Os impactos do PIBID na formação de professores de ciências

Um estudo a partir da estrutura das representações sociais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24979/ambiente.vi.1625

Palavras-chave:

Formação de Professores, Política de Permanência, PIBID, Representações Sociais

Resumo

Este trabalho investigou a estrutura das representações sociais acerca do PIBID elaboradas por acadêmicos/as, participantes e egressos do programa. A pesquisa se deu em caráter exploratório, a partir de uma abordagem qualiquantitativa. Para a coleta de dados foi aplicado um questionário presencialmente e de forma remota, totalizando 49 participantes. As informações foram analisadas a partir da frequência e da porcentagem de respostas, contou-se ainda com o auxílio dos softwares EVOC e Iramuteq. Os resultados indicaram que a maioria dos participantes é do gênero feminino, está na faixa etária entre 21 e 25 anos, cursando o terceiro e quarto ano de Licenciatura em Ciências Biológicas em instituições públicas de Ensino Superior, na região Sul do país. As representações sociais dos acadêmicos/as expressam a importância do PIBID diante dos seus impactos na formação acadêmica e na construção da experiência profissional a partir da vivência na escola, bem como a sua relevância enquanto política da permanência nos cursos de Licenciatura em virtude do recebimento da bolsa.

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Biografia do Autor

  • Viviane Terezinha Koga, Universidade Estadual de Ponta Grossa

    Pós-Doutoranda em Psicologia Social pelo PPGP/UFSC. Mestre e Doutora em Educação pelo PPGE/UEPG. Professora da disciplina de Estágio Curricular Supervisonado no Departamento de Biologia Geral e no PPGECEM da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Coordenadora do PIBID/Biologia na UEPG

  • Lorena Maria Rudnik, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

    Doutoranda em Bioinformática pela UTFPR, Mestra em Bioinformática pela mesma universidade. Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Realizando intercâmbio em Nord University, Bodo- Noruega.

  • Daniel Henrique Valente Camilo, Universidade Estadual de Ponta Grossa

    Mestrando em Ensino de Ciências e Educação Matemática pelo PPGECEM-UEPG. Graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua como Professor de Ciências e Biologia na SEED/PR.

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Publicado

29/08/2025

Edição

Seção

Dossiês

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Como Citar

Os impactos do PIBID na formação de professores de ciências: Um estudo a partir da estrutura das representações sociais. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], 2025. DOI: 10.24979/ambiente.vi.1625. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/1625. Acesso em: 24 out. 2025.