A Satisfação de idosos com o atendimento de profissionais de saúde
Revisão integrativa da literatura
DOI:
https://doi.org/10.24979/ambiente.v18i2.1599Palavras-chave:
Satisfação do paciente, Profissionais de saúde, Idoso, Serviço de AtendimentoResumo
Introdução: O aumento da população idosa nas últimas décadas tem demandado maior atenção dos profissionais de saúde, devido às especificidades da senescência e à necessidade de práticas assistenciais centradas no idoso. O objetivo desse estudo investigar a satisfação de idosos quantos aos atendimentos recebidos por profissionais de saúde. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura baseada na pergunta norteadora: Qual o nível de satisfação da pessoa idosa com o atendimento por profissionais da saúde? Em sequência, houve a seleção dos artigos com abordagem qualitativa publicados em português no período de 2020 a 2024, nas bases de dados SciELO; LILACS, e a MedLine, combinando com o operador booleano “AND” nas estratégias de busca: Idoso” AND “Assistência à Saúde” AND “Satisfação do Paciente”. Resultados: Os principais achados indicaram que a satisfação dos idosos está diretamente relacionada à qualidade da comunicação entre profissionais e pacientes, ao tempo dedicado ao atendimento, à empatia demonstrada pelos profissionais e à resolução das queixas apresentadas. No entanto, barreiras estruturais, como longas filas de espera, dificuldade de acesso aos serviços e infraestrutura inadequada, foram apontadas como fatores negativos que comprometem a experiência do idoso nos serviços de saúde. Conclusão: Torna-se imprescindível investir na qualificação dos profissionais da saúde, especialmente em competências comunicativas e humanizadas, para atender às demandas específicas dos idosos. Além disso, é necessário promover melhorias estruturais e ampliar o acesso aos serviços, garantindo um cuidado integral e satisfatório.
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