UTILIZAÇÃO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS EM UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA FUNDAMENTADA NOS PRINCÍPIOS DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA PARA O ESTUDO DE FUNÇÕES INORGÂNICAS

Autores

  • Karol Sand dos Santos Nunes, Lima, Régia Chacon Pessoa de Lima

Palavras-chave:

Ensino de Química, Material Potencialmente Significativo, Crescimento Conceitua

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo analisar o aprendizado sobre propriedades e características das Funções Inorgânicas, após a aplicação de uma sequência didática, na qual foi integrada as Histórias em Quadrinhos (HQs) norteadas nos princípios da Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. Foi aplicada a 18 estudantes da 1ª série do Ensino Médio Integral, em uma escola da rede pública da cidade de Boa Vista, RR. A pesquisa de caráter qualitativo teve como instrumentos de coleta de dados, observações no ambiente escolar, questionário diagnóstico, avaliação complementar antes da construção das Histórias em Quadrinhos e diagnóstico final. Como resultados, o diagnóstico inicial mostrou que mais da metade dos participantes não possuíam subsunçores. A avaliação complementar mostrou evolução conceitual, contudo foi realizado um momento de debate para sistematização do conhecimento, diante da necessidade de interação e correção de conceitos químicos. As HQs foram construídas tendo como ponto de partida as reflexões das questões problemas da avaliação complementar. O diagnóstico final indicou evolução conceitual dos estudantes, sendo estes, indícios de aprendizagem significativa. Diante de uma análise comparativa dos resultados, por meios das pontuações alcançadas em cada atividade desenvolvida, observou-se a evolução e retenção dos conceitos sobre Funções Inorgânicas. Percebendo-se que houve mudança conceitual entre as avaliações desenvolvidas no decorrer da aplicação da sequência didática. Portanto, o processo permitiu tornar a linguagem da Química mais compreensível, uma vez apresentada de forma contextualizada, permitindo reconstruindo/construindo uma estrutura cognitiva mais organizada e uma aprendizagem com maior significado e durabilidade, o que representa indícios de aprendizagem significativa

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Arquivos adicionais

Publicado

27/12/2020

Edição

Seção

Ensino: seção especial do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências

Como Citar

UTILIZAÇÃO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS EM UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA FUNDAMENTADA NOS PRINCÍPIOS DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA PARA O ESTUDO DE FUNÇÕES INORGÂNICAS. Boletim do Museu Integrado de Roraima (Online), Brasil, v. 13, n. 01, p. 57–70, 2020. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/bolmirr/article/view/882. Acesso em: 4 dez. 2024.

Artigos Semelhantes

31-40 de 101

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.