Tipos de coberturas de solo no cultivo de alface (Lactuca sativa L.) sob as condições climáticas de Boa Vista, Roraima
DOI:
https://doi.org/10.24979/bolmirr.v8i02.767Palavras-chave:
Casca de arroz; altas temperaturas; ambiente protegidoResumo
Tipos de coberturas de solo no cultivo de alface (Lactuca sativa L.) sob as condições climáticas de Boa Vista, Roraima. Fatores climáticos como altas temperaturas, fotoperíodo longo e alta intensidade luminosa podem afetar negativamente o cultivo de alface. Esses agentes meteorológicos são característicos de Boa Vista, município que produz grande parte da alface consumida na capital roraimense. Várias práticas culturais vêm sendo usadas visando minimizar a ação desses fatores, entre elas, o uso de coberturas de solo. Com o objetivo de avaliar o efeito de coberturas de solo no cultivo de duas variedades de alface em Boa Vista, foram usados cinco tipos de coberturas: plástico preto, capim seco (Trachypogon spicatus (L. f.) Kuntze), casca de arroz, pó de serragem e sem cobertura. Dentre essas coberturas, a casca de arroz e o pó de serragem apresentaram os melhores resultados em todas as características produtivas da cultura, podendo estas serem usadas como coberturas de solo no cultivo das cultivares de alface “Verônica” e “Grandes Lagos”, em Boa Vista .
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam no Boletim do Museu Integrado de Roraima concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem ao Boletim do Museu Integrado de Roraima o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação no Boletim do Museu Integrado de Roraima.