A importância da localização espacial na construção dos conhecimentos cartográficos

Estudo de caso nas turmas de 1º ano da escola municipal professora Nara Ney de Araújo Sant'ana

Autores

  • Fabiano Ricardo de Oliveira Marrocos Universidade Estadual de Roraima image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.24979/makunaima.v7i2.1584

Palavras-chave:

Conhecimento cartográfico, Orientação, Localização espacial

Resumo

O conhecimento cartográfico mostra-se como pilar essencial na formação educacional para os alunos dos anos iniciais, o que permite desenvolver habilidades cognitivas e sociais. Contudo, os currículos indicam o contato inicial com a Cartografia a partir do 6º ano, momento em que a Geografia surge como disciplina específica, deixando alguns conceitos fundamentais para a compreensão desta ciência em segundo plano. Dessa forma, esta pesquisa verificou como os alunos da turma de 1º ano da Escola Municipal Professora Nara Ney de Araújo Sant’Ana compreendem os conceitos básicos da Cartografia por meio de atividades de aprendizagem sobre localização e orientação. A pesquisa utilizou a metodologia do estudo de caso, concatenando fontes bibliográficas e atividades práticas, sendo apreciada e aprovada pelo Comitê de Ética da Universidade Estadual de Roraima. O resultado alcançado foi promover a compreensão dos conceitos geográficos desde os anos iniciais, incentivar a autonomia e o pensamento crítico para a interpretação do mundo e destacar a relevância de estratégias eficazes na alfabetização cartográfica.

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Biografia do Autor

  • Fabiano Ricardo de Oliveira Marrocos, Universidade Estadual de Roraima

    Mestre em Educação pelo programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, campus de Francisco Beltrão-PR. Especialista em Educação e Sociedade pelo Centro de Pós-Graduação e Extensão - CPGE, da Universidade Cândido Mendes. Graduado em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE.

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Publicado

05/12/2025

Como Citar

A importância da localização espacial na construção dos conhecimentos cartográficos: Estudo de caso nas turmas de 1º ano da escola municipal professora Nara Ney de Araújo Sant’ana. (2025). Revista Eletrônica Casa De Makunaima, 7(2). https://doi.org/10.24979/makunaima.v7i2.1584