelo Claretiano Centro Universitário (2020), Especialista em Educação pela Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR/Campo Mourão (2004), Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo - USP (2007); Doutor em Ciências pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2011); Pós-doutor em Educação em Ciências pela Universidade do Minho - UMinho/Portugal (2016) e Pós-doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2018). É professor Associado do Departamento de Biologia - DBI; do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática - PCM e do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais - PROFCIAMB, da UEM. Coordena o Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências, Formação de Professores e Representações Sociais - CIENCIAR, membro do Grupo de Pesquisa GETEPEC, da UEL, e parceira em pesquisa com o Centro de Investigação em Estudos da Criança - CIEC, do Instituto de Educação da UMinho de Portugal, com o Instituto Politécnico da Guarda de Portugal e com o Laboratoire HESPER EA 7425, Université Claude Bernard Lyon 1 - França. Atuou como Coordenador do Pibid Física-CRG (2012 - 2014) e Coordenador de Gestão do Pibid UEM (2014 - 2016). Coordenou o curso de graduação em Licenciatura Plena em Ciências por duas gestões (2012-2014 e 2014-2016). Coordenou o Programa de Pós-Graduação PCM (Gestão 2019-2021 e 2021- 2022) e o Programa de Pós-Graduação PROFCIAMB (Gestão 2022 - 2023). Foi Vice-Diretor da Regional 3 da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (gestão 2019-2021). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, representações sociais e educação ambiental. Atualmente é Bolsista de Produtividade em Pesquisa (PQ-2) em Educação do CNPq.

  • Adriano José Ortiz, Instituto Federal do Paraná

    Possui graduação em Licenciatura - Física pela Universidade Estadual de Londrina (2011), Mestrado em Ensino de Ciências pela Universidade Estadual de Londrina (2014) e Doutorado em Educação para Ciências pela Universidade Estadual de Maringá (2019). Atualmente é docente do Instituto Federal do Paraná e Diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão do campus Ivaiporã. Também já foi coordenador do curso de Licenciatura em Física do IFPR campus Ivaiporã (2016-2018), e atuou como representante docente e representante de coordenadores no Conselho de dirigentes do campus (CODIC). Coordenou o subprojeto Física do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no campus Ivaiporã nas edições de 2018 e 2020. Tem experiência na área de Física, atuando principalmente nos seguintes temas de pesquisa: ensino de Física e Astronomia, formação de professores, Representações Sociais.

Referências

ABRIC, Jean-Claude. A Abordagem estrutural das Representações Sociais. In: MOREIRA, Antonia Silva Paredes; OLIVEIRA, Denise Cristina de (Org.). Estudos

interdisciplinares de representação social. Goiânia: AB, 2000. p. 27-38.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

CARMO, Tânia do. LEITE, Joici Carvalho. GASPI, Suelen de. Análise Prototípica e de Similitude em Representações Sociais. In: MAGALHÃES JÚNIOR, Carlos Alberto de Oliveira. (Org.). Análise de dados em Educação para a Ciência e a Matemática. 1. ed. Ponta Grossa: Texto e Contexto, 2024, p. 202-214.

DINIZ, Telma Augusta. et al. Representações Sociais de professoras de Ciências nos Anos Finais do Ensino Fundamental e o ensino da Astronomia. Vitruvian Cogitationes, v. 3, n. 2, p. 151-162, 2022. DOI: https://doi.org/10.4025/rvc.v3i2.66207

FÉLIX, Lívia Botelho. et al. O conceito de Sistemas de Representações Sociais na produção nacional e internacional: uma pesquisa bibliográfica. Psicologia e Saber Social, v. 5, nº 2, p. 198-217, 2016. DOI: https://doi.org/10.12957/psi.saber.soc.2016.20417

FREIRE JUNIOR, Olival; PESSOA JUNIOR, Osvaldo; BROMBERG, Joan Lisa (org.).

Teoria quântica: estudos históricos e implicações culturais. São Paulo Eduepb/Livraria da Física, 2011. 456 p.

GALVÃO, Camila Brito; MAGALHÃES JÚNIOR, Carlos Alberto de Oliveira. A relação entre as Representações Sociais de professores sobre Educação Ambiental e os

projetos relacionados à Conferência Nacional infanto-juvenil pelo Meio Ambiente.

Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental. Rio Grande, v.33, n.2, p.124-141. 2016.

