Análise das contribuições de um vídeo educativo para o ensino de biologia celular em turmas de ensino médio técnico em uma escola do Paraná
DOI:
https://doi.org/10.24979/ambiente.vi.1634Palavras-chave:
Aprendizagem em Ciências Biológicas, Compreensão de estudantes, , Ensino, Recursos AudiovisuaisResumo
Este trabalho analisou as contribuições de um vídeo educativo para o ensino de biologia celular em três turmas do primeiro ano do Ensino Médio técnico de um colégio estadual do Paraná. O vídeo abordou a origem e evolução das células, e as diferenças entre células procarióticas e eucarióticas. Utilizamos um questionário com 10 perguntas sobre citologia antes e depois da exibição do vídeo para avaliar a compreensão dos estudantes. As questões com maior taxa de erro envolveram temas mais específicos e complexos, como a organização do DNA em procariontes e a existência de organismos eucariontes unicelulares, devido à complexidade conceitual e a compreensão equivocada da teoria da evolução. Em contraste, as perguntas com maior taxa de acerto trataram de conceitos básicos e amplamente conhecidos, como a universalidade das células e as diferenças fundamentais entre eucariontes e procariontes. A análise revelou que o vídeo ajudou a reduzir erros e aumentar acertos nas questões básicas, mas não conseguiu alterar significativamente as concepções dos estudantes em relação aos conceitos mais abstratos. Isso sugere que são necessárias estratégias complementares ao vídeo para melhorar a compreensão dos estudantes sobre tópicos mais complexos da biologia celular.
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