Os Conceitos de consciência ingênua e consciência crítica de Álvaro Vieira Pinto (1907-1985)

Ponderações sobre sua contribuição para analisar o ideário pedagógico da BNCC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24979/ambiente.vi.1633

Palavras-chave:

BNCC, Educação, Neoliberalismo, Política educacional

Resumo

Este artigo discute a configuração curricular da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) à luz da teoria educacional de Álvaro Vieira Pinto. Através de uma análise documental, concepções de educação, ser humano e saber de Vieira Pinto são tensionadas com os conceitos da política nacional. Nos anos 1960, Vieira Pinto vivenciou disputas por espaços no currículo durante a produção da primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação, influenciando sua obra. Ao evidenciar os conceitos presentes na obra do intelectual e no texto da política nacional é importante considerar os diferentes contextos históricos das produções. Para Vieira Pinto, em suas teorias e concepções, a consciência crítica é antítese da consciência ingênua. Para ele, o interesse em enfatizar somente parte da realidade, em conhecimentos finitos e baseado na consciência dos outros sobre o nós, faz com que o ser humano seja um ser inautêntico. Com quatro questões primordiais apresentadas por Vieira Pinto, “A quem educar? Quem educa? Com que finalidade? Por que meios?”, as concepções presentes no texto da BNCC são tensionadas diante do ideário gerencialista e neoliberal desta política educacional.

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Biografia do Autor

  • Me. Jéssica Gomes das Mercês, Universidade Federal Fluminense

    Jéssica Mercês é doutoranda em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (FEUFF), na linha de pesquisa Ciência, Cultura e Educação (CCE), com período de doutorado sanduíche realizado na Universidade de Lisboa, Portugal. É licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB, 2016), tendo desenvolvido monografia na área de Carcinologia, com ênfase na fecundidade de ermitões (Calcinus tibicen). É especialista em Gênero e Sexualidade na Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde elaborou um modelo didático em formato de jogo de tabuleiro para discutir essas temáticas com estudantes do Ensino Médio, com foco na inclusão de alunos com deficiência visual. É mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEd/UESB), com a dissertação intitulada “Os Contextos de Influência e Produção da Base Nacional Comum Curricular: um enfoque na disciplina escolar Ciências”. Atua na área de Educação em Ciências, com ênfase em currículo, políticas educacionais, elaboração de modelos didáticos e questões de gênero e sexualidade.

  • Dra. Sandra Escovedo Selles, Universidade Federal Fluminense

    Sandra Escovedo Selles é Professora Titular da Universidade Federal Fluminense (UFF) e atua no Programa de Pós-graduação em Educação. Possui Licenciatura em Ciências Biológicas (UERJ), Mestrado e Doutorado em Educação em Ciências pela University of East Anglia (Reino Unido), além de pós-doutorado na Brown University (EUA) e na USP, com bolsa CNPq. Foi coordenadora do PPG Educação/UFF (2011–2013), presidente da SBEnBio (2007–2011) e da ABRAPEC (2013–2017), além de bolsista de produtividade 1B do CNPq. Coordena o grupo de pesquisa "Currículo, Docência e Cultura" (CDC), com cooperação nacional e internacional. Atua em redes de pesquisa como EDUCANTI, REDLAD e REDLAECIN. Seus interesses incluem formação de professores, currículo de Ciências/Biologia, livro didático e políticas curriculares, com ênfase em abordagens históricas.

  • Dr. Edinaldo Medeiros Carmo, Southwest Bahia State University

    Edinaldo Carmo é Professor Titular do Departamento de Ciências Naturais da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado Acadêmico) da mesma instituição. Doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com estágio doutoral na Universidade de Lisboa (Portugal) e estágio de pós-doutorado também pela UFF (2023–2024). É mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Atua como editor adjunto da Revista de Ensino de Biologia (REnBio), periódico da SBEnBio classificado como A1 no Qualis Capes (2017–2020) nas áreas de Ensino e Educação. É pesquisador do grupo "Currículo, Docência e Cultura" (UFF) e coordenador do grupo "Currículo e Formação Docente" (UESB). Desenvolve pesquisas nas áreas de Educação em Ciências e Biologia, com ênfase em currículo, formação de professores, saberes docentes e conhecimento escolar.

Referências

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Publicado

29/08/2025

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Dossiês

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Como Citar

Os Conceitos de consciência ingênua e consciência crítica de Álvaro Vieira Pinto (1907-1985): Ponderações sobre sua contribuição para analisar o ideário pedagógico da BNCC. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], 2025. DOI: 10.24979/ambiente.vi.1633. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/1633. Acesso em: 8 set. 2025.