Hormônios femininos

Uso da modelagem no processo de ensino e aprendizagem de química orgânica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24979/ambiente.vi.1642

Palavras-chave:

Hormônios, Orgânica, Biomoléculas, Ensino de química

Resumo

Atualmente é imprescindível a pesquisa e a implementação de ferramentas de suporte ao aprendizado dos conteúdos, com o propósito de criar métodos alternativos que facilitem o processo de aprendizado, ampliando o entendimento sobre a ciência química. Neste processo, o uso de técnicas e instrumentos de modelagem, aliadas à utilização de softwares para o ensino de Química Orgânica, têm sido bastante frequentes. Este estudo empregou uma abordagem qualitativa descritiva para discutir, detalhar e expressar os processos de ensino-aprendizagem de estruturas hormonais femininas, abordados em sala de aula, com alunos do ensino médio de uma escola pública em Manaus, Amazonas. O presente trabalho teve como objetivo mapear os conhecimentos prévios dos (as) alunos (as) sobre a temática. Além disso, apresenta um relato sobre a aplicação da modelagem no aprendizado de hormônios femininos, diretamente ligado à química orgânica como ferramenta de modelação. O resultado final foi observado no processo de pensamento científico crítico, no desenvolvimento de argumentos e no aprimoramento de habilidades e saberes em química.

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Publicado

29/08/2025

Como Citar

Hormônios femininos: Uso da modelagem no processo de ensino e aprendizagem de química orgânica. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], 2025. DOI: 10.24979/ambiente.vi.1642. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/1642. Acesso em: 7 set. 2025.