FESTIVAL PARALÍMPICO
PERCEPÇÕES DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA VOLUNTÁRIOS
DOI:
https://doi.org/10.24979/ambiente.v13i3.869Palavras-chave:
Festival Paralímpico, Pessoas com deficiência, Formação acadêmica, Atuação profissionalResumo
O Festival Paralímpico é coordenado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro – CPB e busca promover atividades esportivas adaptadas para crianças e jovens com e sem deficiência dos 10 aos 17 anos em todo o Brasil. Em 2019, o Festival reuniu cerca de 11 mil jovens em 70 cidades das 27 unidades da federação. As atividades são desenvolvidas por professores e acadêmicos voluntários de Educação Física. Dessa forma, o objetivo do estudo é descrever as percepções dos acadêmicos do Curso de Educação Física, que foram voluntários no Festival Paralímpico, em relação a contribuição deste evento para sua formação acadêmica e para as pessoas com deficiência que participaram do evento. Este estudo caracteriza-se como descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa, sua amostra corresponde a 17 voluntários, de ambos os gêneros, que foram entrevistados por meio de um questionário estruturado com questões abertas. Observou-se que as principais contribuições para a formação dos acadêmicos foram: a possibilidade de aplicação prática dos conhecimentos e ainda, a ampliação desses. Também destacamos a percepção sobre as possibilidades das pessoas com deficiência que participaram do evento. Dessa forma consideramos fundamental a participação de acadêmicos de Educação Física em eventos desta natureza, sendo uma possibilidade de qualificar a futura atuação profissional e também, ampliar sua percepção sobre as potencialidades das pessoas com deficiência a partir da inserção no esporte.
Downloads
Referências
BRANCATTI, Paulo Roberto; PAROLA, Beatriz; CARRERA, Fernanda Cabrera. Iniciação desportiva aos alunos com deficiências. In: III Congresso Nacional de Professores e XIII Congresso Estadual Paulista sobre formação de professores, 2016, Àguas de Lindóia. São Paulo: PROGRAD UNESP, 2016. v. 01. p. 4836-4844.
Disponível em: < http://200.145.6.217/proceedings_arquivos/ArtigosCongressoEducadores/5866.pdf>. Acesso em: 12 de novembro de 2020.
CARDOSO, Vinícius Denardin. A reabilitação de pessoas com deficiência através do desporto adaptado. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. v.33, n.1,vp. 529-539, 2011.
CPB – Comitê Paralímpico Brasileiro. Festival Paralímpico 2019 bate recorde de participações em todo o país. 2019. Disponível em: <https://cpb.org.br/noticia/detalhe/2577/festival-paralimpico-2019-bate-recorde-de-participacoes-em-todo-o-pais >. Acesso em: 10 de abril de 2020.
DE SOUSA, Daiane Araújo; BARROSO, Mateus Lemos. A formação inicial docente em Educação Física a partir do Programa Residência Pedagógica: um relato de experiência. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades-Rev. Pemo, v. 1, n. 2, 2019. Disponível em:< https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3570>. Acesso em: 14 de novembro de 2020.
EBC. Empresa Brasil de Comunicação. CPB realiza Festival Paralímpico, Rio de Janeiro, 24 de setembro de 2019. Disponível em: <http://agenciabrasil.ebc.com.br/esportes/noticia/2019-09/cpb-realiza-festival-paralimpico>. Acesso em: 10 de janeiro de 2020.
FONTANA, Maire Josiane; FÁVERO, Altair Alberto. Professor reflexivo: uma integração entre teoria e prática. Revista de Educação do IDEAU, v. 8, n. 17, 2013. Disponível em: <https://www.caxias.ideau.com.br/wp-content/files_mf/de946928fc01518999bb019ba65f89a830_1.pdf>. Acesso em: 12 de novembro de 2020.
GLOBO ESPORTE. Por inclusão social, alunos com e sem deficiência se reúnem em evento paralímpico. Boa Vista, Roraima, 23 de setembro de 2018. Disponível em: <https://globoesporte.globo.com/rr/noticia/por-inclusao-social-alunos-com-e-sem-deficiencia-se-reunem-em-evento-paralimpico.ghtml>. Acesso em: 10 de janeiro de 2020.
GONÇALVES, Wellington; GONÇALVES, Verana Maria Fornaciari; FIRME, Lilian Pittol. Formação e capacitação de docentes para atuar com alunos com deficiência auditiva: um estudo no Instituto Federal do Espírito Santo–IFES. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 24, n. 93, p. 866-889, 2016. Disponível em:< https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-40362016000400866&script=sci_arttext&tlng=pt>. Acesso em: 1º de novembro de 2020.
