As estruturas que formam o campo do currículo prescrito da formação inicial de professores ribeirinhos para o ensino de ciências

Construção do habitus profissional docente à luz de Bourdieu

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24979/ambiente.vi.1652

Palavras-chave:

Formação de professores, Campo, Capital cultural, Habitus, Ensino de Ciências

Resumo

Diante das novas adversidades, a diversidade e pluralidade cultural presente nos espaços educativos, pensando na formação acadêmica para a área de Ciências da Natureza, este artigo objetivou compreender como as estruturas que formam o campo do currículo prescrito do curso de formação inicial de professores de ciências e química influenciam na sua prática pedagógica, ancorado no aporte teórico bourdieusiano. Assim, mediante a análise documental, este trabalho analisa os Projetos Pedagógicos e as Matrizes Curriculares dos cursos de Licenciatura de Ciências Naturais, Ciências Biológicas e Química de duas Instituições de Ensino Superior públicas, no estado do Amazonas, no que se refere ao capital cultural e habitus docentes advindos da sua formação inicial. Como resultado, estes cursos continuam a promover os saberes das disciplinas específicas, dando um poder maior dentro do currículo em relação às disciplinas pedagógicas e às disciplinas que deveriam levar saberes sobre o contexto regional de onde estão inseridos esses futuros professores desses cursos. Portanto, é nesse espaço acadêmico que o professor em formação, passa a se socializar e aprender a reconhecer valores, competências, habilidades que irão funcionar como estratégias e valores específicos para sua atuação como profissional docente.

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Biografia do Autor

  • Edilene da Silva Souza, Universidade Estadual de Maringá

    Doutoranda do curso de pós-graduação em Educação para Ciências e a Matemática-(UEM), Universidade Estadual de Maringá.

  • Dr. Edson José Wartha, Universidade Federal de Sergipe

    Doutor em Ensino de Ciências -USP, Professor do Departamento de Química da Universidade Federal de Sergipe, Coordenador do Polo Acadêmico RENOEN/UFS.

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Publicado

29/08/2025

Como Citar

As estruturas que formam o campo do currículo prescrito da formação inicial de professores ribeirinhos para o ensino de ciências: Construção do habitus profissional docente à luz de Bourdieu. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], 2025. DOI: 10.24979/ambiente.vi.1652. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/1652. Acesso em: 7 set. 2025.

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