CLASSE HOSPITALAR: COMPREENDENDO O ATENDIMENTO PEDAGÓGICO EM SUAS PARTICULARIDADES
Keywords:
Classe Hospitalar, Currículo escolar, Pedagogia Hospitalar, EducaçãoAbstract
A classe hospitalar é uma modalidade de acompanhamento pedagógico que tem como campo de atuação o ambiente hospitalar, tendo como foco o acompanhamento escolar de crianças e adolescentes, em idade escolar, que estejam afastadas da escola regular por conta de tratamento de saúde contínuo. Apesar das diretrizes legais para a implantação e manutenção do atendimento pedagógico em ambiente hospitalar existirem legalmente há mais de 30 anos, observa-se ainda um vasto campo de dúvidas a respeito de suas especificidades. Este trabalho apresenta um panorama sobre o tema, discutindo seus aspectos históricos e operacionais, ressaltando o caráter de humanização presente na Classe Hospitalar e a necessidade de construção curricular para a realidade das Classe Hospitalares no Brasil. A conclusão geral do estudo revelou a necessidade de maior atenção à modalidade da classe hospitalar por parte dos órgãos públicos que estão envolvidos na causa da saúde e educação do Brasil e da formação do profissional de pedagogia.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Karine de Alcântara Figueiredo, Tania Valente
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam no Boletim do Museu Integrado de Roraima concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem ao Boletim do Museu Integrado de Roraima o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação no Boletim do Museu Integrado de Roraima.