Formação em desalinho? A perspectiva de auxiliares de sala sobre a capacitação na educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.24979/ambiente.v18i2.1646Palavras-chave:
Auxiliar de sala, Educação infantil, Formação ProfissionalResumo
Os auxiliares desempenham um papel importante de apoio ao professor no contexto de sala de aula, sobretudo no atendimento integral às crianças, e ainda assim permanecem à margem dos debates sobre formação profissional e docente. Em vista disso, este estudo emerge a partir do seguinte questionamento: Como os auxiliares de sala avaliam a sua capacitação para atuação na educação infantil? O objetivo geral consiste em compreender a perspectiva de auxiliares de sala sobre a capacitação para atuação na educação infantil. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa com entrevistas semiestruturadas com 6 auxiliares de sala que atuam em escolas públicas do Sertão Central Cearense. Os principais resultados indicam a existência de uma lacuna significativa entre a formação e a atuação profissional desses auxiliares, além de apontar para aspectos como falta de reconhecimento profissional, escassez de formações específicas para atuar na educação infantil e sobrecarga de trabalho. Este estudo conclui que os auxiliares de sala enfrentam uma formação insuficiente e pouco alinhada às exigências da prática pedagógica na educação infantil.
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