TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA SOBRE BACTÉRIAS ENVOLVENDO UMA VISITA ASSISTIDA A ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO
Keywords:
Transposição didática, Tratamento de esgoto, Bactérias, Espaço não formal educativo.Abstract
Este artigo resulta de uma pesquisa realizada durante o Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Universidade Estadual de Roraima (UERR), e teve como objetivo analisar a contribuição de uma sequência didática envolvendo uma visita guiada a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), para transposição didática do conteúdo bactérias e o tratamento de esgoto. A metodologia consistiu de uma pesquisa do tipo qualitativa, e a coleta de dados foi realizada por meio de aplicação de questionário e a elaboração de mapas conceituais que foram aplicados antes e depois da transposição didática a 15 estudantes do segundo ano do ensino médio de uma escola pública do município de Boa Vista - RR. Os resultados mostraram que a metodologia abordada por meio da transposição didática, contribuiu significativamente para a aprendizagem dos estudantes sobre conceitos relacionados a bactérias e o tratamento de esgoto.
Downloads
Additional Files
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 ALVES, D. et al.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam no Boletim do Museu Integrado de Roraima concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem ao Boletim do Museu Integrado de Roraima o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação no Boletim do Museu Integrado de Roraima.