Contribuições dos jogos matemáticos não digitais para o desenvolvimento cognitivo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24979/ambiente.vi.1637

Palavras-chave:

Jogos matemáticos, Desenvolvimento cognitivo, Ensino de Matemática, Aprendizagem Ativa

Resumo

Neste estudo, exploramos o potencial de jogos matemáticos não digitais como ferramenta para o desenvolvimento cognitivo e a melhoria do ensino de Matemática. A partir de um mapeamento bibliográfico da literatura, identificamos que esses jogos, caracterizados pela ausência de elementos digitais, oferecem um rico conjunto de elementos que podem contribuir para o aprendizado matemático. Ao analisar os estudos, observamos que os jogos matemáticos não digitais promovem o desenvolvimento de habilidades como raciocínio lógico, resolução de problemas e criatividade. Além disso, a análise qualitativa dos dados permitiu identificar que esses jogos podem ser classificados em diferentes categorias, como jogos de tabuleiro, desafios e quebra-cabeças, cada uma com suas especificidades e contribuições para o processo de ensino e aprendizagem.

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Publicado

29/08/2025

Edição

Seção

Dossiês

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Como Citar

Contribuições dos jogos matemáticos não digitais para o desenvolvimento cognitivo. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], 2025. DOI: 10.24979/ambiente.vi.1637. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/1637. Acesso em: 17 nov. 2025.