Os Conceitos de consciência ingênua e consciência crítica de Álvaro Vieira Pinto (1907-1985)
Ponderações sobre sua contribuição para analisar o ideário pedagógico da BNCC
DOI:
https://doi.org/10.24979/ambiente.vi.1633Palavras-chave:
BNCC, Educação, Neoliberalismo, Política educacionalResumo
Este artigo discute a configuração curricular da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) à luz da teoria educacional de Álvaro Vieira Pinto. Através de uma análise documental, concepções de educação, ser humano e saber de Vieira Pinto são tensionadas com os conceitos da política nacional. Nos anos 1960, Vieira Pinto vivenciou disputas por espaços no currículo durante a produção da primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação, influenciando sua obra. Ao evidenciar os conceitos presentes na obra do intelectual e no texto da política nacional é importante considerar os diferentes contextos históricos das produções. Para Vieira Pinto, em suas teorias e concepções, a consciência crítica é antítese da consciência ingênua. Para ele, o interesse em enfatizar somente parte da realidade, em conhecimentos finitos e baseado na consciência dos outros sobre o nós, faz com que o ser humano seja um ser inautêntico. Com quatro questões primordiais apresentadas por Vieira Pinto, “A quem educar? Quem educa? Com que finalidade? Por que meios?”, as concepções presentes no texto da BNCC são tensionadas diante do ideário gerencialista e neoliberal desta política educacional.
Downloads
Referências
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Versão final. Brasília: Ministério da Educação, Brasília, DF, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf Acesso em: 27 jan. 2025.
COSTA, J. G. M. Os contextos de influência e produção da Base Nacional Comum Curricular: um enfoque na disciplina escolar Ciências. 2021. 166f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGED, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, 2021. Disponível em: http://www2.uesb.br/ppg/ppged/wp-content/uploads/2021/04/J%C3%89SSICA-GOMES-DAS-MERC%C3%8AS-COSTA.pdf Acesso em: 06 nov. 2024.
COSTA, J. G. M.; CARMO, E. M. A consolidação dos discursos neoliberais no componente curricular Ciências. Revista Binacional Brasil Argentina: diálogo entre as ciências, Vitória da Conquista, Bahia, Brasil / Santa Fe, Santa Fe, Argentina, v. 11, n. 2, p. 198-208, dez. 2022. Disponível em: https://doi.org/10.22481/rbba.v11i02.11567. Acesso em: 06 nov. 2024.
DIAS, S. S. Fundamentos da teoria educacional em Vieira Pinto. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 15, 2004. Disponível em: https://www.fe.unicamp.br/pf-fe/publicacao/4777/art16_15.pdf Acesso em: 06 nov. 2024.
GONÇALVES, R. M.; MACHADO, T. M. R.; CORREIA, M. J. N. A BNCC na contramão das demandas sociais: planejamento com e planejamento para. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 16, n. 38, p. 338-351, jan./mar. 2020. Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6012/4505 Acesso em: 06 nov. 2024.
GONZATTO, R. F.; MERKLE, L. E. Vida e obra de Álvaro Vieira Pinto: um levantamento biobibliográfico. Revista HISTEDBR On-line, Campinas,SP, n. 69, p. 286-310, set., 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8644246/15197 Acesso em: 06 nov. 2024.
MERCÊS, J. G.; CARMO, E. M. As teorias de currículo nos documentos educacionais brasileiros. Revista Espaço do Currículo, João Pessoa, v. 17, n. 1, p. e66076, 2024. DOI: 10.15687/rec.v17i1.66076. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/66076 Acesso em: 06 nov. 2024.
MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14. ed., São Paulo: Hucitec, 2014.
PINTO, A. V. Sete lições sobre educação de adultos. 12. ed., São Paulo: Cortez, 2001.
SILVA, M. R. da. A BNCC da reforma do ensino médio: o resgate de um empoeirado discurso. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 34, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/V3cqZ8tBtT3Jvts7JdhxxZk/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 06 nov. 2024.
Downloads
Publicado
Licença
Direitos autorais (c) 2025 Me. Jéssica Gomes das Mercês, Dra. Sandra Escovedo Selles, Dr. Edinaldo Medeiros Carmo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Todo o conteúdo desta revista está protegido pela Lei de Direitos Autorais (9.610/98). A reprodução parcial ou completa de artigos, fotografias ou artes no geral contidas nas publicões deve ser creditada ao autor em questão. A revista Ambiente: Gestão e Desenvolvimento (ISSN 1981-4127) é distribuída sob a licença Creative Commons – Atribuição – uso comercial – compartilhamento pela mesma licença (BY). Há permissão de uso e criação de obras derivadas do material, contanto que haja atribuição de créditos (BY). As publicaçãos são distribuídas gratuitamente no site oficial.