Sobre a Revista

A revista Ambiente (ISSN 1981-4127) é uma revista on-line quadrimestral da região amazônica que emerge com o intuito de ampliar a visibilidade de pesquisas acadêmicas nas áreas de Ciências Humanas, Linguagens e Artes, Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Exatas e Agrárias, Ciências Socialmente Aplicadas. Fomentando um espaço reflexivo e democrático, sua publicação on-line permite a difusão do saber de forma facilitada e sem custos ao leitor/pesquisador. Primando por rigoroso processo de seleção de pesquisas, nela são acolhidos textos sob a forma de artigos, artigos de revisão, notas de pesquisa e notas técnicas, traduções e resenhas.

*Esta publicação possui conceito CAPES/QUALIS B1.

Política de publicação e acesso ao conteúdo
As publicações são distribuídas gratuitamente e nenhum encargo decorrente de submissão ou de publicação será cobrado dos autores. A revista Ambiente (ISSN 1981-4127) não fornece certidões relacionadas às fases de avaliação dos artigos/submissões. Para este fim o autor deve utilizar as mensagens ou as telas emitidas pelo sistema eletrônico.

Política de direitos autorais
Todos os direitos de criação são mantidos pelos autores.

Política de licenciamento
A revista Ambiente (ISSN 1981-4127) é distribuída sob a licença Creative Commons – Atribuição – uso comercial – compartilhamento pela mesma licença (BY). Há permissão de uso e a criação de obras derivadas do material, contanto que haja atribuição de créditos (BY).

Declaração de ética e boas práticas
A revista Ambiente (ISSN 1981-4127) é uma publicação científica empenhada em assegurar os mais elevados padrões de ética na publicação. Com base nisso, o Conselho Editorial aprovou a Declaração de Ética e Boas Práticas na Publicação, que deve ser lida e rigorosamente seguida por todos os atores responsáveis pela difusão do conhecimento aqui praticada.

Política de conflito de interesses
A revista Ambiente (ISSN 1981-4127) é uma publicação científica empenhada em assegurar os mais elevados padrões de ética na publicação. É necessária a concordância de todas as partes envolvidas no ato de publicação (Membros do Conselho Editorial, autores(as), avaliadores(as) e editores) relativamente aos padrões de comportamento ético previamente definidos. Com base nisso, defendemos os seguintes princípios quanto à política de conflito de interesses em publicações.

Política de verificação e combate ao plágio
A revista Ambiente (ISSN 1981-4127) seguirá as diretrizes contidas no COPE (Committee on Publication Ethics), DOAJ (Directory of Open Access Journals) e terá também seus próprios códigos de conduta e ética, não aceitando fraudes, más condutas, violações de ética ou plágio de qualquer forma. Caso seja identificada algumas dessas práticas nos manuscritos recebidos, como por exemplo, a de plágio, os mesmos serão tratados de acordo com as orientações do COPE. Recomendamos, portanto, que os autores visitem o site da COPE para mais informações sobre ética em pesquisa: http://publicationethics.org/resources/flowcharts. Os editores da revista Ambiente (ISSN 1981-4127) utilizarão ativamente ferramentas tecnológicas avançadas para detecção de plágio, reportando qualquer constatação nesse sentido ao conselho editorial, que deverá adotar as medidas legais cabíveis.

Política avaliação por pares cega
A revista Ambiente (ISSN 1981-4127) visa garantir a integridade da avaliação por pares cega para a submissão e todo esforço deve ser feito para evitar que as identidades dos autores e revisores seja conhecida um ao outro. Isto envolve os autores , editores e revisores ( que carregam documentos como parte de sua revisão ).