Currículo em análise

Representatividade de questões étnico-raciais e de gênero nos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas no Paraná

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24979/ambiente.vi.1648

Palavras-chave:

Étnico-Racial, Gênero, Currículo, Ensino de Biologia

Resumo

Este estudo analisa a representatividade das questões étnico-raciais e de gênero nos currículos dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas das Instituições Públicas do Paraná. Fundamentado em uma abordagem qualitativa interpretativa, o trabalho realizou uma análise documental de matrizes curriculares e Projetos Pedagógicos de Curso quanto a essa representatividade. Os resultados obtidos indicam que, apesar da presença de disciplinas que abordam Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER), seis dos 20 cursos carecem de disciplinas obrigatórias acerca de gênero. Observou-se, ainda, uma predominância de temas relacionados à “Cultura Afro-Brasileira” e “Direitos Humanos e Diversidade”, com menor destaque para questões de “Decolonialidade” e “Gênero e Sexualidade”. Essa lacuna ressalta a necessidade de uma formação docente que contemple criticamente a diversidade e a equidade, conforme estipulado pelas leis educacionais. Conclui-se que, embora existam aperfeiçoamentos na inclusão dessas temáticas, persistem desafios para a efetiva implementação de um currículo comprometido com a justiça social e a cidadania.

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Biografia do Autor

  • Júlia Faria Conti , Universidade Estadual de Londrina

    Formada em Ciências Biológicas na Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus Luiz Meneghel (UENP-CLM) no ano de 2023 e atualmente me encontro cursando o primeiro semestre do Mestrado de Ensino de Ciências e Educação Matemática do programa PECEM da Universidade Estadual de Londrina (UEL) . Tenho interesse e afinidade pelas áreas do Ensino de Ciências voltada a questões de genêro e raça!. Desde o início de minha formação estive vinculada a estágios voluntários em iniciação científica, com abordagens em equidade de genêro e raça. Fui estagiaria do PIBID-UENP, PCIV-UENP e PIBIC-UENP. Gosto e também tenho interesse na área da ecologia, mais especificamente em comportamento animal, na área da evolução das espécies e nas áreas de biologia marinha. Trabalho de conclusão de curso (TCC), voltado a ciências da natureza com a temática mulheres negras na ciência. 

  • Felipe Patron Cândido, Universidade Estadual de Londrina

    Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2016). Licenciatura Plena em Física pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2018). Especialista em História e Filosofia das Ciências pela Faculdade Unyleya (2018). Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática (UEL). Doutorando em Ensino de Ciências e Educação Matemática (UEL). Pesquisador em Fundamentos e Abordagens Interdisciplinares com foco nas relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). 

  • Irinéa de Lourdes Batista, Universidade Estadual de Londrina

    Graduada em Física, modalidade Licenciatura, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1987), mestre em Ensino de Ciências (Modalidade Física e Química) pela Universidade de São Paulo (1992), doutora em Filosofia pela Universidade de São Paulo/ Université Paris VII (1999), com pós-doutorado em Ciência, Tecnologia e Sociedade no Massachusetts Institute of Technologie (MIT), no período de 2009/10. Atualmente é Professora Associada no Departamento de Física da Universidade Estadual de Londrina (UEL), com atuação em cursos de graduação em Física, de especilaização em Ensino de Física e em História e Filosofia da Ciência, e no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Doutorado e Mestrado) em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PECEM). Atuou como professora visitante convidada na Université de la Bretagne Occidentale - Brest (2012) e na Universidad de Chile (2013). É membro da coordenação do Programa de Stricto Sensu/PECEM/UEL. Foi coordenadora do Colegiado Geral de Programas de Pós Graduação em Stricto Sensu da UEL, membro da Câmara de Pós Graduação e do CEPE, do Conselho de Interação Universidade e Sociedade e do Conselho Universitário da UEL (2013-2017). Compôs como membro a diretoria da ABRAPEC. É pesquisadora nas interfaces disciplinares de Física/Ciências/História e Filosofia da Ciência/ Educação em Ciências e Matemática, nos seguintes temas: Formação de professores e Aprendizagem em Ciências (Física, Biologia e Química) e Matemática; História e Filosofia da Física; História e Filosofia das Ciências; Interdisciplinaridade, Complexidade, Questões de Gênero e Ensino de Ciências e Matemática. É coordenadora bolsista CAPES da Residência Pedagógica Interdisciplinar Físicia/Química - UEL (2022-2024).

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29/08/2025

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Dossiês

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Currículo em análise: Representatividade de questões étnico-raciais e de gênero nos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas no Paraná. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], 2025. DOI: 10.24979/ambiente.vi.1648. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/1648. Acesso em: 7 set. 2025.