O PROCESSO DIDÁTICO E O PARADIGMA DAS APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS NO ENSINO DO CONCEITO DE QUÍMICA ORGÂNICA
ANÁLISE E PERSPECTIVA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA
DOI:
https://doi.org/10.24979/215Palavras-chave:
Didática em química, Aprendizagens significativas, Educação de jovens e adultosResumo
O presente trabalho objetivou diagnosticar e analisar os elementos norteadores do processo didático utilizado pelo docente da disciplina de Química da Educação Básica na Modalidade da Educação de Jovens e Adultos para desenvolver o conceito de Química Orgânica bem como as relações deste processo com o aprendizado significativo baseado no paradigma das aprendizagens significativas de Ausubel, Novak e Moreira. A pesquisa se concretizou na III Fase do Ensino Médio EJA em duas instituições públicas estaduais localizadas no município de Rorainópolis/RR. A metodologia fundamentou-se na contribuição da abordagem qualitativa, sendo que o método dialético norteou o objetivo da pesquisa. Os sujeitos da pesquisa constituíram- se por três docentes e quinze alunos. Os instrumentos utilizados para coleta de informações foi a entrevista estruturada e a observação participante. Os resultados desta pesquisa evidenciam as dificuldades que o docente dessa disciplina possui em desenvolver mecanismos didáticos utilizando materiais diversos e potencialmente significativos que instiguem a interação e o questionamento, tendo em vista que o fazer pedagógico apresenta predominância de aspectos que remetem ao paradigma conservador do tradicionalismo e ao paradigma tradicional da ciência, despotencializando a contextualização, reflexão e criticidade no processo de ensino-aprendizagem.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Todo o conteúdo desta revista está protegido pela Lei de Direitos Autorais (9.610/98). A reprodução parcial ou completa de artigos, fotografias ou artes no geral contidas nas publicões deve ser creditada ao autor em questão. A revista Ambiente: Gestão e Desenvolvimento (ISSN 1981-4127) é distribuída sob a licença Creative Commons – Atribuição – uso comercial – compartilhamento pela mesma licença (BY). Há permissão de uso e criação de obras derivadas do material, contanto que haja atribuição de créditos (BY). As publicaçãos são distribuídas gratuitamente no site oficial.