A EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS

UTILIZANDO A QUÍMICA COMO PROPOSTA PARA EXPERIMENTAÇÃO NO MESTRADO DE ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

  • Higino Nascimento de Carvalho UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA
  • Jadinéa Leandro Leite
  • Régia Chacon Pessoa De Lima
  • Josimara Cristina Carvalho Oliveira
  • Oscar Tintorer Delgado

DOI:

https://doi.org/10.24979/130

Resumo

As atividades experimentais, quando bem elaboradas e desenvolvidas, desempenham um papel fundamental na aprendizagem de Ciências. O trabalho tem o objetivo de analisar como a disciplina de experimentação para o ensino de ciências contribui na formação dos mestrandos do curso de mestrado em ensino de ciências, qual a importância dessa disciplina para permitir tais mestrandos enxergarem o potencial que existe nas atividades experimentais durante a explicação da ciência. Para isso coletamos os resultados e discussões de uma das aulas ministradas no decorrer da disciplina, onde os estudantes foram direcionados a realizar os experimentos de transformações químicas e aferirem suas observações a partir dessa experiência vivida. A partir da análise desses resultados coletados, encontrou-se elementos que evidenciam a importância da experimentação para o ensino de ciências e como essa estratégia de ensino pode contribuir para o processo de apropriação do conhecimento científico. Percebemos, ainda, a contribuição das discussões que foram geradas, na apropriação de conceitos científicos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Higino Nascimento de Carvalho, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA

    Licenciado em Física pela UERR, pós graduado em Informática na Educação pelo IFAM, metrando em ensino de Ciências pela UERR.

    Servidor público no cargo de Téc. em Assuntos Educacionais do IFRR.

Downloads

Publicado

07/12/2018

Como Citar

A EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UTILIZANDO A QUÍMICA COMO PROPOSTA PARA EXPERIMENTAÇÃO NO MESTRADO DE ENSINO DE CIÊNCIAS. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], v. 11, n. 01, p. 52–64, 2018. DOI: 10.24979/130. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/130.. Acesso em: 28 mar. 2024.