Currículo em análise
Representatividade de questões étnico-raciais e de gênero nos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas no Paraná
DOI:
https://doi.org/10.24979/ambiente.vi.1648Palavras-chave:
Étnico-Racial, Gênero, Currículo, Ensino de BiologiaResumo
Este estudo analisa a representatividade das questões étnico-raciais e de gênero nos currículos dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas das Instituições Públicas do Paraná. Fundamentado em uma abordagem qualitativa interpretativa, o trabalho realizou uma análise documental de matrizes curriculares e Projetos Pedagógicos de Curso quanto a essa representatividade. Os resultados obtidos indicam que, apesar da presença de disciplinas que abordam Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER), seis dos 20 cursos carecem de disciplinas obrigatórias acerca de gênero. Observou-se, ainda, uma predominância de temas relacionados à “Cultura Afro-Brasileira” e “Direitos Humanos e Diversidade”, com menor destaque para questões de “Decolonialidade” e “Gênero e Sexualidade”. Essa lacuna ressalta a necessidade de uma formação docente que contemple criticamente a diversidade e a equidade, conforme estipulado pelas leis educacionais. Conclui-se que, embora existam aperfeiçoamentos na inclusão dessas temáticas, persistem desafios para a efetiva implementação de um currículo comprometido com a justiça social e a cidadania.
Downloads
Referências
ANDRADE, L. M.; NASCIMENTO, L. M. M. Formação de professores/as de Biologia para a educação das relações étnico-raciais. Revista de Ensino de Biologia da Sbenbio, v. 16, p. 493-512, 22 nov. 2023. Disponível em: http://dx.doi.org/10.46667/renbio.v16inesp.1.990. Acesso em: 10 set. 2024.
ARAÚJO, L. F.; FONSECA, C. R. A influência da Declaração Universal dos Direitos Humanos no Direito brasileiro. Revista Jus Navigandi, Teresina, ano 17, n. 3200, 5 abr. 2012. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/21440. Acesso em: 08 out. 2024.
BARBARA, A. C. F.; SILVÉRIO, F. F.; MOTOKANE, M. T. Relações étnico-raciais nos Projetos Político-Pedagógicos de Licenciaturas em Biologia de São Paulo. Práxis Educativa, v. 17, p. 1-22, 2022. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/19395. Acesso em: 08 set. 2024.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Tradução: Luís Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016.
BATISTA, I. L.; HEERDT, B.; KIKUCHI, L. A.; BARBOSA, R. G.; BASTOS, V. C. Saberes docentes e invisibilidade feminina nas Ciências. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 9. 2013. Águas de Lindóia. Anais […]. Águas de Lindóia, 2013. p. 1-8.
BATISTA, I. L.; TOREJANI, A. T. C.; HEERDT, B.; LUCAS, L. B.; OHIRA, M. A.; CORRÊA, M. L.; BARBOSA, R.; BASTOS, V., C. Gênero feminino e formação de professores na pesquisa em Educação Científica e Matemática no Brasil. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 8. 2011. Campinas. [Anais…]. Campinas, 2011. p-12.
BOGDAN, R. e BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.
BRASIL. Secretaria da Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília: Secadi, 2013.
BRASIL. EC n. 106/2020. Constituição da República Federativa do Brasil. Distrito Federal: Supremo Tribunal Federal, Secretaria de Documentação, 2020. 1-583. Disponível em: https://www.saaesmv.ba.gov.br/wp. Acesso em: 11 out. 2024.
BRASIL. Lei Nº 10.172, de 9 de janeiro de 2001. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 7, p.1-20, 10 jan.2001.
BRASIL. Lei Nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003.Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira”, e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 8, p. 1, 10 jan. 2003.
BRASIL. Parecer CNE/CP No 3, de 10 de março de 2004. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília: Ministério da Educação, Conselho Nacional da Educação, [2004a]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/cnecp_003.pdf. Acesso em: 24 set. 2024.
BRASIL. Resolução CNE/CEP Nº 2, de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília: Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação, Conselho Pleno, [2015a]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/agosto-2017-pdf/70431-res-cne-cp-002-03072015-pdf/file. Acesso em: 04 out. 2024.
