Avaliação de propostas de ensino sobre habitação de interesse social em ementas dos cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo
DOI:
https://doi.org/10.24979/ambiente.v18i2.1429Palavras-chave:
Habitação de interesse social, Arquitetura social, Ementas, EnsinoResumo
Pesquisas apontam várias fragilidades em projetos, produção e uso pós-ocupação em habitações de interesse social (HIS) no Brasil. Dentre os fatores, a formação e atuação profissional são elementos primordiais para a produção de habitações de qualidade. Diante do exposto, este artigo visa avaliar propostas de ensino que discutam estratégias para concepção de HIS nas ementas de instituições de ensino superior (IES) que ofertam o curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo do estado de Mato Grosso do Sul. A pesquisa é classificada como qualitativa, descritiva e documental. Por meio do site do e-MEC, foram identificadas as IES ativas que ofertam o curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo no estado de Mato Grosso do Sul. Fizeram parte da análise oito IES. Os conteúdos das ementas foram analisados para verificar a existência de propostas de ensino inerentes às habitações de interesse social. Os resultados apontaram que apenas três IES apresentaram as HIS como proposta de ensino em suas unidades curriculares, no entanto, apenas uma delas era relacionada ao projeto. Foi possível identificar nas demais IES disciplinas que abordam temas referentes aos Estudos Sociais na Arquitetura. É possível concluir que as ações educacionais com foco nas HIS apresentadas por meio das ementas são ainda aquém do ideal para formação do arquiteto e urbanista.
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