Práticas científicas e epistêmicas na educação básica

Um episódio de ensino sobre a classificação dos seres vivos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24979/ambiente.vi.1670

Palavras-chave:

Alfabetização Científica, Práticas de ensino, Anos Finais do Ensino Fundamental

Resumo

Este estudo investigou as práticas científicas e epistêmicas evidenciadas na implementação de um episódio de ensino sobre a classificação dos seres vivos, aplicado em uma turma do sétimo ano de uma escola pública do interior de São Paulo. A abordagem foi qualitativa, com análise de gravações audiovisuais. A integração entre práticas científicas e práticas epistêmicas no ensino de Ciências tem ganhado destaque devido à sua contribuição para a alfabetização científica. As práticas científicas referem-se às ações relacionadas ao trabalho científico, como resolução de problemas e construção de modelos explicativos. Por sua vez, as práticas epistêmicas englobam a compreensão, discussão e reflexão sobre os processos de produção de conhecimento. O entrelaçamento dessas práticas incentiva os estudantes a participarem de atividades críticas e reflexivas, promovendo uma compreensão mais aprofundada dos fenômenos científicos. Os resultados indicaram a presença de práticas científicas relacionadas ao trabalho com novas informações, levantamento e teste de hipóteses, além da construção de explicações e elaboração de justificativas, limites e previsões. Também se observou práticas epistêmicas nos momentos de proposição, comunicação, avaliação e legitimação de ideias, evidenciando potencialidades dessa abordagem no ensino de Ciências.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ansanelo, A. P., Universidade Estadual de Londrina

    Professora de Ciências na Educação Básica. Doutoranda em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Mestre em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Graduada em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) e em Pedagogia pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP). Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Científica (UEL). Possui experiência na área do Ensino de Ciências, com ênfase em alfabetização científica e multimodalidade.

     

  • Laburú, C. E., Universidade Estadual de Londrina

    Professor do Departamento de Física da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Possui mestrado em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo (USP), bacharelado e licenciatura pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP). Possui ampla experiência na área de Ensino de Ciências. Temas de pesquisa: orientações epistemológicas aplicadas ao ensino e aprendizagem de ciências; argumentação e pensamento crítico. Atualmente vem se concentrando na busca de elementos teóricos na área de estudos da semiótica que ajudem a entender a natureza, as causas e os efeitos das dificuldades dos estudantes em dar sentido às representações simbólicas científicas e como superá-las.

Referências

CARVALHO, Ana Maria Pessoa de. Ensino de Ciências e a proposição de sequências de ensino investigativas. In: CARVALHO Ana Maria Pessoa de. (org.). Ensino de Ciências por Investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, 2013.

DUSCHL, Richard Alan. Science education in three-part harmony: balancing conceptual, epistemic and social learning goals. Review of Research in Education, [S. l.], v. 32, n. 1, p. 268-291, 2008.

FOUREZ, Gérard. Alphabétisation Scientifique et Technique – Essai sur les finalités de l’enseignement des sciences. Bruxelas: DeBoeck-Wesmael, 1994.

HURD, Paul DeHart. Scientific literacy: new minds for a changing world. Science Education, [S. l.], v. 82, n. 3, p. 407-416, 1998.

JIMÉNEZ-ALEIXANDRE, María Pilar; CRUJEIRAS, Beatriz. Epistemic practices and scientific practices in science education. In: TABER, Keith; AKPAN, Ben. (ed.). Science Education: an International Course Companion. [S. l.]: Springer, 2007. p. 69-80.

KELLY, Gregory. Inquiry, activity and epistemic practice. In: DUSCHL, Richard Alan; GRANDY, Richard. (ed.). Teaching Scientific Inquiry: recommendations for research and implementation. Rotterdam: Taipei Sense Publishers, 2008. p. 288-291.

LATOUR, Bruno; WOOLGAR, Steve. Laboratory life: the construction of scientific facts. Princenton: Princeton University Press. 1986.

LONGINO, Helen Elizabeth. Science as social knowledge: values and objectivity in science inquiry. Princeton: Princeton University Press, 1990.

LONGINO, Helen Elizabeth. The fate of knowledge. Princeton: Princeton University Press, 2002.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: SEB/MEC, 2017.

NICOLAU, Paula Bacelar. História da Classificação Biológica. [S. l.]: Universidade Aberta, 2017. Material pedagógico no âmbito de cursos da área da biologia. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.2/6133. Acesso em: 20 maio 2024.

OSBORNE, Jonathan; PIMENTEL, Daniel; ALBERTS, Bruce; ALLCHIN, Douglas; BARZILAI, Sarit; BERGSTROM, Carl; COFFEY, Janet; DONOVAN, Brian; KIVINEN, Kari; KOZYREVA. Anastasia.; WINEBURG, Sam. Science Education in an Age of Misinformation. California: Stanford University, 2022. https://sciedandmisinfo.sites.stanford.edu/sites/g/files/sbiybj25316/files/media/file/science_education_in_an_age_of_misinformation.pdf. Acesso em: 10 set. 2024.

SASSERON, Lúcia Helena. Alfabetização Científica como perspectiva formativa: resultados de pesquisa e possibilidades de novos estudos. In: MAGALHÃES JÚNIOR, Carlos Alberto de Oliveira (org.) Análise de dados em Educação para a Ciência e a Matemática. Ponta Grossa: Texto e Contexto, 2024. p. 103-112. Disponível em: https://www.textoecontextoeditora.com.br/assets/uploads/arquivo/cb032-ebook-analise-de-dados-em-educacao-para-a-ciencia-e-a-matematica-2405.pdf. Acesso em: 10 out. 2024.

SASSERON, Lúcia Helena. Ensino de ciências por investigação e o desenvolvimento de práticas: uma mirada para a base nacional comum curricular. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Rio de Janeiro, v. 18, n. 3, p. 1061-1085, 2018. https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4833. Acesso em: 8 set. 2024.

SASSERON, Lúcia Helena; MACHADO, Vitor Fabrício. Alfabetização científica na prática: inovando a forma de ensinar física. São Paulo: Livraria de Física, 2017.

STROUPE, David. Describing “Science Practice” in Learning Settings. Science Education, [S. l], v. 99, n. 5, p. 1033-1045, 2015.

Downloads

Publicado

29/08/2025

Edição

Seção

Dossiês

Categorias

Como Citar

Práticas científicas e epistêmicas na educação básica: Um episódio de ensino sobre a classificação dos seres vivos. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], 2025. DOI: 10.24979/ambiente.vi.1670. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/1670. Acesso em: 7 set. 2025.