BRASIL. Resolução CNE/CP Nº 1, de 30 de maio de 2012. Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos. Magistério da Educação Básica. Brasília: Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação, Conselho Pleno, [2012]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rcp001_12.pdf. Acesso em: 08 out. 2024.
BRASIL. Resolução CNE/CP Nº 2, de 22 de dezembro de 2017. Institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular, a ser respeitada obrigatoriamente ao longo das etapas e respectivas modalidades no âmbito da Educação Básica. Brasília: Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação, Conselho Pleno, [2017]. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico/ RESOLUCAOCNE_CP222DEDEZEM BRODE2017.pdf. Acesso em: 04 out. 2024.
BRASIL. Resolução Nº 1, de 17 de junho de 2004. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília: Ministério da Educação, Conselho Nacional da Educação, [2004b]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/res012004.pdf. Acesso em: 24 set. 2024.
DIAS, T. L. S. Modalidades didáticas aplicadas no ensino de evolução segundo dissertações e teses (1999-2019). In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 8., 2021. Anais…, Campina Grande: Realize Editora, 2021. p.1-9. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/76470. Acesso em: 04 nov. 2024.
FERREIRA, I. Desequilíbrio de gênero afeta mulheres cientistas no Brasil: indicadores de financiamento são piores em exatas e engenharias, áreas em que prevalece a hegemonia masculina. Jornal da USP, [s. l.: s. n.], 17 jan. 2018. Disponível em: https://jornal.usp.br/ciencias/ciencias humanas/desequilíbrio-de-gênero-afeta-mulheres-cientistas-no-brasil/. Acesso em: 11 set. 2024.
FIGUEIRÓ, M. N. D. Formação de Educadores sexuais: adiar não é mais possível. Campinas, SP: Mercado de Letras, Londrina, PR: Eduel, 2006.
GOMES, N. L. Educação, raça e gênero: relações imersas na alteridade. Cadernos Pagu. v6. n7.p.67-82. 1996.
GOMES, N. L. Relações étnico-raciais, educação e descolonização dos currículos. Currículo sem Fronteiras, [s. l.], v. 12, n. 1, p. 98-109, jan./abr. 2012. Disponível em: http://www.apeoesp.org.br/sistema/ck/files/5_Gomes_N%20L_Rel_etnico_raciais_educ%20e%20descolonizacao%20do%20curriculo.pdf. Acesso em: 04 out. 2024.
HAAS, C. M. Projetos pedagógicos nas instituições de educação superior: aspectos legais na gestão acadêmica. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, [s. l.], v. 26, n. 1, p. 151-171, jan./abr. 2010. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/19688. Acesso em: 10 out. 2024.
HEERDT, B.; BATISTA, I. de L. Questões de gênero e da natureza da ciência na formação docente. Investigações em Ensino de Ciências, v. 21, n. 2, p. 30–51, 2016. DOI: 10.22600/1518-8795.ienci 2016v21n2p30. Disponível em: https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/7. Acesso em: 4 nov. 2024.
JESUS, J.; SANTOS, P. M. C.; PRUDÊNCIO, V. C. A. Relações étnico-raciais e o ensino de ciências: um mapeamento das pesquisas sobre o tema. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 28, n. 55, p. 221–236, 2019. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194. 2019.v28.n55.p221-236. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7192. Acesso em: 24 out. 2024.
LETA, J. As mulheres na ciência brasileira: crescimento, contrastes e um perfil de sucesso. Estudos avançados., São Paulo, v. 17, n. 49, p. 271-284, Dec. 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/a/F8MbrypqGsJxTzs6msYFp9m/. Acesso em: 05 out. 2024.
MELO, M. C. C.; FRANÇA, S. B.: A temática étnico-racial na formação inicial de professores de ciências biológicas. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 6, n. 1, p. 4703-4710, 2020. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6482. Acesso em 10 out. 2024.
MUNANGA, K. (org). Superando o racismo na escola. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005. 204 p.
MUNANGA, K.; GOMES, N. L. O negro no Brasil de hoje. São Paulo: Global, 2006. 224 p.
