A importância da astronomia na educação escolar indígena

Uma prática interdisciplinar entre ciências e arte em uma escola Avá-Guarani no oeste do Paraná

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24979/ambiente.vi.1658

Palavras-chave:

Educação indígena, Astronomia, Arte e Ciências

Resumo

Este trabalho relata uma experiência interdisciplinar realizada nas aulas de ciências e arte, com o objetivo de evidenciar a importância da astronomia na educação escolar indígena, em uma escola Avá-Guarani, no oeste do Paraná. Com abordagem qualitativa e de cunho colaborativo aliado às abordagens artísticas para enriquecer a compreensão dos estudantes sobre fenômenos celestiais, promover conexão com suas tradições culturais, auxiliar no desenvolvimento de habilidades críticas e criativas ao se aproximarem dos conceitos científicos em um contexto que respeita e valoriza sua identidade cultural e, em evidência, está o trabalho docente que se desenvolve pautado na Etnociência. Para a coleta de dados, recorremos as produções feitas pelos estudantes, observações e anotações feitas pelos professores/pesquisadores, rodas de conversa com os rezadores indígenas e fotografias.

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Biografia do Autor

  • Renato Souza Da Cruz, Universidade Estadual de Maringá

    Este trabalho relata uma experiência interdisciplinar realizada nas aulas de ciências e arte, com o objetivo de evidenciar a importância da astronomia na educação escolar indígena, em uma escola Avá-Guarani, no oeste do Paraná. Com abordagem qualitativa e de cunho colaborativo aliado às abordagens artísticas para enriquecer a compreensão dos estudantes sobre fenômenos celestiais, promover conexão com suas tradições culturais, auxiliar no desenvolvimento de habilidades críticas e criativas ao se aproximarem dos conceitos científicos em um contexto que respeita e valoriza sua identidade cultural e, em evidência, está o trabalho docente que se desenvolve pautado na Etnociência. Para a coleta de dados, recorremos as produções feitas pelos estudantes, observações e anotações feitas pelos professores/pesquisadores, rodas de conversa com os rezadores indígenas e fotografias.

  • MARCOS CESAR DANHONI NEVES, Universidade Estadual de Maringá

    Este trabalho relata uma experiência interdisciplinar realizada nas aulas de ciências e arte, com o objetivo de evidenciar a importância da astronomia na educação escolar indígena, em uma escola Avá-Guarani, no oeste do Paraná. Com abordagem qualitativa e de cunho colaborativo aliado às abordagens artísticas para enriquecer a compreensão dos estudantes sobre fenômenos celestiais, promover conexão com suas tradições culturais, auxiliar no desenvolvimento de habilidades críticas e criativas ao se aproximarem dos conceitos científicos em um contexto que respeita e valoriza sua identidade cultural e, em evidência, está o trabalho docente que se desenvolve pautado na Etnociência. Para a coleta de dados, recorremos as produções feitas pelos estudantes, observações e anotações feitas pelos professores/pesquisadores, rodas de conversa com os rezadores indígenas e fotografias.

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Publicado

29/08/2025

Edição

Seção

Dossiês

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Como Citar

A importância da astronomia na educação escolar indígena: Uma prática interdisciplinar entre ciências e arte em uma escola Avá-Guarani no oeste do Paraná. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], 2025. DOI: 10.24979/ambiente.vi.1658. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/1658. Acesso em: 3 out. 2025.