PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS PRESTADORES DE SERVIÇOS TURÍSTICOS DO MONTE RORAIMA, EXTREMO NORTE DO BRASIL

ATITUDES E VALORES AMBIENTAIS

Autores

  • Adão Ferreira de Albuquerque Filho Universidade Federal de Roraima/UFRR
  • Georgia Patrícia da Silva Ferko Universidade Federal de Roraima/UFRR

DOI:

https://doi.org/10.24979/v5i2.1340

Palavras-chave:

Ecoturismo, Guias de turismo, Impactos do turismo

Resumo

Uma das dificuldades para a proteção dos ambientes naturais está na existência de diferenças nas percepções dos valores e da importância dos mesmos entre os indivíduos. Sabendo-se, então, da importância da percepção ambiental na tomada de decisões, este trabalho teve como objetivo analisar a percepção ambiental dos prestadores de serviços turísticos que atuam no Monte Roraima. A metodologia foi de natureza exploratória e descritiva, com abordagem quantitativa, na modalidade de estudo de caso. Para avaliar a percepção foram aplicados questionários semiestruturados como técnica de coleta de dados, seguida da análise utilizando os itens da escala de valores onde foram trabalhadas três dimensões básicas: 1. dimensão “antropocêntrica”; 2. dimensão “indiferença ou apatia”; e 3. dimensão “ecocêntrica”. Foram entrevistados 36 prestadores de serviços turísticos, sendo 28 guias e 8 donos de empresas de turismo. Os prestadores de serviços turísticos participantes possuem dois tipos de perfis. Enquanto os empresários manifestaram um sentimento de indiferença às questões ambientais, os guias assumiram um perfil ecocêntrico. Por fim, foi possível observar um potencial sustentável das atividades existentes, onde os participantes perceberam os impactos positivos da atividade turística, verificando indicadores insustentáveis. Além disso, a partir da percepção dos prestadores de serviços turísticos houve o fornecimento de informações que podem auxiliar na gestão do turismo no Monte Roraima.

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Biografia do Autor

  • Georgia Patrícia da Silva Ferko, Universidade Federal de Roraima/UFRR

    É Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Maranhão (2010); graduada em Administração de Empresas, com o seu Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (2004). Atualmente é professora Associada da Universidade Federal de Roraima. Tutora do Programa de Educação Tutorial (PET). Membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais (PRONAT), Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PROCISA), e coordena o mestrado em rede de Propriedade Intelectual e à Transferência de Tecnologia e à Inovação Tecnológica, todos da Universidade Federal de Roraima, Brasil. É Chefe de Departamento do Curso de Administração. Atua na área de liderança, conflitos e desenvolvimento de pessoas. Pesquisadora do GEITEC / UNIR / CNPq, Brasil. Atua em pesquisa sobre: patrimônio cultural, turismo, empreendedorismo, liderança e políticas públicas. É consultora organizacional no âmbito da administração pública e privada.

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Publicado

21/02/2024

Edição

Seção

Ciências Socialmente Aplicadas

Como Citar

PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS PRESTADORES DE SERVIÇOS TURÍSTICOS DO MONTE RORAIMA, EXTREMO NORTE DO BRASIL: ATITUDES E VALORES AMBIENTAIS. (2024). Revista Eletrônica Casa De Makunaima, 5(2), 149-166. https://doi.org/10.24979/v5i2.1340