ONU. Organização das Nações Unidas. Declaração Universal dos Direitos Humanos. Assembleia Geral das Nações Unidas em Paris. 10 dez. 1948. Disponível em: https://nacoesunidas.org/direitoshumanos/declaracao/. Acesso em: 5 set. 2024.
ONU. Organização das Nações Unidas. Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. 2015. Disponível em: https://nacoesunidas.org/wp content/uploads/2015/10/agenda2030-pt-br.pdf. Acesso em: 01 set. 2024.
PINHEIRO, B. C. S. Educação em Ciências na escola democrática e as relações étnico-raciais. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v.19, p. 329-344, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/13139. Acesso em: 24 out. 2024.
PROENÇA, A. O.; BALDAQUIM, M. J.; BATISTA, I. L.; BROIETTI, F. C. D. Tendências das Pesquisas de Gênero na Formação Docente em Ciências no Brasil. Química Nova na Escola, Londrina, v. 41, n. 1, p. 98-107, 2019. Sociedade Brasileira de Química (SBQ). http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160145.
SEPÚLVEDA, C. A. S. O racismo científico como plataforma para educação das relações étnico-raciais no ensino de ciências. In: CUSTÓDIO, J. F. et al. (org.). Programa de Pós- Graduação em educação científica e tecnológica (PPGECT): contribuições para pesquisa e ensino. São Paulo: Livraria da Física. 2018. p. 243-270.
SILVA, F. F.; RIBEIRO, P. R. C. (2010). Mulheres na ciência: problematizando discursos e práticas sociais na constituição de mulheres-cientistas. In: Congresso Ibero Americano De Ciência Tecnologia E Gênero, 8. Curitiba: UTFPR, 2010. Disponível em: Acesso em: 25 jul. 2024.
SOUZA, B. B.; MEGLHIORATTI, F. A.; BATISTA, I. L. As temáticas de Gênero e Sexualidade nos Projetos Pedagógicos de cursos de licenciatura de uma Universidade Pública do Estado do Paraná - Brasil. In: AUGUSTO, THAÍS GIMENEZ DA SILVA; LONDERO, LEANDRO. (Org.). Formação de Professores em Ciências da Natureza: percursos teóricos e práticas formativas. 1 ed.Porto Alegre: Editora Fi, 2018, v., p. 1-250. Disponível em: https://www.editorafi.org/275cienciasnaturais. Acesso em: 20 out. 2024.
TORRESI, S. I. C.; PARDINI, V. L.; FERREIRA, V. F. A desigualdade só aumenta o prejuízo e diminui as oportunidades. Química Nova, [s. l.], v. 33, n. 3, p. 499, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/qn/a/npWgtGv5grPksndsYsqjMTg/?lang=pt. Acesso em: 01 nov. 2024.
VEIGA, I. P. A. (org.) Educação Básica e Educação Superior: projeto político-pedagógico. Campinas: Papirus, 2004. p. 13-45.
VERRANGIA, D. Educação científica e a diversidade étnico-racial: o ensino e a pesquisa em foco. Interações, n. 31, p. 2-27, 2014. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/6368. Acesso em: 24 out. 2024.
VERRANGIA, D.; SILVA, P. B. G. Cidadania, relações étnico-raciais e educação: desafios e potencialidades do ensino de Ciências. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 36, n.3, p. 705-718, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/wqb8HvXMVG8C8KD7hKn5Tms/?lang=pt. Acesso em: 27. out. 2024.
Downloads
Publicado
Licença
Direitos autorais (c) 2025 Júlia Faria Conti , Felipe Patron Cândido, Irinéa de Lourdes Batista

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Todo o conteúdo desta revista está protegido pela Lei de Direitos Autorais (9.610/98). A reprodução parcial ou completa de artigos, fotografias ou artes no geral contidas nas publicões deve ser creditada ao autor em questão. A revista Ambiente: Gestão e Desenvolvimento (ISSN 1981-4127) é distribuída sob a licença Creative Commons – Atribuição – uso comercial – compartilhamento pela mesma licença (BY). Há permissão de uso e criação de obras derivadas do material, contanto que haja atribuição de créditos (BY). As publicaçãos são distribuídas gratuitamente no site oficial.