ASPECTOS DA POLINIZAÇÃO DE Ouratea spruceana ENGL. (OCHNACEAE) OCORRENTE NA RESERVA BIOLÓGICA DE CAMPINA – INPA
DOI:
https://doi.org/10.24979/bolmirr.v4i01.724Keywords:
Polinização; Ouratea spruceana; xenogamiaAbstract
O presente estudo foi realizado na Reserva Biológica de Campina (INPA), durante o período de 22 a 26 de maio de 1996. O objetivo foi estudar os aspectos relacionados à polinização da Ouratea spruceana. A espécie apresenta flores amarelas vistosas de antese diurna, odor adocicado e anteras poricidas, atraindo principalmente abelhas Euglossa sp. Este inseto apresenta o habito de vibrar o abdomen quando pousado sobre os estames e estigma, sendo considerado o provável polinizador. Foram aplicados cinco tratamentos (xenogamia, geitonogamia, apomixia, auto polinização e auto polinização espontânea) em flores de seis indivíduos. A principal forma de reprodução de Ouratea spruceana é provavelmente por xenogamia.
Downloads
Additional Files
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam no Boletim do Museu Integrado de Roraima concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem ao Boletim do Museu Integrado de Roraima o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação no Boletim do Museu Integrado de Roraima.