A EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS
UTILIZANDO A QUÍMICA COMO PROPOSTA PARA EXPERIMENTAÇÃO NO MESTRADO DE ENSINO DE CIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.24979/130Resumo
As atividades experimentais, quando bem elaboradas e desenvolvidas, desempenham um papel fundamental na aprendizagem de Ciências. O trabalho tem o objetivo de analisar como a disciplina de experimentação para o ensino de ciências contribui na formação dos mestrandos do curso de mestrado em ensino de ciências, qual a importância dessa disciplina para permitir tais mestrandos enxergarem o potencial que existe nas atividades experimentais durante a explicação da ciência. Para isso coletamos os resultados e discussões de uma das aulas ministradas no decorrer da disciplina, onde os estudantes foram direcionados a realizar os experimentos de transformações químicas e aferirem suas observações a partir dessa experiência vivida. A partir da análise desses resultados coletados, encontrou-se elementos que evidenciam a importância da experimentação para o ensino de ciências e como essa estratégia de ensino pode contribuir para o processo de apropriação do conhecimento científico. Percebemos, ainda, a contribuição das discussões que foram geradas, na apropriação de conceitos científicos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Todo o conteúdo desta revista está protegido pela Lei de Direitos Autorais (9.610/98). A reprodução parcial ou completa de artigos, fotografias ou artes no geral contidas nas publicões deve ser creditada ao autor em questão. A revista Ambiente: Gestão e Desenvolvimento (ISSN 1981-4127) é distribuída sob a licença Creative Commons – Atribuição – uso comercial – compartilhamento pela mesma licença (BY). Há permissão de uso e criação de obras derivadas do material, contanto que haja atribuição de créditos (BY). As publicaçãos são distribuídas gratuitamente no site oficial.