A Cartografia como recurso didático para compreensão da Região de Integração Guajará - Metropolitana
DOI:
https://doi.org/10.24979/makunaima.v3i2.601Palavras-chave:
Geografia, Cartografia, Recurso DidáticoResumo
Ao refletir sobre a cartografia no ensino de geografia, nota-se que esta ferramenta é utilizada em maior parte, de maneira defasada na análise dos fenômenos que ocorrem no espaço. Por consequência da falta de habilidades e noções cartográficas, muitas pessoas não conseguem associar informações advindas da cartografia ao seu cotidiano, fazendo com que essa área da ciência seja vista, por muitas das vezes, irrelevantes no dia-a-dia. No que tange a educação brasileira, muitos alunos, mesmo após a conclusão de seus estudos, não dispõem a compreensão dos elementos que um mapa possui, no entanto, há um conjunto de iniciativas que podem auxiliar na reversão deste quadro. Neste sentido, o presente trabalho tem como enfoque principal, discutir e apresentar experiências derivadas do uso da cartografia como ferramenta de ensino-aprendizagem no ensino de geografia, na qual foi utilizada para compreensão da Região de Integração Guajará – Metropolitana (conforme a regionalização oficial do Estado do Pará), e tornou possível a ampliação da visão sobre essa área de estudo, como também evidenciou a importância do processo de construção de mapas, no que se refere a contribuição na interpretação dos fenômenos. O uso dessa ferramenta no ambiente escolar pode se configurar de forma alternativa ao ensino tradicional, no qual, quando transmitidas de maneira interativa e lúdica, envolve tanto os alunos, quanto os professores no processo de ensino-aprendizagem.
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