A importância da astronomia na educação escolar indígena
Uma prática interdisciplinar entre ciências e arte em uma escola Avá-Guarani no oeste do Paraná
DOI:
https://doi.org/10.24979/ambiente.vi.1658Palavras-chave:
Educação indígena, Astronomia, Arte e CiênciasResumo
Este trabalho relata uma experiência interdisciplinar realizada nas aulas de ciências e arte, com o objetivo de evidenciar a importância da astronomia na educação escolar indígena, em uma escola Avá-Guarani, no oeste do Paraná. Com abordagem qualitativa e de cunho colaborativo aliado às abordagens artísticas para enriquecer a compreensão dos estudantes sobre fenômenos celestiais, promover conexão com suas tradições culturais, auxiliar no desenvolvimento de habilidades críticas e criativas ao se aproximarem dos conceitos científicos em um contexto que respeita e valoriza sua identidade cultural e, em evidência, está o trabalho docente que se desenvolve pautado na Etnociência. Para a coleta de dados, recorremos as produções feitas pelos estudantes, observações e anotações feitas pelos professores/pesquisadores, rodas de conversa com os rezadores indígenas e fotografias.
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