Análise de atrativos químicos na coleta de flebotomineos em uma área de mata atlântica da cidade de Recife, Pernambuco, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.24979/bolmirr.v7i01.757Keywords:
Carbon dioxide, Insects vetors Control,OctenolAbstract
Os flebotomineos constituem um grupo primitivo de insetos da região Neotropical que habitam áreas florestais e extraflorestais, existindo algumas espécies que vivem uma íntima associação com o homem e animais domésticos. Foi analisado o comportamento dos flebotomineos em relação a compostos químicos utilizados em armadilhas de luz. O experimento foi realizado nos meses de Novembro e Dezembro de 2000 na Mata de Dois Irmãos em Recife, onde foram testados o octenol, o CO2 e uma isca animal em diferentes combinações. Foram capturados 419 flebotomineos pertencentes ao gênero Lutzomyia: Lu. umbratilis, Lu. evandroi e L. furcata. A combinação octenol + CO2 atraiu o maior número de insetos. O resultado deste trabalho mostra a eficiência da utilização dos atrativos químicos nas armadilhas luminosas de capturas dos insetos.
Downloads
Additional Files
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam no Boletim do Museu Integrado de Roraima concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem ao Boletim do Museu Integrado de Roraima o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação no Boletim do Museu Integrado de Roraima.