GASPI, Suelen de; DUARTE, Rômulo Mateus; MAGALHÃES JÚNIOR, Carlos Alberto de Oliveira. O olhar docente acerca das metodologias ativas de aprendizagem: uma análise a partir da teoria das representações sociais. Vitruvian Cogitationes, v. 1, n. 1, p. 135-149, 2022. DOI: https://doi.org/10.4025/rvc.v1i1.63592

GASPI, Suelen de. Representações Sociais de crianças brasileiras e portuguesas sobre vacinação: subsídios para educação em saúde. 2023. 151 f. Tese (Doutorado) - Curso de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática, Centro de Ciências Exatas, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2023.

GASPI, Suelen de; MARON, Luís Henrique Pupo; MAGALHÃES JÚNIOR, Carlos

Alberto de Oliveira. Técnicas para Análises de Dados: Análise de Conteúdo numa

perspectiva de Bardin. In: MAGALHÃES JÚNIOR, Carlos Alberto de Oliveira; BATISTA, Michel Corci (org.). Metodologia da pesquisa em educação e ensino de

ciências. Ponta Grossa: Atena, 2023. Cap. 4. p. 236-245.

GASPI, Suelen de; MAGALHÃES JÚNIOR, Carlos Alberto de Oliveira. Direcionamentos para a Análise de Conteúdo. In: MAGALHÃES JÚNIOR, Carlos

Alberto de Oliveira. (Org.). Análise de dados em Educação para a Ciência e a

Matemática. 1. ed. Ponta Grossa: Texto e Contexto, 2024, p. 48-58.

GOUVEIA, Daniele da Silva Maia; SILVA, Alcina Maria Testa Braz da. As representações sociais dos alunos da EJA acerca da presença da tecnologia em seu cotidiano. Revista Educação e Cultura Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 19, n. 57, p. 161-180, 2022 DOI: https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210128

GUIMELLI, Christian. DESCHAMPS, Jean-Claude. Effet des contextes sur la production d’associations verbales. Le cas des représentations sociales des Gitanes.

Les Cahiers Internationaux de Psychologie Sociale, n. 47, p. 44-54, 2000.

JODELET, Denise. Representações sociais: um domínio em expansão. In: JODELET, D. (Org.). As representações sociais. Rio de Janeiro: Editora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2001, p. 17-44.

LEITE, Joici de Carvalho; CARMO, Tânia do. Natureza da Pesquisa: Metodologia

Mista. In: MAGALHÃES JÚNIOR, Carlos Alberto de Oliveira; BATISTA, Michel Corci (org.). Metodologia da pesquisa em educação e ensino de ciências. Ponta

Grossa: Atena, 2023. Cap. 1. p. 31-41.

MOSCOVICI, Serge. Representações sociais: investigações em psicologia social.

5. ed. Petrópolis, Rj: Vozes, 2007. 395 p. Editado em inglês por Gerard Duveen:

traduzido do inglês por Pedrinho A. Guareschi.

NICOLAU JUNIOR, Jorge Luiz; BROCKINGTON, Guilherme; SASSERON, Lúcia

Helena. Formação contínua de professores para abordagem de tópicos de relatividade no ensino médio: saberes docentes dos implementadores. Experiências em Ensino de Ciências, v. 6, n. 2, p. 96-106, 2011.

OLIVEIRA, Rosalba Lopes de. FORMAÇÃO DOCENTE: traçando modelos que

subjazem à prática. Revista QUIPUS, v. 1, n. 1, p. 13-24, 13 dez. 2012.

OLIVEIRA, Fabio Ferreira de; VIANNA, Deise Miranda; GERBASSI, Reuber

Scofano. Física moderna no ensino médio: o que dizem os professores. Revista

Brasileira de Ensino de Física, [s. l], v. 29, n. 3, p. 447-454, 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S1806-11172007000300016

ORTIZ, Adriano José; MAGALHÃES JÚNIOR, Carlos Alberto de Oliveira.

Representações Sociais e Formação de professores: Reflexões. In: Representações Sociais, formação de professores e educação. MAGALHÃES JÚNIOR, Carlos. Alberto de Oliveira. (Org.). Rio de Janeiro, Bonecker, 2018. p. 27-45.

ORTIZ, Adriano José; MAGALHÃES JÚNIOR, Carlos Alberto de Oliveira. Ser professor de Física: Representações Sociais na licenciatura. Revista Ensaio, Belo Horizonte, v. 21, abr, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-21172019210107

ORTIZ, Adriano José. et al. Representações Sociais de alunos do final do Ensino

Médio sobre Astronomia. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia

- RELEA, n. 27, p. 79-91, 2019.

