PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS PRESTADORES DE SERVIÇOS TURÍSTICOS DO MONTE RORAIMA, EXTREMO NORTE DO BRASIL
ATITUDES E VALORES AMBIENTAIS
DOI:
https://doi.org/10.24979/v5i2.1340Palavras-chave:
Ecoturismo, Guias de turismo, Impactos do turismoResumo
Uma das dificuldades para a proteção dos ambientes naturais está na existência de diferenças nas percepções dos valores e da importância dos mesmos entre os indivíduos. Sabendo-se, então, da importância da percepção ambiental na tomada de decisões, este trabalho teve como objetivo analisar a percepção ambiental dos prestadores de serviços turísticos que atuam no Monte Roraima. A metodologia foi de natureza exploratória e descritiva, com abordagem quantitativa, na modalidade de estudo de caso. Para avaliar a percepção foram aplicados questionários semiestruturados como técnica de coleta de dados, seguida da análise utilizando os itens da escala de valores onde foram trabalhadas três dimensões básicas: 1. dimensão “antropocêntrica”; 2. dimensão “indiferença ou apatia”; e 3. dimensão “ecocêntrica”. Foram entrevistados 36 prestadores de serviços turísticos, sendo 28 guias e 8 donos de empresas de turismo. Os prestadores de serviços turísticos participantes possuem dois tipos de perfis. Enquanto os empresários manifestaram um sentimento de indiferença às questões ambientais, os guias assumiram um perfil ecocêntrico. Por fim, foi possível observar um potencial sustentável das atividades existentes, onde os participantes perceberam os impactos positivos da atividade turística, verificando indicadores insustentáveis. Além disso, a partir da percepção dos prestadores de serviços turísticos houve o fornecimento de informações que podem auxiliar na gestão do turismo no Monte Roraima.
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