Análise das contribuições de um vídeo educativo para o ensino de biologia celular em turmas de ensino médio técnico em uma escola do Paraná

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24979/ambiente.vi.1634

Palavras-chave:

Aprendizagem em Ciências Biológicas, Compreensão de estudantes, , Ensino, Recursos Audiovisuais

Resumo

Este trabalho analisou as contribuições de um vídeo educativo para o ensino de biologia celular em três turmas do primeiro ano do Ensino Médio técnico de um colégio estadual do Paraná. O vídeo abordou a origem e evolução das células, e as diferenças entre células procarióticas e eucarióticas. Utilizamos um questionário com 10 perguntas sobre citologia antes e depois da exibição do vídeo para avaliar a compreensão dos estudantes. As questões com maior taxa de erro envolveram temas mais específicos e complexos, como a organização do DNA em procariontes e a existência de organismos eucariontes unicelulares, devido à complexidade conceitual e a compreensão equivocada da teoria da evolução. Em contraste, as perguntas com maior taxa de acerto trataram de conceitos básicos e amplamente conhecidos, como a universalidade das células e as diferenças fundamentais entre eucariontes e procariontes. A análise revelou que o vídeo ajudou a reduzir erros e aumentar acertos nas questões básicas, mas não conseguiu alterar significativamente as concepções dos estudantes em relação aos conceitos mais abstratos. Isso sugere que são necessárias estratégias complementares ao vídeo para melhorar a compreensão dos estudantes sobre tópicos mais complexos da biologia celular.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

CASTRO-CALDAS, A. Os processos neurobiológicos subjacentes ao conhecimento da matemática. In: CATRO, Nuno (Org.). Desastre no ensino da matemática: como recuperar o tempo perdido. Lisboa: Gradiva, 2006. P. 196-201.

DURÉ, R. C.; ANDRADE, M. J. D.; ABÍLIO, F. J. P. Ensino de Biologia e Contextualização do Conteúdo: Quais Temas o Aluno de Ensino Médio Relaciona com o seu Cotidiano?. Experiências em ensino de ciências, v. 13, n. 1, p. 259-272, 2018.

GIORDAN, A.; VECCHI, G. de. As origens do saber: das concepções dos aprendentes aos conceitos científicos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

MACHADO, M. H.; VIEIRA, V. S.; MEIRELLES, R. M. S. Uso do vídeo no ensino de biologia como estratégia para discussão e abordagens de temas tecnológicos. III Encontro Nacional de Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente. Anais... Niterói, 2012.

MICHELOTTI, A.; ROSA, M. T.; LORETO, E. L. S. A produção de vídeos didáticos como ferramenta para o ensino de Biologia Celular. Revista de Ensino de Bioquímica, v. 21, n. 2, p. 137-150, 2023. DOI: https://doi.org/10.16923/reb.v21i2.1011

NOGUEIRA-MARTINS, M. C. F.; BÓGUS, C. M. Considerações sobre a metodologia qualitativa como recurso para o estudo das ações de humanização em saúde. Saúde e sociedade, v. 13, p. 44-57, 2004. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-12902004000300006

OLIVEIRA, M. F.; NEGREIROS, J. G. M.; NEVES, A. C. Condicionantes da aprendizagem da matemática: uma revisão sistêmica da literatura. Educação e Pesquisa, v. 41, p. 1023-1037, 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-97022015051533

PAZZA, R.; PENTEADO, P. R.; KAVALCO, K. F Misconceptions about evolution in Brazilian freshmen students. Evolution: Education and Outreach, v. 3, p. 107-113, 2010. DOI: https://doi.org/10.1007/s12052-009-0187-3

POBINER, Briana et al. Using human examples to teach evolution to high school students: Increasing understanding and decreasing cognitive biases and misconceptions. Evolution education re-considered: Understanding what works, p. 185-205, 2019. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-030-14698-6_11

RODRIGUES, R. F.; CASTRO, D. T. Os desafios da educação frente as novas tecnologias. Revista Observatório, v. 6, n. 1, p. a6pt-a6pt, 2020. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2020v6n1a6pt

SALES, E. D. N. S.; MELO, D. F. P. POSSIBILIDADES E DESAFIOS NA IMPLEMENTAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS DIGITAIS NO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO. DESAFIOS-Revista Interdisciplinar da Universidade Federal do Tocantins, 2023.

WATTS, E. M. Beyond survival of the fittest: a look at students’ misconceptions about natural selection and evolutionary theory. Natural Selection: Revisiting its Explanatory Role in Evolutionary Biology, p. 465-482, 2021. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-030-65536-5_16

YATES, T. B.; MAREK, E. A. Teachers teaching misconceptions: A study of factors contributing to high school biology students’ acquisition of biological evolution-related misconceptions. Evolution: Education and Outreach, v. 7, p. 1-18, 2014. DOI: https://doi.org/10.1186/s12052-014-0007-2

Downloads

Publicado

29/08/2025

Como Citar

Análise das contribuições de um vídeo educativo para o ensino de biologia celular em turmas de ensino médio técnico em uma escola do Paraná. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], 2025. DOI: 10.24979/ambiente.vi.1634. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/1634. Acesso em: 24 out. 2025.