Alfabetização científica em museus de ciências naturais

Uma exposição em análise

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24979/ambiente.vi.1629

Palavras-chave:

museus de ciências, divulgação científica, Alfabetização Científica, exposição de mineralogia

Resumo

O presente estudo investiga a exposição de mineralogia do Museu de Ciências Naturais (MCN) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) sob a perspectiva da alfabetização científica. O objetivo é analisar se a exposição pode contribuir para o processo de alfabetização científica dos visitantes, considerando a compreensão de conhecimentos científicos, a natureza da ciência, a interação social e institucional e a qualidade das interações com o público. Em relação à metodologia, optou-se pela utilização da ferramenta teórico-metodológica “Indicadores de Alfabetização Científica”, que permite analisar e avaliar as diferentes dimensões e aspectos da alfabetização científica em espaços de educação não formal. Os resultados indicaram que a exposição oferece oportunidades para o entendimento da ciência e suas implicações sociais, destacando-se pela presença de indicadores como a interface social e a interação física. Contudo, foi observado que a exposição poderia ser mais eficiente se planejada de acordo com os indicadores de alfabetização científica. Por fim, o MCN desempenha um papel importante na promoção da alfabetização científica, mas a integração de práticas educativas baseadas nos indicadores analisados pode aprimorar ainda mais sua eficácia. O estudo aponta para novas possibilidades de pesquisa sobre o papel dos museus de ciências na alfabetização científica.

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Publicado

29/08/2025

Edição

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Dossiês

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Como Citar

Alfabetização científica em museus de ciências naturais: Uma exposição em análise. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], 2025. DOI: 10.24979/ambiente.vi.1629. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/1629. Acesso em: 8 set. 2025.