Os impactos do PIBID na formação de professores de ciências
Um estudo a partir da estrutura das representações sociais
DOI:
https://doi.org/10.24979/ambiente.vi.1625Palavras-chave:
Formação de Professores, Política de Permanência, PIBID, Representações SociaisResumo
Este trabalho investigou a estrutura das representações sociais acerca do PIBID elaboradas por acadêmicos/as, participantes e egressos do programa. A pesquisa se deu em caráter exploratório, a partir de uma abordagem qualiquantitativa. Para a coleta de dados foi aplicado um questionário presencialmente e de forma remota, totalizando 49 participantes. As informações foram analisadas a partir da frequência e da porcentagem de respostas, contou-se ainda com o auxílio dos softwares EVOC e Iramuteq. Os resultados indicaram que a maioria dos participantes é do gênero feminino, está na faixa etária entre 21 e 25 anos, cursando o terceiro e quarto ano de Licenciatura em Ciências Biológicas em instituições públicas de Ensino Superior, na região Sul do país. As representações sociais dos acadêmicos/as expressam a importância do PIBID diante dos seus impactos na formação acadêmica e na construção da experiência profissional a partir da vivência na escola, bem como a sua relevância enquanto política da permanência nos cursos de Licenciatura em virtude do recebimento da bolsa.
Downloads
Referências
ABRIC, J. C. Pratiques sociales et representations. Paris: PUF, 1994. p. 11-36.
ANDRÉ, M.; ALMEIDA, P.; HOBOLD, M.; AMBROSETTI, N.; PASSOS, L.; MANRIQUE, A. L. O trabalho docente do professor formador no contexto atual das reformas e das mudanças no mundo contemporâneo. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 91, n. 227, p. 122-143, jan./abr. Brasília, 2010. DOI: https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.91i227.606. Acesso em 21 out. 2024.
ARROYO, M. G. Condição docente, trabalho e formação. In: SOUZA, J. V. A. (Ed.) Formação de professores para a educação básica: dez anos da LDB. Belo Horizonte, Autentica, 2007. p. 191-210.
BALDIN, N.; MUNHOZ, E. M. B. Snowball (bola de neve): uma técnica metodológica para pesquisa em educação ambiental comunitária. Anais… X Congresso Nacional de Educação - Educere. Curitiba, 2011.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Tradução de Augusto Pinheiro e Luís Antero Reto. Lisboa, Edições 70, 3. ed. 2004.
BARTOCHAK, Â. V.; SANFELICE, G. R. Impactos da política pública do Pibid nas trajetórias formativas de ex-bolsistas: uma revisão de literatura. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 104, e. 5597, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.104.5597 Acesso em 04 set. 2024
BRASIL. Pibid - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Disponível em https://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid/pibid. Acesso em 04 set. 2024.
CAMARGO, B. V.; JUSTO, A. M. IRAMUTEQ: Um Software gratuito para análise de dados textuais. Temas em Psicologia, v. 21, n. 2, p.513-518, mai. 2013. DOI 10.9788/TP2013.2-16. Disponível em http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-389X2013000200016. Acesso em 27 out. 2024.
CAMILO, D. H. V.; KOGA, V.T. Programa Residência Pedagógica: Um olhar crítico sobre a marginalização da escola nas produções científicas. Revista Humanidades & Tecnologia (FINOM), v. 53, out/ dez. 2024. Disponível em: https://revistas.icesp.br/index.php/FINOM_Humanidade_Tecnologia/article/view/5258/pdf Acesso em: 31 out. 2024.
FELÍCIO, H. M. dos S. O PIBID como “terceiro espaço” de formação inicial de professores. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 14, n. 42, p. 415-434, maio/ago. 2014. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1981-416X2014000200006&lng=pt&nrm=iso Acesso em 04 nov. 2024.
FILHO, P. M. J.; DALBÉRIO, O. Desafios da pesquisa. Franca: Unesp - FHDSS, p.63-75. 2006.
