A importância da localização espacial na construção dos conhecimentos cartográficos
Estudo de caso nas turmas de 1º ano da escola municipal professora Nara Ney de Araújo Sant'ana
DOI:
https://doi.org/10.24979/makunaima.v7i2.1584Palavras-chave:
Conhecimento cartográfico, Orientação, Localização espacialResumo
O conhecimento cartográfico mostra-se como pilar essencial na formação educacional para os alunos dos anos iniciais, o que permite desenvolver habilidades cognitivas e sociais. Contudo, os currículos indicam o contato inicial com a Cartografia a partir do 6º ano, momento em que a Geografia surge como disciplina específica, deixando alguns conceitos fundamentais para a compreensão desta ciência em segundo plano. Dessa forma, esta pesquisa verificou como os alunos da turma de 1º ano da Escola Municipal Professora Nara Ney de Araújo Sant’Ana compreendem os conceitos básicos da Cartografia por meio de atividades de aprendizagem sobre localização e orientação. A pesquisa utilizou a metodologia do estudo de caso, concatenando fontes bibliográficas e atividades práticas, sendo apreciada e aprovada pelo Comitê de Ética da Universidade Estadual de Roraima. O resultado alcançado foi promover a compreensão dos conceitos geográficos desde os anos iniciais, incentivar a autonomia e o pensamento crítico para a interpretação do mundo e destacar a relevância de estratégias eficazes na alfabetização cartográfica.
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