ORTIZ, Adriano José; TRIANI, Felipe; MAGALHÃES JÚNIOR, Carlos Alberto de

Oliveira. Abordagens da Pesquisa: Representações Sociais: uma teoria, muitos caminhos. In: MAGALHÃES JÚNIOR, Carlos Alberto de Oliveira; BATISTA, Michel

Corci (org.). Metodologia da pesquisa em educação e ensino de ciências. Ponta Grossa: Atena, 2023. Cap. 2. p. 103-119.

OSTERMANN, Fernanda; MOREIRA, Marco Antonio. Uma Revisão Bibliográfica

Sobre a Área de Pesquisa “Física Moderna E Contemporânea No Ensino Médio".

Investigações em Ensino de Ciências, [s. l], v. 5, n. 1, p. 23-48, 2000.

PASTERNAK, Natalia; ORSI, Carlos. Que bobagem! Pseudociências e outros

absurdos que não merecem ser levados a sério. São Paulo: Contexto, 2023. 336 p.

PÉREZ, Daniel. Gil. et al. Para Uma Imagem Não Deformada Do Trabalho Científico.

Ciência & Educação, [s.l], v. 7, n. 2, p. 125-153, 2001. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-73132001000200001

RAMOS, Fernanda Peres; et al. Alfabetização Científica E As Visões Deformadas No

Ensino De Ciências: Algumas Reflexões Sobre Os Discursos Dos Professores De Física. Rencima, [s. l], v. 11, n. 3, p. 1-15, 2020. DOI: https://doi.org/10.26843/rencima.v11i3.1407

RODRIGUES, Carla Moraes; SAUERWEIN, Inés Prieto Schmidt. Ensino de

Ciências: Desafios para o Ensino Médio. Latin-American Journal Of Physics

Education, [s. l], v. 5, n. 4, p. 746-752, dez. 2011. DOI: https://doi.org/10.1242/dmm.008185

RODRIGUES, Ernani Vassoler. A utilização de softwares para análise de dados:

Ferramentas computacionais para análise de dados na pesquisa em Educação em Ciências. In: MAGALHÃES JÚNIOR, Carlos Alberto de Oliveira; BATISTA, Michel

Corci (org.). Metodologia da pesquisa em educação e ensino de ciências. Ponta

Grossa: Atena, 2023. Cap. 5. p. 288-312.

SÁ, Celso Pereira. Núcleo das Representações Sociais. 2ª ed. revista. Petrópolis,

RJ. Vozes. 1996.

SÁ, Celso Pereira. A construção do objeto de pesquisa em representações

sociais. Rio de Janeiro: Editora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 1998.

SANCHES, Vinicius; SILVA, Fabiene Barbosa da. Tendências em pesquisas sobre

ensino de Física entre os anos de 2012 e 2022. Anais da II Escola de Inverno de Ensino de Física: "Ensino de Física: desafios no contexto pós-pandêmico", Rio

Grande do Sul, v. 2.1, p. 46-51, 2023.

SILVA, Laiane Alves; VERONESE, Monaise Cristina Borges Silva; MIRANDA, Camila Lima. Ingresso e permanência em uma licenciatura em educação do campo: uma análise a partir da teoria das representações sociais. Vitruvian Cogitationes, v. 4, n. 2, p. 92-106, 2023. DOI: https://doi.org/10.4025/rvc.v4i2.69666

SCHAPPO, Marcelo Girardi. Eu odeio física, mas adoro Física Quântica In:

SCHAPPO, Marcelo Girardi (org.). Armadilhas Camufladas de Ciência: mitos e

pseudociências em nossas vidas. Rio de Janeiro: Autografia, 2021. Cap. 7. p. 157-

193.

SHULMAN, Lee Those Who Understand: Knowledge Growth in Teaching.

Educational Researcher, [s. l], v. 15, n. 2, p. 4-14, 1986. DOI: https://doi.org/10.3102/0013189X015002004

SHULMAN, Lee. Knowledge and Teaching: foundations of the new reform. Harvard

Educational Review, [s. l], v. 57, n. 1, p. 1-21, 1987. DOI: https://doi.org/10.2307/1170355

WACHELKE, João; WOLTER, Rafael. Critérios de construção e relato da análise

prototípica para Representações Sociais. Revista psicologia: teoria e pesquisa,

v.27, n.4, p.521-526. 2011.

Downloads

Publicado

29/08/2025

Como Citar

A quântica pelo olhar de licenciandos em Física: Uma contribuição da teoria das representações sociais. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], 2025. DOI: 10.24979/ambiente.vi.1675. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/1675. Acesso em: 3 out. 2025.