Contribuições dos jogos matemáticos não digitais para o desenvolvimento cognitivo
DOI:
https://doi.org/10.24979/ambiente.vi.1637Palavras-chave:
Jogos matemáticos, Desenvolvimento cognitivo, Ensino de Matemática, Aprendizagem AtivaResumo
Neste estudo, exploramos o potencial de jogos matemáticos não digitais como ferramenta para o desenvolvimento cognitivo e a melhoria do ensino de Matemática. A partir de um mapeamento bibliográfico da literatura, identificamos que esses jogos, caracterizados pela ausência de elementos digitais, oferecem um rico conjunto de elementos que podem contribuir para o aprendizado matemático. Ao analisar os estudos, observamos que os jogos matemáticos não digitais promovem o desenvolvimento de habilidades como raciocínio lógico, resolução de problemas e criatividade. Além disso, a análise qualitativa dos dados permitiu identificar que esses jogos podem ser classificados em diferentes categorias, como jogos de tabuleiro, desafios e quebra-cabeças, cada uma com suas especificidades e contribuições para o processo de ensino e aprendizagem.
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