GATTI, B.A.; NUNES, M. Formação de professores para o ensino fundamental:
estudo de currículo das licenciaturas em pedagogia, língua portuguesa, matemática e ciências biológicas. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, v. 29, p. 11-53. 2009.
GATTI, B. A. Formação de professores no Brasil: Características e problemas. Educação e Sociedade, v. 31, n. 113, p. 1355–1379, out. 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-73302010000400016 . Acesso em 04 nov. 2024.
GATTI, B. A.; BARETTO, E. S. S.; ANDRÉ, M. Políticas docentes no Brasil: Um estado da arte. Unesco, 2011.
GATTI, B.; ANDRÉ, M. E. D. A.; GIMENES, N. A. S.; FERRAGUT, L. Um estudo avaliativo do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). São Paulo, Fundação Carlos Chagas, v. 41, 2014.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 4. ed. 2002.
JARDILINO, J. R. L. Políticas de formação de professores em conflito com o currículo: estágio supervisionado e PIBID. Educação, Santa Maria, v. 39, n. 2, p. 353-366. 2014. Disponível em: https://doi.org/10.5902/1984644412068. Acesso em 04 nov. 2024.
JODELET, D. Imbricações entre representações sociais e intervenção. Contribuições para a teoria e o método de estudo das representações sociais. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2007. p. 45-74.
JOVCHELOVITCH, S. Vivendo a vida com os outros: intersubjetividade, espaço público e Representações sociais. Textos em representações sociais. Petrópolis: Revista Vozes, 5. ed. 1999. p. 63-85.
MOSCOVICI, S. A psicanálise, sua imagem e seu público. Petrópolis: Vozes, 1 ed. 2012.
NOGUEIRA, K.S.C.; FERNANDEZ, C. Estado da Arte sobre o PIBID como espaço de formação de professores no contexto do ensino de química. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências. v.21, 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172019210128 Acesso em 21 out. 2024.
NÓVOA, A. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, A. Os professores e sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote/ Instituto de Inovação Educacional, 1995.
OLIVERI, A. M. R.; JARDILINO, J. R. L. Os efeitos dos programas de formação de professores Obeduc e Pibid no desenvolvimento profissional dos docentes do Ensino Superior. Ensaio: Avaliação E Políticas Públicas Em Educação, v. 32, n. 123, e 0244385, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-40362024003204385 Acesso em 31 out. 2024.
PAREDES, E. C. Ser professor. Cuiabá: EdUFMT. 2007.
PIMENTA, S. G. Professor reflexivo: construindo uma crítica. In: PIMENTA, S. G.; GHEDIN, E. (orgs.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2012. p. 20-62.
SÁ, C. P. Núcleo central das Representações Sociais. Petrópolis: Editora Vozes, 2 ed. 1996.
SAVIANI, D. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 14 n. 40, p. 143-155, jan./abr. 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/45rkkPghMMjMv3DBX3mTBHm/?format=pdf&lang=pt; Acesso em 04 nov. 2019.
TARDIF, M.; LESSARD, C. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005
VERGÉS, P. Perspectivas teórico-metodológicas em representações sociais. João Pessoa: Editora da Universidade Federal da Paraíba, p. 471-488. 2005.
Downloads
Publicado
Licença
Direitos autorais (c) 2025 Viviane Terezinha Koga, Lorena Maria Rudnik, Daniel Henrique Valente Camilo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Todo o conteúdo desta revista está protegido pela Lei de Direitos Autorais (9.610/98). A reprodução parcial ou completa de artigos, fotografias ou artes no geral contidas nas publicões deve ser creditada ao autor em questão. A revista Ambiente: Gestão e Desenvolvimento (ISSN 1981-4127) é distribuída sob a licença Creative Commons – Atribuição – uso comercial – compartilhamento pela mesma licença (BY). Há permissão de uso e criação de obras derivadas do material, contanto que haja atribuição de créditos (BY). As publicaçãos são distribuídas gratuitamente no site oficial.








