As estruturas que formam o campo do currículo prescrito da formação inicial de professores ribeirinhos para o ensino de ciências
Construção do habitus profissional docente à luz de Bourdieu
DOI:
https://doi.org/10.24979/ambiente.vi.1652Palavras-chave:
Formação de professores, Campo, Capital cultural, Habitus, Ensino de CiênciasResumo
Diante das novas adversidades, a diversidade e pluralidade cultural presente nos espaços educativos, pensando na formação acadêmica para a área de Ciências da Natureza, este artigo objetivou compreender como as estruturas que formam o campo do currículo prescrito do curso de formação inicial de professores de ciências e química influenciam na sua prática pedagógica, ancorado no aporte teórico bourdieusiano. Assim, mediante a análise documental, este trabalho analisa os Projetos Pedagógicos e as Matrizes Curriculares dos cursos de Licenciatura de Ciências Naturais, Ciências Biológicas e Química de duas Instituições de Ensino Superior públicas, no estado do Amazonas, no que se refere ao capital cultural e habitus docentes advindos da sua formação inicial. Como resultado, estes cursos continuam a promover os saberes das disciplinas específicas, dando um poder maior dentro do currículo em relação às disciplinas pedagógicas e às disciplinas que deveriam levar saberes sobre o contexto regional de onde estão inseridos esses futuros professores desses cursos. Portanto, é nesse espaço acadêmico que o professor em formação, passa a se socializar e aprender a reconhecer valores, competências, habilidades que irão funcionar como estratégias e valores específicos para sua atuação como profissional docente.
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