DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES EM PLANILHA ELETRÔNICA PARA ENSINAR CONCEITOS DE PSICOLOGIA

Errata

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24979/ambiente.v13i3.899

Palavras-chave:

Ensino da Psicologia, Métodos de ensino, Aprendizagem, Estudo individualizado

Resumo

Esta errata se refere à seguinte publicação:

HENKLAIN , M. H. O. .; GARCIA, R.; MOURA, R. L.; NASCIMENTO, F. G. L. do; RAMOS , D. R. DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES EM PLANILHA ELETRÔNICA PARA ENSINAR CONCEITOS DE PSICOLOGIA. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento[S. l.], v. 13, n. 1, p. 48–68, 2020. DOI: 10.24979/355. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/355. Acesso em: 24 dez. 2020.

 O defeito está localizado na sobreposição das figuras 1 e 2, que estavam "cortadas", inviabilizando a compreensão das informações nelas contidas. Esta modificação não altera a interpretação dos resultados.

A equipe editorial lamenta o erro.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marcelo Henrique Oliveira Henklain, Universidade Federal de Roraima/UFRR

    Graduado em Psicologia e especialista em Gestão Contemporânea de Recursos Humanos pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Mestre e Doutor em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). No mestrado investigou procedimento para reduzir dificuldades na resolução de problemas de matemática e, no doutorado, trabalhou na adaptação de instrumento para avaliação formativa de professores do Ensino Superior. Gerenciou departamento de RH de empresa privada brasileira (2013-2015). Obteve o certificado de Microsoft Office Specialist Excel 2010. Graduando em Sistemas de Informação. Professor efetivo do curso de Ciência da Computação da Universidade Federal de Roraima (UFRR), colaborador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino (INCT-ECCE), colaborador do Programa de Pós-graduação em Educação da UFRR e participante de grupos de pesquisa na UEL. Desenvolve pesquisas sobre avaliação do desempenho profissional e acadêmico. ResearchGate: https://bit.ly/2NVYgav | LinkedIn: https://bit.ly/38qgbj2 | Site profissional: https://bit.ly/2C6jKyG

Referências

APORTA, A. P. Ensino de professores para ouso de Instruções por Tentativas Discretas para crianças com Transtorno do Espectro Autista. 2015. Dissertação de Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação Especial, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos-SP, 2015.

BASSETTO, V. H. Software ensino para capacitação em análise do comportamento: avaliação da eficiência entre duas versões. Dissertação de mestrado, Universidade Estadual de Londrina, Londrina-PR, 2015.

BOTOMÉ, S. P.; RIZZON, L. A. Medida de desempenho ou avaliação da aprendizagem em um processo de ensino: práticas usuais e possibilidades de renovação. Chronos, v. 30, n. 1, p. 7-34, 1997.

BRASILEIRO, T. S. A.; SOUZA, M. P. R. Psicologia, diretrizes curriculares e processos educativos na Amazônia: um estudo da formação de psicólogos. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, v. 14, n.1, p. 105-120, 2010.

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Cartilha sobre a avaliação psicológica. Brasília: CFP, 2013. Disponível em https://goo.gl/n1tUP3 Acessado em 01 de janeiro de 2020.

CORTEGOSO, A. L.; COSER, D. S. Elaboração de programas de ensino: Material autoinstrutivo. São Carlos: Edufscar, 2013.

FRIZZO, N. P. Infrações éticas, formação e exercício profissional em psicologia. Dissertação de Mestrado. 2004. Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Santa Catarina-Florianópolis, 2004.

GIL, A. C. Métodos e técnicas em pesquisa social. São Paulo: Atlas, 6º edição, 2011.

GUIMARÃES, R. P. Deixando o preconceito de lado e entendendo o behaviorismo radical. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 23, n. 3, p. 60-67, 2003.

GUSSO, H. L. Avaliação da eficiência de um procedimento de apresentação semanal de consequências informativas ao desempenho de alunos em nível superior. Tese de Doutorado. Universidade Federal de Santa Catarina – Florianópolis, 2013.

HAZBOUN, A; ALCHIERI, J. Justificativas e concepções de psicólogos que não utilizam avaliação psicológica. Avaliação Psicológica, v. 12, n. 3, p. 361-368, 2013.

