Uso e Cobertura da Terra e a Análise Integrada da Paisagem para o Município de Santana do Maranhão (MA), Nordeste do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.24979/makunaima.vi.1538Palavras-chave:
Paisagem, geografia, geossistemasResumo
A evolução do pensamento geográfico, partindo da investigação dos fenômenos que envolvem tanto a natureza quanto o homem. Destaca-se que essa investigação é viabilizada pela evolução científica, permitindo à geografia uma compreensão mais profundada das transformações ocorridas na sociedade e na natureza, influenciadas pela ação de diversos agentes sociais. A percepção dessas transformações, por sua vez, gera novas perspectivas, especialmente com os avanços dos fluxos socioeconômicos, que ultrapassam as necessidades da produção em larga escala para atender às demandas do mercado. O objetivo do trabalho é analisar os processos dinâmicos e a inter- relação entre os elementos naturais e sociais, formando o que se denomina "geossistemas" no município de Santana do Maranhão. Para alcançar esse objetivo, foram realizadas revisões bibliográficas, seguidas de trabalhos de campo que empregaram tecnologias como drones e câmeras fotográficas, e posteriormente foi realizada uma análise do projeto MapBiomas. Os resultados indicam que as paisagens naturais têm sido impactadas pela interferência das atividades agrícolas, pecuárias e pela produção de carvão mineral.
Downloads
Referências
AB’SABER, A. N. Os domínios de natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas. 4. Ed. São Paulo: Ateliê Editorial, 2007.
BARATA, S. T. Paisagem e geografia. Finisterra, v. 36, n. 72, p. 37-53, 2001.
BERTRAND, G. Paisagem e Geografia Física Global: Esboço Metodológico. Cadernos de Ciências da Terra do Instituto de Geografia da USP, São Paulo, n. 13, 1972.
CHRISTOFOLETTI, A. Modelagem de sistemas ambientais. São Paulo: Blucher, 1999. cap. 3. p. 35-50.
CONTI, J. B. Geografia e paisagem. Ciência e Natura, v. 36, n. 3, p. 239- 245, 2014.
GUERRA, A. T. Dicionário geológico-geomorfológico. 7a ed. – Rio de Janeiro: IBGE. 1987. 446p.
PASSOS, M. M. Biogeografia e paisagem. 2. ed. Maringá, 2003.
PASSOS, M. M. A Raia Divisória: geossistema, paisagem e eco-história. v. 1. Maringá: Eduem, 2006.
QUARESMA, M. N.; DILVA, C. N. Análise integrada da paisagem pela perspectiva conceitual da paisagem de exceção: uma revisão sistêmica da literatura. Revista Brasileira de Geografia Física, v. 15, n. 6, p. 2878-2902.
ROSOLÉM, P.; ARCHELA, R. GEOSSISTEMA, TERRITÓRIO E PAISAGEM COMO MÉTODO DE ANÁLISE GEOGRÁFICA / Nathália Prado Rosolém & Rosely Sampaio Archela. VI Seminário Latino-Americano de Geografia Física - II Seminário Ibero-Americano de Geografia Física: Universidade de Coimbra, 2010.
REIS, C. S.; CONCEIÇÃO, G. M. Aspectos Florísticos de um Fragmento de Vegetação, localizado no Município de Caxias, Maranhão, Brasil. Scientia Plena, v. 6, n. 2, 2010.
RODRIGUES, C. A Teoria Geossistêmica e sua contribuição aos estudos geográficos e ambientais. Revista do Departamento de Geografia, v. 14, p. 69-77, 2011.
RODRIGUEZ, J. M. M.; SILVA, E. V.; CAVALCANTI, A. P. B. Geoecologia das paisagens [livro eletrônico]: uma visão geossistêmica da análise ambiental. 6. Ed. Fortaleza: Imprensa Universitária, 2022.
SANTOS, L.; GIRÃO, C. A. Teoria geossistêmica na pesquisa geomorfológica: uma abordagem teórico-conceitual. Revista Geográfica De América Central, v. 2, n. 55, p. 49-65, 2015.
SANTOS, M. METAMORFOSES DO ESPAÇO HABITADO, fundamentos Teórico e metodológico da geografia. Hucitec. São Paulo, 1988.
SANTOS, M. A URBANIZAÇÃO BRASILEIRA. HUCITEC. São Paulo, 1993.
SANTOS, M. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção. 4. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006.
SUERTEGARAY, D. M. A. Espaço geográfico uno e múltiplo. Revista Geocrítica. Madrid. 1999.
SUERTEGARAY, D. M. A. Geografia Física e Geomorfologia: um a releitura. Porto Alegre: Compasso Lugar Cultura, 2018.
SUERTEGARAY, D. M. A. Geografia física e geomorfologia: uma releitura. Porto Alegre: Compasso Lugar Cultura, 2018.
TRICART, J. Ecodinâmica. Rio de Janeiro: Fundação IBGE, 1977.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Todo o conteúdo desta revista está protegido pela Lei de Direitos Autorais (9.610/98). A reprodução parcial ou completa de artigos, fotografias ou artes no geral contidas nas publicões deve ser creditada ao autor em questão. A Revista Eletrônica Casa de Makunaima é distribuída sob a licença Creative Commons – Atribuição – uso comercial – compartilhamento pela mesma licença (BY). Há permissão de uso e a criação de obras derivadas do material, contanto que haja atribuição de créditos (BY). As publicaçãos são distribuídas gratuitamente no site oficial: https://periodicos.uerr.edu.br/makunaima.