Teachers' perception of Remote Teaching at the State University of Roraima-UERR in Covid-19 times

Authors

DOI:

https://doi.org/10.24979/bolmirr.v16i1.1387

Abstract

Basic Education and Higher Education worldwide, as well as different sectors of the economy, are undergoing drastic changes due to the pandemic of the New Coronavirus (Covid-19). This article aims to present the perception of the professors of the State University of Roraima about remote classes that took place in undergraduate and graduate courses. The questionnaire was made in Google forms, with 43 questions (42 closed questions and 1 open question), they were divided into five sessions and answered by 15 teachers from different courses, for tabulation purposes for this article the sessions dealing with the teacher profile teacher profile, teachers 'knowledge about Information and Communication Technologies - ICTs, the issue of access to the internet by students and teachers and what were the teachers' views on digital education in undergraduate and graduate courses. The study had its focus before the beginning of the remote classes, it was done only with the professors of the State University of Roraima. Based on the results obtained, we conclude the article, reinforcing the importance of initial and continuing training for teachers in relation to ICTs and the provision of internet and devices for students and teachers for quality teaching and learning.

 

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Author Biographies

  • Gabrielly Vieira Mesquita, State University of Roraima

    Possui graduação em Química pela Universidade Estadual de Roraima (2021). Mestranda em ensino de Ciências pela Universidade Estadual de Roraima. Professora Efetiva da Rede pública do Estado de Roraima 

  • Katharine Coimbra Toledo, State University of Roraima

    Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Estadual de Roraima (2021),. Durante a graduação participou como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC). Atualmente está cursando o Mestrado Profissional em Ensino de Ciências - PPGEC, na linha de Métodos Pedagógicos e Tecnologias Digitais no Ensino de Ciências. Atuando principalmente nos seguintes temas: impressora 3D, ensino de química, contextualização, experimentação, desmotivação e deficiência visual.

  • Ivanise Maria' Rizzatti, Federal University of Roraima

    Possui graduação em Bacharelado em Química (2000) e em Química Tecnológica (2000), licenciatura em Química (2002) pela Universidade Federal de Santa Catarina, Mestrado (2002) e Doutorado (2007) em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora doutora Titular da Universidade Estadual de Roraima (UERR); onde ocupou o cargo de Pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação de 11/2011 até 10/2014 e foi coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências Mestrado Profissional, no período de 10/2016 até 09/2020. Professora do Magistério Superior, Classe Adjunto A, Nível I da Universidade Federal de Roraima desde 02/2022. Docente permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências (Mestrado Profissional), do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática - REAMEC (Doutorado Acadêmico) e do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática - RedECIM (Doutorado Profissional). Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre a Divulgação Científica e seus processos em Espaços formais e não formais de Ensino. Tem experiência na área de Química, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de química, espaços não formais, divulgação científica, feiras de ciências, educação ambiental, ensino de química inclusivo, ensino de ciências, análise de metais em água e monitoramento de indicadores para qualidade de água. Participa da Red de Competencias Científicas e Innovación Tecnológica/Paraguai. Em 2023 foi subcoordenadora estadual em Roraima do Programa Futuras Cientistas/CETENE. Foi coordenadora dos Programas Profissionais da Área de Ensino na CAPES, gestão 2018-2022. Atualmente é Coordenadora da Área de Ensino na CAPES, gestão 2022-2026 e bolsista produtividade do CNPq nível 1E desde 2023. 

  • Régia Chacon Pessoa de Lima, State University of Roraima

    Possui graduação em Química Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2002), graduação em Quimica Bacharelado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007), mestrado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005) e doutorado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2009). Tem experiência na área de Química, atuando principalmente nos seguintes temas: método Pechini, método do citrato precursor, zircônia, cerâmica magnética, ferritas, radiação eletromagnética, materiais magnéticos e materiais absorvedores de radiação eletromagnética (MARE) em alta frequência. Atualmente é professora doutora nível IV da Universidade Estadual de Roraima e coordenadora Institucional do Programa Residencia Pedagógica UERR. Foi coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciência da Universidade Estadual de Roraima de 2013 a 2016. Atuou como coordenadora do curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual de Roraima de setembro de 2016 até dezembro de 2020. É professora efetiva do Programa de pós-graduação em Ensino de Ciências da UERR, atuando nas linhas de pesquisa: Espaços não formais e a divulgação científica no Ensino de Ciências e Métodos pedagógicos e tecnologias digitais no Ensino de Ciências. 

References

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Published

2025-02-05

How to Cite

Teachers’ perception of Remote Teaching at the State University of Roraima-UERR in Covid-19 times. Boletim do Museu Integrado de Roraima (Online), Brasil, v. 16, n. 1, p. 32–43, 2025. DOI: 10.24979/bolmirr.v16i1.1387. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/bolmirr/article/view/1387. Acesso em: 5 feb. 2025.