HOLLAND, J. G.; SKINNER, B. F. A análise do Comportamento. São Paulo: ed. E.P.U, 1975.

KIENEN, N.; KUBO, O.; BOTOMÉ, S. P. Ensino programado e programação de condições para o desenvolvimento de comportamentos: alguns aspectos no desenvolvimento de um campo de atuação do psicólogo. Acta Comportamentalia. v. 21, n. 4, p. 481-494, 2013.

KOEN, B. V. Contingencies of Reinforcement to Maintain Student Progress Throughout a Web-Based PSI Course. 2nd International Conference on Information Technology Based Higher Education and Training. Kumamoto, Japão: Julho 4-6, 2001.

LISBOA, F. S.; BARBOSA, A. J. G. Formação em Psicologia no Brasil: Um Perfil dos Cursos de Graduação. Psicologia, Ciência e Profissão, v. 29, n. 4, p. 718-737, 2009.

LUCKESI, C. C. Filosofia da Educação. São Paulo: Cortez, 1994.

MARQUES, L. B.; GALVÃO, O. F. Desenvolvimento e avaliação de um sistema informatizado de instrução programada. Acta Comportamentalia, v. 18, n. 3, p. 347-360, 2010.

MENDES, L. S.; NAKANO, T. C.; SILVA, I. B.; SAMPAIO, M. H. L. Conceitos de avaliação psicológica: conhecimento de estudantes e profissionais. Psicologia: ciência e profissão, v. 33, n. 2, p. 428-445, 2013.

MOREIRA, M. B. “Em casa de ferreiro, espeto de pau”: o ensino de Análise Experimental do Comportamento. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, v. 6, n. 1, p. 73-80, 2004.

NORONHA, A. P. P.; BALDO, C. R.; ALMEIDA, M. C.; FREITAS, J. V., BARBINM, P. F.; COZOLI, J. Conhecimento de estudantes a respeito de conceitos de avaliação psicológica. Psicologia em Estudo, v. 9, n. 2, p. 263-269, 2004.

NORONHA, A. P. P.; CARVALHO, L. F.; MIGUEL, F. K.; SOUZA, M. S.; SANTOS, M. A. Sobre o Ensino de Avaliação Psicológica. Avaliação Psicologia, v. 9, n. 1, p. 139-146, 2010.

NUNES, M. F. O.; MUNIZ, M.; REPPOLD, C. T.; FAIAD, C.; BUENO, J. M. H.; NORONHA, A. P. P. Diretrizes para o ensino de avaliação psicológica. Avaliação Psicológica, v. 11, n. 2, p. 309-316, 2012.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. OMS. Folha informativa - Transtornos do espectro autista, 2017.

PERKOSKI, I. R.; GRIS, G.; BENEVIDES, R. R.; SOUZA, S. R. DE. Desenvolvimento de jogos educativos com base analítico-comportamental: O procedimento de design interativo. In: In J. C. Luzia, G. B. Filgueiras, A. E. Gallo, & J. Gamba (Orgs.). Psicologia e Análise do Comportamento: Saúde educação e processos básicos (p. 48-56) Londrina: Eduel, 2016.

SANCHO, J. M.; HERNÁNDEZ, F. Tecnologia de informação e comunicação no processo educacional TIC no processo educacional. Revisa Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), v. 11, n. 2, p. 403-411, 2007.

SKINNER, B. F. (1972). Tecnologia do ensino (R. Azzi, Trad.). São Paulo: Herder e Edusp. (Trabalho original publicado em 1968).

TODOROV, J. C.; MOREIRA, M. B.; MARTONE, R. C. Sistema Personalizado de Ensino, Educação à Distância e Aprendizagem Centrada no Aluno. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 25, n. 3, p. 289-296, 2009.

VELASCO, S. M.; GARCIA-MIJARES, M.; TOMANARI, G. Y. Fundamentos metodológicos da Pesquisa em Análise Experimental do Comportamento. Psicologia em Pesquisa, v. 4, n. 2, p. 150-155, 2010.

Downloads

Publicado

14/01/2021

Como Citar

DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES EM PLANILHA ELETRÔNICA PARA ENSINAR CONCEITOS DE PSICOLOGIA: Errata. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 48–68, 2021. DOI: 10.24979/ambiente.v13i3.899. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/899. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

11-20 de 352

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)