Alfabetização científica em museus de ciências naturais
Uma exposição em análise
DOI:
https://doi.org/10.24979/ambiente.vi.1629Palavras-chave:
museus de ciências, divulgação científica, Alfabetização Científica, exposição de mineralogiaResumo
O presente estudo investiga a exposição de mineralogia do Museu de Ciências Naturais (MCN) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) sob a perspectiva da alfabetização científica. O objetivo é analisar se a exposição pode contribuir para o processo de alfabetização científica dos visitantes, considerando a compreensão de conhecimentos científicos, a natureza da ciência, a interação social e institucional e a qualidade das interações com o público. Em relação à metodologia, optou-se pela utilização da ferramenta teórico-metodológica “Indicadores de Alfabetização Científica”, que permite analisar e avaliar as diferentes dimensões e aspectos da alfabetização científica em espaços de educação não formal. Os resultados indicaram que a exposição oferece oportunidades para o entendimento da ciência e suas implicações sociais, destacando-se pela presença de indicadores como a interface social e a interação física. Contudo, foi observado que a exposição poderia ser mais eficiente se planejada de acordo com os indicadores de alfabetização científica. Por fim, o MCN desempenha um papel importante na promoção da alfabetização científica, mas a integração de práticas educativas baseadas nos indicadores analisados pode aprimorar ainda mais sua eficácia. O estudo aponta para novas possibilidades de pesquisa sobre o papel dos museus de ciências na alfabetização científica.
Downloads
Referências
CAZELLI, S.; FRANCO, C. Alfabetismo Científico: novos desafios no contexto da globalização. Ensaio: pesquisa em educação em ciências, Belo Horizonte, v. 3, n. 1, p. 1-18, 2001.
CAZELLI, S.; MARANDINO, M.; STUDART, D. C. Educação e Comunicação em Museus de Ciências: aspectos históricos, pesquisa e prática. In: GOUVÊA, G.; MARANDINO, M.; LEAL, M. C. (org.). Educação e Museu: a construção social do caráter educativo dos museus de ciências. Rio de Janeiro: Editora Access, 2003. p. 83-106.
CERATI, T. M. Educação em jardins botânicos na perspectiva da alfabetização científica: análise de uma exposição e público. 2014. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo) 2014.
CERATI, T. M.; MARANDINO, M. Alfabetização científica e exposições de museus de ciências. In: CONGRESO INTERNACIONAL SOBRE INVESTIGACIÓN EN DIDÁCTICA DE LAS CIENCIAS, 9, 2013, Girona, Anais [...] Girona: Enseñanza Ciencias, 2013. p. 771-775.
CHASSOT, A. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. 7. ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2016.
CURY, M. X. Educação em museus: panorama, dilemas e algumas ponderações. Ensino Em Re-vista, v. 20, n. 1, p. 13-28, jan./jun. 2013.
DEBOER, G. Scientific literacy: Another look at its historical and contemporary meanings and its relationship to science education reform. Journal of research in science teaching, v. 37, n. 6, p. 582-601, 2000.
FERREIRA, M. et al. Indicadores de alfabetização científica: um estudo em espaços não formais de cidade de Toledo, PR. ACTIO Docência em Ciências, Curitba, v. 2, n. 2, p. 159-176, jul./set. 2017.
FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. São Paulo: Paz e Terra, 1967.
GOMES, V.; SANTOS, A. C. Perspectivas da alfabetização e letramento científico no Brasil: levantamento bibliométrico e opinião de profissionais da educação do ensino fundamental I. Scientia Plena, Aracaju, v. 14, n. 5, p. 1-18, maio 2018.
HURD, P. D. Science literacy: Its meaning for American schools. Educational leadership, v. 16, n. 1, p. 13–16, out. 1958.
IBRAM. Guia dos Museus Brasileiros. Brasília: IBRAM, 2011.
ICOM. Nova definição de museu. 2022. Disponível em: https://www.icom.org.br/?p=2756#:~:text=%E2%80%9CUm%20museu%20%C3%A9%20uma%20institui%C3%A7%C3%A3o,a%20diversidade%20e%20a%20sustentabilidade. Acesso em: 04 out. 2024.
KRUPCZAK, C.; LORENZETTI, L.; AIRES, J. A. Controvérsias sociocientíficas como forma de promover os eixos da alfabetização científica. Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia, v. 9, n. 1, 2020.
LEITÃO, A. B. S. Relações discursivas em museus de ciências e o processo de alfabetização científica: analisando interações verbais / não verbais entre monitor e visitante. 2017. Tese. (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2017.
LICCARDO, A.; SANTOS, C. V. O Museu de Ciências Naturais da UEPG. In: LICCARDO, A. (org.). O Museu de Ciências Naturais: Geodiversidade e Biodiversidade. Ponta Grossa: Estúdio Texto, 2022. p. 08-13.
MARANDINO, M. et al. Ferramenta teórico-metodológica para o estudo dos processos de alfabetização científica em ações de educação não formal e comunicação pública da ciência: resultados e discussões. Journal of Science Communication – América Latina, v. 01, n. 01, 2018.
MARQUES, A. C. T. L.; MARANDINO, M. Alfabetização científica, criança e espaços de educação não formal: diálogos possíveis. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 44, n. 1, p. 1-19, 2018.
MARTINS, L. C.; MARTINS, D. L. Novas práticas sociais no campo da educação museal: a cultura digital e a sociabilidade em rede. Revista Docência e Cibercultura, v. 3, n. 2, p. 199-216, mai/ago, 2019.
MENDES, C. P. Educação em geociências nos museus paranaenses. 2022. Dissertação (Mestrado em Gestão do Território) – Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Estadual de Ponta Grossa, 2022.
ROCHA, J. N. Museus e centros de ciência itinerantes: análise das exposições na perspectiva da alfabetização científica. 2018. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018.
SCALFI, G. A. M. et al. Análise do processo de alfabetização científica em crianças em espaços de educação não formal e divulgação da ciência. ACTIO, Curitiba, v. 4, n. 3, p. 386-410, set./dez. 2019.
SCALFI, G. A. M. Crianças em visitas familiares a museus de ciências: análise do processo de alfabetização científica. 2020. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2020.
STUDART, D. C. Museus e Centros de Ciência na esteira da Diversidade e da Cidadania. Museologia e interdisciplinaridade, v. 1, n. 1, p. 32-48, jan./jul. 2012.
Downloads
Publicado
Licença
Direitos autorais (c) 2025 Alison Leajanski, Antonio Liccardo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Todo o conteúdo desta revista está protegido pela Lei de Direitos Autorais (9.610/98). A reprodução parcial ou completa de artigos, fotografias ou artes no geral contidas nas publicões deve ser creditada ao autor em questão. A revista Ambiente: Gestão e Desenvolvimento (ISSN 1981-4127) é distribuída sob a licença Creative Commons – Atribuição – uso comercial – compartilhamento pela mesma licença (BY). Há permissão de uso e criação de obras derivadas do material, contanto que haja atribuição de créditos (BY). As publicaçãos são distribuídas gratuitamente no site oficial.