LOPES, Jéssica Fernanda; CAPELLINI, Vera Lúcia Messias Fialho. Escola Inclusiva: um estudo sobre a infraestrutura escolar e a interação entre os alunos com e sem deficiência. Cadernos de Pesquisa em Educação-PPGE-UFES, 2015. Disponível em:<https://www.academia.edu/download/44963977/644-129-PB.pdf#page=91>. Acesso em: 12 de novembro de 2020.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragem e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2012.
MOURA, Walter Luiz et al. Importância da prática esportiva como meio de inclusão social para pessoas com deficiência mental na cidade de Montes Claros-MG. Motricidade, v. 8, n. S2, p. 613-623, 2012. Disponível em:< https://www.redalyc.org/pdf/2730/273023568073.pdf>. Acesso em: 14 de novembro de 2020.
NACIF, Marcella Fernandes Paticcié et al. Educação Física Escolar: Percepções do Aluno com Deficiência. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 22, n. 1, p. 111-124, 2016. Disponível em:< https://www.scielo.br/pdf/rbee/v22n1/1413-6538-rbee-22-01-0111.pdf>. Acesso em: 14 de novembro de 2020.
PANDA, Maria Denise Justo; PUGLIA, Marilia Basilio. Aptidão física de escolares com deficiência intelectual leve. Cinergis, v. 17, n. 2, 2016. Disponível em:< https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/7723>. Acesso em: 12 de novembro de 2020.
PEREIRA, Ramon et al. Coordenação de esporte escolar do Comitê Paralímpico Brasileiro: projetos de massificação do esporte paralímpico nacional. In: OLIVEIRA, Ailton Fernando Oliveira; HAIACHI, Marcelo de Castro. (Org). V CICLO DE DEBATES EM ESTUDOS OLÍMPICOS E PARAOLÍMPICOS: O futuro dos jogos Olímpicos e Paraolímpicos. Florianópolis: Tribo da Ilha, p. 480-495, 2019.
ROSSETTI, Regina. Interação versus Integração: Linguagem e Comunicação em Bergson. Dossiê Comunicação e Filosofia, v. 16, n. 1, p. 59-75, jan./abr. 2013. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/eco_pos/article/viewFile/1166/1105 . Acesso em: 23 de novembro de 2020.
SCHMITT, Jessica Aline et al. Concepção de professores de Educação Física em relação à qualificação e atuação junto de alunos com deficiência. Conexões, v.13, n.1, p.1-19, 2015.
TELES, Perolina Souza; CRUZ, Cândida Luisa Pinto. A prática esportiva como instrumento de inclusão: um estudo de caso sobre aprendizagem e desenvolvimento de aluno com transtorno do espectro autista (TEA). Encontro Internacional de Formação de Professores e Fórum Permanente de Inovação Educacional, v. 11, n. 1, 2018. Disponível em: < https://eventos.set.edu.br/index.php/enfope/article/view/8954>. Acesso em: 19 de novembro de 2020.
TAVARES, Lídia Mara Fernandes Lopes; SANTOS, Larissa Medeiros Marinho dos; FREITAS, Maria Nivalda Carvalho. A Educação Inclusiva: Um estudo sobre a formação docente. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 22, n. 4, p. 527-542, 2016.
UERR. Festival Paralímpico no Campus de Excelência. Assessoria de Comunicação da Universidade Estadual de Roraima. Boa Vista, Roraima, 2019. Disponível em:<https://www.uerr.edu.br/festival-paralimpico-no-campus-de-excelencia/>. Acesso em: 10 de outubro de 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2021 Guido Yano Rodrigues Oliveira Barreto, Vinícius Denardin Cardoso, Marcelo de Castro Haiachi, Lucas Portilho Nicoletti
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Todo o conteúdo desta revista está protegido pela Lei de Direitos Autorais (9.610/98). A reprodução parcial ou completa de artigos, fotografias ou artes no geral contidas nas publicões deve ser creditada ao autor em questão. A revista Ambiente: Gestão e Desenvolvimento (ISSN 1981-4127) é distribuída sob a licença Creative Commons – Atribuição – uso comercial – compartilhamento pela mesma licença (BY). Há permissão de uso e criação de obras derivadas do material, contanto que haja atribuição de créditos (BY). As publicaçãos são distribuídas gratuitamente no site oficial.