Caranguejos e Camarões (Crustacea: Decapoda) do Igarapé do Perdido, Apiaú, Mucajaí, Roraima
DOI:
https://doi.org/10.24979/bolmirr.v7i01.747Keywords:
Brachyura, Palaemonidae, TrichodactylidaeAbstract
O presente trabalho teve por objetivo verificar a diversidade e abundância dos crustáceos decápodas presentes no igarapé do Perdido, localizado na região do Apiaú, município de Mucajaí, estado de Roraima. As coletas foram realizadas em agosto e setembro de 2009, e nos meses de março e agosto de 2010, sendo coletados 248 caranguejos e camarões durante o período amostral. A família Palaemonidae foi representada por seis espécies do gênero Macrobrachium e a família Trichodactylidae por duas espécies pertencentes aos gêneros Sylviocarcinus e Valdivia. O gênero Macrobrachium foi dominante contribuindo com 94% do total dos indivíduos coletados.As espécies M. brasiliense, M. inpa e V. serrata são registradas pela primeira vez para o estado de Roraima.
Downloads
Additional Files
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam no Boletim do Museu Integrado de Roraima concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem ao Boletim do Museu Integrado de Roraima o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação no Boletim do Museu Integrado de Roraima.