A Coordenação Pedagógica na Educação Básica
Desafios e percepções sobre atribuições e práticas profissionais
DOI:
https://doi.org/10.24979/ambiente.vi.1649Palavras-chave:
Desafios Profissionais, Educação Básica, Liderança, Gestão PedagógicaResumo
Tendo como eixo central a formação profissional do pedagogo e o exercício profissional, em específico a Coordenação Pedagógica, torna-se fundamental compreender as atribuições da função direcionadas à Formação Docente, ao reconhecimento e à reflexão acerca do trabalho desenvolvido pelo Coordenador Pedagógico dentro das escolas da Educação Básica. Nessa direção, se estabeleceu como objetivo central, investigar a percepção dos Coordenadores Pedagógicos sobre as atribuições e os desafios profissionais na prática pedagógica na Educação Básica. Trata-se de um estudo exploratório qualitativo, desenvolvido mediante a aplicação de entrevista estruturada. Os resultados apontam que, a sobrecarga administrativa, a falta de recursos humanos e os desafios de gestão de pessoas, tornam a função multifacetada e exigente, criando barreiras que muitas vezes dificultam o foco em ações pedagógicas estratégicas, restringindo o papel do Coordenador Pedagógico.
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