Formação em desalinho? A perspectiva de auxiliares de sala sobre a capacitação na educação infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24979/ambiente.v18i2.1646

Palavras-chave:

Auxiliar de sala, Educação infantil, Formação Profissional

Resumo

Os auxiliares desempenham um papel importante de apoio ao professor no contexto de sala de aula, sobretudo no atendimento integral às crianças, e ainda assim permanecem à margem dos debates sobre formação profissional e docente. Em vista disso, este estudo emerge a partir do seguinte questionamento: Como os auxiliares de sala avaliam a sua capacitação para atuação na educação infantil? O objetivo geral consiste em compreender a perspectiva de auxiliares de sala sobre a capacitação para atuação na educação infantil. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa com entrevistas semiestruturadas com 6 auxiliares de sala que atuam em escolas públicas do Sertão Central Cearense. Os principais resultados indicam a existência de uma lacuna significativa entre a formação e a atuação profissional desses auxiliares, além de apontar para aspectos como falta de reconhecimento profissional, escassez de formações específicas para atuar na educação infantil e sobrecarga de trabalho. Este estudo conclui que os auxiliares de sala enfrentam uma formação insuficiente e pouco alinhada às exigências da prática pedagógica na educação infantil. 

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Biografia do Autor

  • Graziela Vieira Felipe, Faculdade de Quixeramobim - FAUNIQ

    Discente do curso de Psicologia da Faculdade de Quixeramobim - FAUNIQ. 

  • Mariana Patricio de Sousa, Faculdade de Quixeramobim - FAUNIQ

    Discente do curso de Psicologia da Faculdade de Quixeramobim - FAUNIQ. 

  • Henrique Pereira da Silva, Universidade Federal do Ceará

    Doutorando e Mestre em Administração e Controladoria (PPAC/UFC). Especialista em Metodologia do Ensino a Distância (UNINASSAU) e Bacharel em Administração (UNICATÓLICA). Possui experiência profissional em docência e educação a distância. Pesquisa e desenvolve trabalhos na área de empreendedorismo, com foco nas competências empreendedoras, economia étnica e decolonialidade, incluindo questões étnico-raciais e de gênero no contexto do empreendedorismo contemporâneo. Professor da FAUNIQ. 

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Publicado

06/10/2025

Como Citar

Formação em desalinho? A perspectiva de auxiliares de sala sobre a capacitação na educação infantil. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], v. 18, n. 2, 2025. DOI: 10.24979/ambiente.v18i2.1646. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/1646. Acesso em: 7 out. 2025.