CRESCIMENTO ECONÔMICO E CORRUPÇÃO NA CHINA: O ESTADO E O PARTIDO COMUNISTA CHINÊS
Economic growth and Corruption in china: the state and chinese Communist Party
DOI:
https://doi.org/10.24979/bolmirr.v13i01.878Palavras-chave:
Corrupção, China, PCC.Resumo
A corrupção está presente na China desde o período imperial, mas após as reformas da década de setenta, que elevou à China moderna a superpotência, a corrupção tem estado presente em todos os governos, tornando-se objeto de discussão. Quando Deng Xiaoping assumiu o cargo de presidente da China em 1978, iniciou um ousado programa de reformas da economia chinesa que levou o país a um rápido crescimento econômico, jamais visto em sua história, fazendo saltar sua produção econômica global de 0,5% para mais de 10% ao ano, projetando sua economia a se livrar do que levou ao colapso econômico ocorrido na ex-URSS. O resultado de uma política baseada no mercado fez a economia chinesa crescer extraordinariamente, impulsionando sua exportação em 13% ao ano, a terceira do mundo. Concomitante à expansão econômica, os casos de corrupção tornaram-se mais frequentes, exigindo medidas duras por parte do PCC, envolvendo mais de um milhão de pessoas.
Downloads

Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 FREITAS, R, MATEUS, S, SILVA, C. SILVA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam no Boletim do Museu Integrado de Roraima concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem ao Boletim do Museu Integrado de Roraima o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação no Boletim do Museu Integrado de Roraima.