A construção de hologramas com materiais de fácil acesso

Explorando as figuras geométricas em 3D

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24979/ambiente.vi.1674

Palavras-chave:

Holograma, Tecnologias Educacionais, Materiais didáticos , Alfabetização científica e tecnológica

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo contribuir para a alfabetização científica e tecnológica dos alunos, por meio da confecção e utilização de hologramas como material didático, destinados a turmas de quintos anos do Ensino Fundamental - Anos Iniciais. O estudo apresenta o processo de construção do material didático como proposta pedagógica voltada ao ensino de formas geométricas tridimensionais. A produção foi realizada durante o Componente Curricular de Educação e Novas Tecnologias, no sétimo semestre do curso de Pedagogia do Instituto Federal do Paraná (IFPR), campus Pitanga. O conteúdo está fundamentado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e nas habilidades pretendidas para esta etapa de ensino. Espera-se que, com esse material, os estudantes despertem o interesse pelo conhecimento científico, e que os professores sejam capazes de estimular o uso consciente da tecnologia em sala de aula.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Samara Fagá Vital da Silva, Instituto Federal do Paraná

    Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Língua Inglesa. Formada no curso Formação de Docentes da Educação Infantil e dos Anos Iniciais Ensino Fundamental Normal Nível Médio. Acadêmica do curso de Pedagogia no Instituto Federal do Paraná (IFPR) campus Pitanga. Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). 

  • Paula Lohana dos Santos, Instituto Federal do Paraná

    Licenciada em Pedagogia pelo Instituto Federal do Paraná - campus Pitanga.

  • Eduarda da Silva Lopes, Instituto Federal do Paraná

    Mestra em Ensino de Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) campus Cerro Largo - RS. Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGEDUCEM) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Possui graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura pela UFFS - campus Cerro Largo - RS, e Segunda Licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional. Atuou como professora estadual de Ciências e Biologia na 1 Coordenadoria Regional do Estado do Rio Grande do Sul (CRE) (2022-2024). Atualmente é Docente do Curso de Licenciatura em Pedagogia do Instituto Federal do Paraná (IFPR), campus Pitanga - PR, e Coordenadora da Pós-Graduação Lato Sensu de Ensino de Ciências e Matemática.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

CAMARGO, F.; DAROS, T. Estratégias de 33 a 42. A sala de aula digital: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo, on-line e híbrido. Porto Alegre: Penso, 2021.

PIOVESAN, Josieli; OTTONELLI, Juliana Cerutti; BORDIN, Jussania Basso; PIOVESAN, Laís. Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem. Santa Maria: UFSM, 2018.

PRAIA, J.; GIL-PÉREZ, D.; VILCHES, A. O papel da natureza da Ciência na Educação para a Cidadania. Ciência & Educação, v. 13, n. 2, p. 141-156, 2007.

Referencial Curricular do Paraná: princípios, direitos e orientações/ Secretaria de Estado da Educação e do Esporte - Curitiba: SEED - Pr., 2019.

Downloads

Publicado

29/08/2025

Edição

Seção

Dossiês

Categorias

Como Citar

A construção de hologramas com materiais de fácil acesso: Explorando as figuras geométricas em 3D. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], 2025. DOI: 10.24979/ambiente.vi.1674. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/1674. Acesso em: 3 out. 2025.