Práticas científicas e epistêmicas na educação básica
Um episódio de ensino sobre a classificação dos seres vivos
DOI:
https://doi.org/10.24979/ambiente.vi.1670Palavras-chave:
Alfabetização Científica, Práticas de ensino, Anos Finais do Ensino FundamentalResumo
Este estudo investigou as práticas científicas e epistêmicas evidenciadas na implementação de um episódio de ensino sobre a classificação dos seres vivos, aplicado em uma turma do sétimo ano de uma escola pública do interior de São Paulo. A abordagem foi qualitativa, com análise de gravações audiovisuais. A integração entre práticas científicas e práticas epistêmicas no ensino de Ciências tem ganhado destaque devido à sua contribuição para a alfabetização científica. As práticas científicas referem-se às ações relacionadas ao trabalho científico, como resolução de problemas e construção de modelos explicativos. Por sua vez, as práticas epistêmicas englobam a compreensão, discussão e reflexão sobre os processos de produção de conhecimento. O entrelaçamento dessas práticas incentiva os estudantes a participarem de atividades críticas e reflexivas, promovendo uma compreensão mais aprofundada dos fenômenos científicos. Os resultados indicaram a presença de práticas científicas relacionadas ao trabalho com novas informações, levantamento e teste de hipóteses, além da construção de explicações e elaboração de justificativas, limites e previsões. Também se observou práticas epistêmicas nos momentos de proposição, comunicação, avaliação e legitimação de ideias, evidenciando potencialidades dessa abordagem no ensino de Ciências.
Downloads
Referências
CARVALHO, Ana Maria Pessoa de. Ensino de Ciências e a proposição de sequências de ensino investigativas. In: CARVALHO Ana Maria Pessoa de. (org.). Ensino de Ciências por Investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, 2013.
DUSCHL, Richard Alan. Science education in three-part harmony: balancing conceptual, epistemic and social learning goals. Review of Research in Education, [S. l.], v. 32, n. 1, p. 268-291, 2008.
FOUREZ, Gérard. Alphabétisation Scientifique et Technique – Essai sur les finalités de l’enseignement des sciences. Bruxelas: DeBoeck-Wesmael, 1994.
HURD, Paul DeHart. Scientific literacy: new minds for a changing world. Science Education, [S. l.], v. 82, n. 3, p. 407-416, 1998.
JIMÉNEZ-ALEIXANDRE, María Pilar; CRUJEIRAS, Beatriz. Epistemic practices and scientific practices in science education. In: TABER, Keith; AKPAN, Ben. (ed.). Science Education: an International Course Companion. [S. l.]: Springer, 2007. p. 69-80.
KELLY, Gregory. Inquiry, activity and epistemic practice. In: DUSCHL, Richard Alan; GRANDY, Richard. (ed.). Teaching Scientific Inquiry: recommendations for research and implementation. Rotterdam: Taipei Sense Publishers, 2008. p. 288-291.
LATOUR, Bruno; WOOLGAR, Steve. Laboratory life: the construction of scientific facts. Princenton: Princeton University Press. 1986.
LONGINO, Helen Elizabeth. Science as social knowledge: values and objectivity in science inquiry. Princeton: Princeton University Press, 1990.
LONGINO, Helen Elizabeth. The fate of knowledge. Princeton: Princeton University Press, 2002.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: SEB/MEC, 2017.
NICOLAU, Paula Bacelar. História da Classificação Biológica. [S. l.]: Universidade Aberta, 2017. Material pedagógico no âmbito de cursos da área da biologia. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.2/6133. Acesso em: 20 maio 2024.
OSBORNE, Jonathan; PIMENTEL, Daniel; ALBERTS, Bruce; ALLCHIN, Douglas; BARZILAI, Sarit; BERGSTROM, Carl; COFFEY, Janet; DONOVAN, Brian; KIVINEN, Kari; KOZYREVA. Anastasia.; WINEBURG, Sam. Science Education in an Age of Misinformation. California: Stanford University, 2022. https://sciedandmisinfo.sites.stanford.edu/sites/g/files/sbiybj25316/files/media/file/science_education_in_an_age_of_misinformation.pdf. Acesso em: 10 set. 2024.
SASSERON, Lúcia Helena. Alfabetização Científica como perspectiva formativa: resultados de pesquisa e possibilidades de novos estudos. In: MAGALHÃES JÚNIOR, Carlos Alberto de Oliveira (org.) Análise de dados em Educação para a Ciência e a Matemática. Ponta Grossa: Texto e Contexto, 2024. p. 103-112. Disponível em: https://www.textoecontextoeditora.com.br/assets/uploads/arquivo/cb032-ebook-analise-de-dados-em-educacao-para-a-ciencia-e-a-matematica-2405.pdf. Acesso em: 10 out. 2024.
SASSERON, Lúcia Helena. Ensino de ciências por investigação e o desenvolvimento de práticas: uma mirada para a base nacional comum curricular. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Rio de Janeiro, v. 18, n. 3, p. 1061-1085, 2018. https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4833. Acesso em: 8 set. 2024.
SASSERON, Lúcia Helena; MACHADO, Vitor Fabrício. Alfabetização científica na prática: inovando a forma de ensinar física. São Paulo: Livraria de Física, 2017.
STROUPE, David. Describing “Science Practice” in Learning Settings. Science Education, [S. l], v. 99, n. 5, p. 1033-1045, 2015.
Downloads
Publicado
Licença
Direitos autorais (c) 2025 Ansanelo, A. P., Laburú, C. E.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Todo o conteúdo desta revista está protegido pela Lei de Direitos Autorais (9.610/98). A reprodução parcial ou completa de artigos, fotografias ou artes no geral contidas nas publicões deve ser creditada ao autor em questão. A revista Ambiente: Gestão e Desenvolvimento (ISSN 1981-4127) é distribuída sob a licença Creative Commons – Atribuição – uso comercial – compartilhamento pela mesma licença (BY). Há permissão de uso e criação de obras derivadas do material, contanto que haja atribuição de créditos (BY). As publicaçãos são distribuídas gratuitamente no site oficial.