A ciência como espaço de poder

Sonia Guimarães e as epistemologias feministas na desconstrução do ensino tradicional de ciências

Autores

  • Alcione Aparecida da Silva Universidade Estadual de Maringá image/svg+xml
  • Prof. Dr. Marcos Cesar Danhoni Neves Universidade Estadual de Maringá image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.24979/ambiente.vi.1662

Palavras-chave:

Ciência, Epistemologia, Poder, Ensino

Resumo

Esse estudo tem por objetivo analisar a ciência como espaço de poder, compreendendo-a como uma construção histórica.

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Biografia do Autor

  • Alcione Aparecida da Silva, Universidade Estadual de Maringá

    Doutoranda em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Mestra em História Pública pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Possui graduação em História pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP, 2004), em Letras – Espanhol (Segunda Licenciatura) também pela UENP (2020), em Pedagogia pela Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz (2015) e em Artes Visuais pelo Centro Universitário de Jales (2013). Atualmente é professora na Rede Municipal de Ensino de Ribeirão do Pinhal e na Rede Municipal de Abatiá. Atua na área da Educação, com ênfase nos temas de gênero, ensino de História, História Pública e História da Ciência.  https://orcid.org/0000-0002-8664-5189

  • Prof. Dr. Marcos Cesar Danhoni Neves, Universidade Estadual de Maringá
     

    Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com Mestrado em Física pela mesma instituição e Licenciatura em Física pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Realizou estágio de pós-doutorado em Educação para a Ciência no Dipartimento di Fisica da Università La Sapienza di Roma (Itália) e na Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Bauru, no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência. Especializou-se em Educação para a Ciência e a Tecnologia em Jerusalém, na Palestina (Cisjordânia). É Professor Titular do Departamento de Física da Universidade Estadual de Maringá (UEM), onde leciona desde 1989. Foi agraciado, por duas vezes, com o Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia, nas áreas de Ciências Humanas e Ciências Exatas. Coordena os planetários “Circus Stellarium” e “Professor Carlos Alfredo Argüello” na UEM. Atualmente, lidera a implantação do Parque da Ciência, que integrará o Planetário, o Observatório Astronômico Cortini-Vicentini e a Praça do Céu Tereza-Batista. https://orcid.org/0000-0002-3724-5373 

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Publicado

29/08/2025

Edição

Seção

Dossiês

Categorias

Como Citar

A ciência como espaço de poder: Sonia Guimarães e as epistemologias feministas na desconstrução do ensino tradicional de ciências. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], 2025. DOI: 10.24979/ambiente.vi.1662. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/1662. Acesso em: 7 set. 2025.