O CENTRO DE TRIAGEM DE ANIMAIS SILVESTRES/RR E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA DOS ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Palavras-chave:
: Espaço não Formal - Ensino de Ciências - Tráfico de animais silvestres - Amazônia – ConservaçãoResumo
Fundamentando-se no princípio contribuidor dos espaços não formais para o Ensino de Ciências e a necessidade da abordagem de temáticas que evidenciem a importância da conservação e preservação da fauna silvestre desde os anos iniciais do Ensino Fundamental visando a Alfabetização Científica dos alunos, o objetivo do presente trabalho foi analisar de que forma o Centro de Triagem de Animais Silvestres – Cetas contribui para a Alfabetização Científica dos alunos do 5º ano do ensino fundamental de uma escola pública municipal de Boa Vista. A pesquisa configura-se com uma abordagem qualitativa, do tipo descritiva e interpretativa, com uso de técnicas bibliográficas, estruturada nos Três Momentos Pedagógicos de Delizoicov, Angotti & Pernambuco (2011). A pesquisa foi realizada com 24 alunos, por meio de aplicação de uma sequência didática sobre o tráfico de animais silvestres em dois espaços, o escolar e o espaço não formais Cetas/RR vinculado ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Como instrumento de coleta de dados foi utilizado questionário pré e pós-teste contendo cinco perguntas abertas para posterior análise a partir dos indicadores de Alfabetização Científica de Sasseron & Carvalho. Os dados apresentam que o espaço não formal Cetas contribuiu na aprendizagem do conceito de tráfico de animais silvestres, na diferença entre animais domésticos e selvagens e sobre a importância de atitudes de cuidado e respeito com a biodiversidade silvestre.
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